Conexão L/R Venue SC48 + Opinião mixers

Anselmo

New Member
Boa noite caros!

Gostaria de tirar uma dúvida: a conexão L/R ou L/C/R na Venue SC48 é igual a da M7CL ou LS9? Ou seja é endereçada para qualquer saída Omni? Não consegui identificar nenhuma indicação, como nos mixers da Yamaha (15 - L e 16 - R)...
Aproveitando, qual a opinião dos colegas sobre estes quatro mixers, levando em consideração facilidade de uso, portabilidade, interface para gravação e custo benefício?
- Soundcraft Si1
- Digidesign Venue SC48
- Yamaha M7CL
- Yamaha LS9

Um abraço e obrigado desde já!

Anselmo
 
Olá Tiago!

Primeiramente obrigado por me receber novamente no fórum (hehe!) e por ter tirado minha dúvida. :)

Com relação a Si ela expande mais 16 canais de input e totaliza 24 auxiliares via protocolo MADI. No workshop da Si, foi demonstrado que ela também faz patch. E no tocante a inferioridade, você se refere a que? Prés, recursos, operação...

Entre a CL e a SC48, custo benefício fica com a CL não é?

Obrigado e até mais!

Anselmo
 
Srs,

Vc´s nem consideraram a M-400 da Roland (ou mesmo a M-380)?

Tiago,

Pelo seu conhecimento, a M-400 seria concorrente direta de que mesa? Superior a quais e inferior a quais outras?

Quais as características mais importantes ou essenciais para se definir se uma mesa é superior a outra? Eu sei que vai depender da aplicação, mas os princípios básicos que devem nortear essa qualificação?

Abraços,
 
Obrigado Tiago,

Essa foi uma resposta digna do ***********.net (tinha até me espantado com a resposta anterior tão curta :wink: )

Você falou em Aux e Matrix. Eu sempre tive essa dúvida, qual a diferença de uma Aux para uma Matrix?
Em que situações práticas nós usariamos as Matrix?

Eu as tenho na M-400 da igreja mas nem sei pra que servem nem quando ou como utilizá-las. :oops: :roll:

Abraços
 
Tiago falou em enviar o sinal do estéreo para os auxiliares dos músicos através de um canal matrix. É possível disse:
É a estrada, quando rola um sinal de net tento responder o que da.

---

Não recordo se a M-400 tem Matrix, acho que não, conferi por alto aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://roland.com.br/roland/produtos/420/details">http://roland.com.br/roland/produtos/420/details</a><!-- m --> e não vi algo sobre. Mas vamos considerar que tenha, então você está com seu evento rolando e então aparece um pedido de sinal de audio para o pessoal do vídeo e outro pro pessoal da gravação e outro pro pessoal da rádio. Complicado seria ter que mixar tudo novamente por auxiliar e ainda perder 3 saídas para este pessoal.

Ah eu poderia enviar colocar todos os auxiliares desta via em pos e enviar para todos em um só auxiliar. Sim pode, mas vamos que o pessoal do video peça pra diminuir o volume pois está saturando, já o da rádio quer um pouco mais e o da gravação falou pra ficar como está, então iria precisar de 3 saída.

Mas está com todos auxiliares ocupados com os retornos dos músicos e efeitos. Aí que entra o Matrix. Voce faz a função de enviar o audio do STEREO para este o Matrix, com volume, equalização, fase e delay independentes. Assim não precisa nem usar adaptador na saída do estereo (y) e nem auxiliar.

Outra função é poder enviar o mix do estereo para um matrix e voltar este matrix para um auxiliar. Vamos ao exemplo do cantor, se voce usa somente uma mesa pra fazer o pa e fone, pode pegar uma volta do pa pra o matrix, do matrix enviar para a via de auxiliar do cantor, se acaso precisar colocar mais algum instrumento, é só enviar no canal do instrumento direto no auxiliar. Isto ajuda na questão do cantor saber tudo que ta rolando no pa como efeito e tudo mais, sem ter que abrir canal a canal no auxiliar.

Outro ponto, voce usa um pa em estereo, mas naquele evento quer colocar uma caixa de som em uma outra parte da igreja, pra não usar adaptador, liga esta caixa em uma saida de matrix e endereça o pa pra esta saída.

Um exemplo no software da yamaha de matrix:
9542def1ecc9b15ce1b9878d59b5a91d.jpg


Normalmente um matrix só é enderecado por canais de saída, já a M7CL tem a opção de matrix por canal de entrada, assim voce pode transformar eles em auxiliar também:
45c93901ede3d0eda4ce42bc3b9cb146.jpg


---

Dica: este processo de matrix, assim como subgrupo em mesa digital, pode ser usado até como processador, digamos que seu processador queime e não tenha um na hora pra substituir, seu pa 8 vias:

Enderece o estereo para os 8 matrix, configure cada um como via de processador, faça os cortes, ajuste delay, ajuste fase, ajuste ganho e limite/comprima, pronto, já da pra continuar o evento até o outro dia quando vai substituir o processador. No caso da 01v, 02r, dm1000 e dm2000, coloque todos os canais em uso endereçados para os subgrupos (1-8), cada um como via de processador, faça os cortes, ajuste delay, ajuste ganho e limite/comprima. Agora para todo este processo vai precisa de 8 porta de saída, use a expansão.

Eu prometi uns videos a um tempo atras e não consegui o local, enquanto isso vou fazendo o script de tudo em papel, quando conseguir realmente filmar, vai ter mais de 3 horas de material com varias dicas. Esta por exemplo foi dado ideia em uma 5D pelo Aldo Linares <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.paginadosom.com.br">www.paginadosom.com.br</a><!-- w --> em videos. Se na 5D dá por que não tentar nas outras.
 
Back
Topo