''Construindo caixas !''

uma pergunta pode ser besta mais lá vai..

O uso de Tela de aço a frente dos drives não afeta o Timbre da caixa?
 
Olá Dener.

Seria bom vc pensar em transdutores (falante e driver) com neodimio, para diminuir o peso, já que o intuito é fazer uma caixa que será transportada para vários locais. A Nenis tmb tem gabinetes em plástico, que podem ser de grande valia em casos como esse. Lógico que o preço dos produtos em questão pode encarecer um projeto hand made, haja visto que o principal atrativo é a economia em projetos assim. Bem, são apenas sugestões.

Abraço.
 
Willian, eu escolhi esse modelo pois gostei muito dos falantes da Linha ESX da Snake, na verdade, principalmente do 410 mas esse não tinha o projeto disponivel no site da Snake, entrei em contato com o SAC e eles me informaram que os mesmo projetos do 310 podem ser feitos com o 410....

Dai resolvi fazer essa caixa com o 310 mesmo e se ficar bom irei trocar pelo 410 e ver com qual fica melhor, dai com os falantes que restarem monto duas caixas de monitor...

E posteriormente um projeto de grave com falantes de 15" da Oversound com o KSPA 15, um projeto Band Pass 6ordem muito interessante... e relativamente simples...

mais isso tudo vou fazer aos poucos (hobby inicialmente) comprando um componente de cada vez (conforme po$$ivel :D )
 
Deluna disse:
deneripr disse:
uma pergunta pode ser besta mais lá vai..

O uso de Tela de aço a frente dos drives não afeta o Timbre da caixa?
Claro que sim!
Dá pra reparar a diferença?
Não.

Nao 'e tao facil,nao.
Ja MEDIU a diferenca? :shock:
Chega a ser um grito!As telas compradas por ai sem saber de que esta precisando REALMENTE frequentemente acabam com o projeto inteiro.Ha uma grande diferenca entre telas 0.6 e 0.5!Ha uma grande diferenca entre telas com furo circular e hexagonal.Ha uma diferenca enorme .So 3 componentas principais :
- HF e MHF - resistencia acustica (e refracao) geradas pela indice de "transparencia "(relacao entre o tamano de buraco e da distancia entre eles);
- MF e LMF - efeito "campainha" devido a falta de rigidez da construcao em geral (tambem depende da da fixacao da tela)
- LF - uma simples( :wink: ) vibracao de toda a grade (depende da da fixacao da tela)
Resumo : coloracao de timre 'e audivel e as resonancias sao visiveis LITERAMENTE dependendo da escolha certa (ou errada) da tela!

Abcrs,
andry110
 
o andry deve ser marceneiro e gostar muito do que faz..

nós gostamos de som e não temos, pelo menos eu, tanta habilidade para trabalhar com madeira.

é certo que tentamos fazer o melhor, assim como o amigo que construiu a caixa, mas nem sempre teremos a perfeição de um profissional.

sem contar com os equipamentos necessários para efetuar o fresamento e outros truques da marcenaria.

eu já construi muita caixa de som para carros, caixas de sub especificamente. vários tipos de construção já fiz, push pull. pull pull, band pass, etc, em nenhuma delas usei esses tipos de artimanhas da marcenaria por não ter equipamentos necessários.

agora uma coisa eu te digo, mesmo usando parafusos, colas de madeira normal e boa vontade, nenhuma caixa minha quebrou ou desmontou ou sequer vazou ar por algum lugar....

esqueci, nunca testei joga-las de um trem em movimento, até porque nunca construi nenhum para usar em trems....hehehe...
 
É vagner, somos dois,

Só não posso dizer que construí muitas por que seria mentira, montei no maximo umas 6, algumas com mdf 15mm outras 18 e reforço 20mm.

Todas com parafusos, cola, e vedante interno nas bordas entre uma parede e outra para evitar o vazamento possível de ar.

Nunca tive problemas, também nunca tentei jogar uma delas no chão uhahuau, já deixei um cair da altura da caçamba de uma s10, na realidade pouco menos, não acontece muito, apenas riscando a tinta bate pedra, em fisico não deu nada.

Eu só me dou esse luxo de construir, pois gosto, não que irei fazer profissionalmente, e sim por que gosto mesmo, e claro se tivesse dinheiro sobrando compraria mais do que faria hehe.

Mas em geral pouco de paciencia sempre sai um trabalho bem legal.

O meu ultimo que fiz agora, foi uma própria caixa de falante de 15 que fiz para trabalhar com o meu amplificador caseiro, ficou com pouco de vazamento no inicio, mas isso só até por alguns parafusos a mais, e pinta-la.

Bem mas é isso, se você tem chance não faça, compre, só faça se gostar mesmo, e se prepare para gastar algumas madeirinhas a mais, pois quem não tem equipamento profissional, costuma fazer alguns errinhos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
lucasoliveira disse:
É vagner, somos dois,

Creio que sao em numero bem maior :).A idea nao 'e nova : um parafuso pregado 'e melhor que um prego parafusado! :mrgreen: :mrgreen:

lucasoliveira disse:
O meu ultimo que fiz agora, foi uma própria caixa de falante de 15 que fiz para trabalhar com o meu amplificador caseiro, ficou com pouco de vazamento no inicio, mas isso só até por alguns parafusos a mais, e pinta-la.

Normalmente 'e isso mesmo...
Voce pode construir um gabinete tecnologicamente falando "avulso" e nao se preocupar com monte de coisas envolvidas .Ja na forma INDUSTRIAL 'e um luxo de ter "alguns parafusos a mais" pois tem que multiplicar cada parafuso aplicado pelo custo dele , custo de mao de obra , custo de acrescimo no tempo de fabricacao de cada unidade , etc.
Num sub de 18" voce TEM que usar parafuso a cada 4-6" de medida linear do caixao.Por tanto um sub 2 de 18" vai conter um KILO (ou mais) de parafusos.Com um trabalho de pre-furar ou usar os caros "parafusos conves" inves de deck.
E mesmo com tudo isso ainda tera que enfrentar o maior medo de projetista de sub - vibracao - e nao 'e o fato que com empilhamento de 8-16 subs (e com diferencas entre proprias resonancias dos gabinetes criando uma baita BATIDA de infrasom) vai ganhar essa...
Ja viram as imagens feitas com camera stroboscopica de um sub em acao?E ainda com maquina de fumaca funcionando deixando ver cada suspiro , cada movimento do ara e os espasmos de um gabinete no limite da sua resistencia?Eu vi.'E bonito e assustador.Comeca a respeitar aquela "monte de compencado" caso bem feita .
Agora ,se o negocio 'e fazer coisa simples - porque nao?Seguindo certas regras podemos fazer COM ou SEM parafusos.Afinal colas modernas e compencados atuais permitem um certo relaxo...
Caso contrario :
lucasoliveira disse:
se você tem chance não faça, compre, só faça se gostar mesmo

Assino em baixo , amigo Lucas !!
Abrcs,
andry110

Agora
 
Amigo Luiz, o que você pediu é algo que é discutido muito em qualquer forum.

Cada falante tem seus parametros, e sempre ideal se calcular em cima dele, então não tem como te fornece um projeto,

Faça uma caixa (bem reforçada) na litragem de seu falante.

Andry,

Com certeza, a fabricação profissional, exige muitos custos para se poder tem um produto profissional e que seja pau para toda obra (depende da marca :mrgreen: )

Eu só me meti nessa, uma pelo fato de eu ter crescido junto com meu primo que sempre brincou com som profissional, então cresci nesse meio, então fiquei sempre no meio entre caixas, e equipamentos etc,

Acabei pegando gosto pela coisa, principalmente na parte da fabricação, não vão ficar a nivel profissional é claro, mas da para faze boas festas hehe.

Abraço
 
luiz nogueira disse:
Alô amigo Hélio, por acaso vc tem algum projeto de caixa SUB 800 Watts?
Se mais alguém tiver, por favor me mande.
Um abraço.

Bom,eu não tenho e nem conheço essa caixa...kkkkk :lol:
 
Ullmann disse:
He he .........
Se for o que estou pensando o processo do nosso amigo deve envolver cavilhas, encaixes e muita cola.
Do meu ponto de vista numa visão mais INDUSTRIALIZADA, o parafuso nesse tipo de aplicação é um item caro e de aplicação demorada. Em escala industrial seriam usados GRAMPOS ou PINOS METALICOS, este muito semelhantes a pregos.
Qto aos encaixes e cavilhas, sem um CNC ou TUPIA COPIADORA (fresadora) o cara tem que ser muito muito muito habilidoso, e vai ser um processo muito demorado, mas o resultado final é fenomenal. 8)

Mas agora olhando pelo ponto de vista de um DIYer, apenas acho que deveriam haver mais reforços internos. De minha parte o unico porem mesmo é o falante ! tah bom eu sei .. era o que dava pra comprar ... kkkk

Quanto a bichos curiosos que gostam de lugares estranhos, vejam isso :

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z6LdouiW9JI[/youtube]

Abs

Podiam ter ligado a caixa com o bicho lá!
 
Back
Topo