Conversa/Seminário sobre Som (Ministério, responsabilidades)

Graça e Paz a todos,

Bom, meu nome é Rafael e eu tenho acrescentado muito ao (pouco) conhecimento que já possuía sobre som aqui no SaV. Sou operador de áudio na igreja onde congrego (Igreja Batista Memorial em Silva Jardim, interior do Rio de Janeiro) já há um tempo e, graças a Deus, estamos em um mover onde o nosso coração têm desejado oferecer o que temos de melhor para Ele. Agradeço a Deus por ter nos colocado debaixo do direcionamento de nosso pastor, um homem comprometido com a obra e desejoso, também, de fazer o melhor.

Como uma cidade do interior, as pessoas que frequentam nossa igreja são simples e ela mesma não é muito grande (aproximadamente uns 200 membros), mas desde uns 2 anos para cá, meu coração tem ardido com a vontade de melhorar o que temos no som. Algumas coisas a igreja tem comprado (como 4 caixas Antera TS500AX Ativas, para fly e retorno de palco) e outras, eu mesmo tenho contribuído (2 mic's AT Mb1K, conforme orientação daqui, :wink: entre outras coisas), mas, primeiramente, mais que uma aparelhagem espetacular, creio que Deus tem colocado em meu coração um desejo de mostrar que, ao estarmos operando o som (e multimídia), estamos, na realidade, ministrando a Deus.

Nosso ministério de louvor, todos os domingos, tem um período antes do culto à noite, para se reunir e estudar a palavra. Em conversa com o pastor, achamos por bem (eu, ele e o líder do ministério) em fazermos desse período, por quatro semanas, um mini seminário sobre sonorização para todos do ministério, sejam eles operadores de áudio e multimídia, cantores e instrumentistas.

O meu desejo é começar mostrando a importância que o som tem para o culto, mostrando a parte espiritual da coisa, a responsabilidade que temos ao estar diante de uma mesa de som e incutir neles a ideia de que se trata de algo tão (ou mais) importante que tocar/cantar; de que somos dependentes um do outro para que tudo corra bem; de que temos que sempre estudar, sempre desejar melhorar (pois, para Deus, tem que ser sempre o melhor)... pois, "quanto mais estudo, percebo que menos eu sei".

Depois, pretenderia mostrar coisas práticas, mas nada muito profundo (em conceitos) para cada parte do ministério, tipo: como segurar microfones, modo de utilização e posicionamento dos mesmos, posicionamento diante dos retornos, cuidados com cabos, etc. para os cantores; posicionamento e volume de cubos, zelo com os cabos, uso dos Direct Boxes, etc. para os instrumentistas; sobre gravação, para o pessoal do multimídia.

Bom, a questão é: eu estou para começar a montar uma "apostila" com isso e repassar a todos (nada grande, se tiver 10 páginas será muito) e tenho farto material aqui no SaV. Gostaria de saber se já fizeram algo parecido em suas igrejas e como procederam; se existiram melhoras após; e se julgam interessante ter mais algum tópico, como podem ser a ordem das coisas...

Agradeço muito a ajuda!

Ah, querendo, podem visitar o site de nossa igreja - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ibmemorialsj.com.br/">http://www.ibmemorialsj.com.br/</a><!-- m -->
 
Re: Conversa/Seminário sobre Som (Ministério, responsabilida

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3">http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3</a><!-- m -->

Procure pelo texto Microfones amigos.
 
Re: Conversa/Seminário sobre Som (Ministério, responsabilida

A questão da melhora em mostrar aos integrantes do ministério de louvor como manusear microfones, mostrar aos pastores o porquê deve-se investir neste ou aquele equipamento é uma iniciativa muito bem vinda e mostra o seu compromisso com a obra e o seriedade com que você vem tratando este árduo mas gratificante ministério, o do áudio.

Tenho feito quase que diariamente, assim como voês, estudos e mais estudos sobre áudio e percebo também que sei muito pouco ou quase nada.

Existem livros indicados aqui no SAV que versam sobre estas questões, manuseio de microfones, tipos e funcões dos equipamentos que compõem um sistema de áudio e comoestes são interfaceados, etc.

creio que uma grande alternativa, seria você buscar estes materiais, lê-los e preparar de acordo com a sua necessidade e aos poucos pequenos encartes e explicá-los seja em forma de palestra ou durante as pausas de ensaios ou reuniões específicas para isto os conceitos e as demais informações que tu desejas passar.
Falo isto porque tenho experimentado na pŕatica os benefícios de passar conhecimentos e boas práticas vistas aqui e colhido melhores resultados em mixagens na minha igreja que tem aproximadamente 250 membros e um som ainda bem humilde e cheio de necessidades.

Vou explicando a eles como manusear microfones, mostro o porque que eles não devem virar os monitores sem antes consultar-me, o porquê que em certas situações deve-se baixar o volume dos instrumentos, aos poucos e com os resultados vai se criando vínculo de confiança e credibilidade.
 
Back
Topo