Corte de frequência para médio-grave

Alysson

Member
Boa noite galera do SAV! Tenho uma caixa passiva de 12" + TI.
A minha dúvida é: Qual o corte de frequência ideal /seguro para estes componentes HPX2120 + SD 145?

* Uso crossover ativo com 100 a 1.600hz pro HPX2120 e 1.600 a 18.000 hz, todos com corte de 24/8 Linkwitz-Riley.

Valeu galera!
 
Alguém pra ajudar?
A minha dúvida é se tem risco de queimar o falante por corte errado.
* Melhor usar corte de 100 a 1.600hz ou 100 a 1.400hz? Uso driver SD145 da Snake.
 

Attachments

  • WP_20151005_010.jpg
    WP_20151005_010.jpg
    993.9 KB · Visitas: 28
Tenho aqui 12+ti = esv612 + sd110
Drive Snake é muito sensivel e queima facil. Corto em 2000.
No minimo usaria em 1800, nada abaixo disso.
Falante é dificil de queimar, mas o drive é mole.
Falante eu pego o corte superior do sub (ex:120) e vou ate os 1800-2000 do drive.
Quando uso as cxs em full, sem sub,deixo o inferior do falante por volta de 45.
 
Valeu Sandro!
Vamos lá: Quanto ao drive SD 145 o corte mínimo dele é 1.2500 em 18/8 recomendado pela Snake. O sd110 no conheço o manual dele.

Agora vamos ao que interessa, o HPX2120 tem parâmetros diferentes do seu. Mas esse seu eu já usei uns meses e gostei muito. Mas o corte dele eu usava em "full" de 85 Hz a 1.250. Se eu usasse ele em 45hz o cone voava fora do falante..kkkk
Esse meu eu uso ele em 100hz pois em frequência baixa ele não é bom. A minha dúvida era do corte LPF até quanto. Mas vi que até 1.600 está tranquilo. Valeu!

Sim o Fs do hpx2120 é 65hz e o seu esv612 é 56 parece,desce mais q o meu. Mas não são bons em full, são excelentes para médio com qualidade.
 
Última edição:
Sim Sandro e outra coisa. Quando vc usa o esv612 em full,vc usa de 45hz até 1.800?? Presta assim ?? Pq aqui quando subo o hpf do falante pra 1.600 Hz já perco qualidade no grave do som...
 
Todo falante nunca vai trabalhar tão bem perto do limite superior ou inferior. Vc sabe disso
Já deixei sim as vezes de 45 a 1800, mas não da para forçar, jogar muita potencia. 45 é realmente muito baixo, deixo assim em casos extremos sem sub para ver se arranca um gravezinho a mais e volume moderado. Quando se tem um sub fica tudo mais tranquilo, mais facil de se dividir as frequencias.

O drive quanto mais alto for o corte, maior é a potencia admissivel.
1250 é o minimo. Mas digo que é suicidio.
se vc que jogar potencia pra valer recomendo aumentar esse corte para a casa dos 2000. (vide manual)
Vai tentando aí e ve ate onde o falante sobe...

Se vc analisar bem tem gente que usa com divisor passivo em cxs similares e muitos divisores não tem nem corte inferior do falante, só faz a separação falante/driver. é como se fosse: -infinito -> 1800 -> +infinito. Ou seja, vc procurando fazer completamente correto e outros mandando ver sem nenhuma preocupação rsrs

Gostei da caixinha sua. É da linha premium da 4 Vias?
 
@Alysson , por favor, dê uma olhada nos links a seguir e pesquise mais sobre cortes de frequências, frequência de sintonia da caixa e excursão do cone do falante aqui no fórum!

https://somaovivo.org/forum/threads/cita%C3%A7%C3%A3o-drives-titanium.3214
https://somaovivo.org/forum/threads/cortes-processador-behringer.13200

https://somaovivo.org/forum/threads/cortes-para-vertical-array.12427/?action=newpos


Vejam o gráfico da excursão do cone para uma caixa com frequência de sintonia (Fb) em 42 Hz. Note que abaixo de Fb a excursão do cone aumenta rapidamente.

http://i1371.photobucket.com/albums/ag304/mrdmendonca/SPL_ESX155_SNK_4 ohms/ESX155-4 ohm Snake simulation/sub_JHD_ESX155-4ohm_zpscddc719a.png

Então, não faz muito sentido esse HPF 45 Hz sem saber qual o Fb da caixa e Fs do falante! Pois se a caixa estiver sintonizada em 70 Hz e você colocar um HPF em 45 Hz, certamente, na potência máxima o falante será danificado por excesso de deslocamento do cone!
 
Última edição:
Boa noite Sandro! Obrigado pela discussão a respeito de minha dúvida.

Rapaz esta caixa peguei o projeto dela na net. Achei bem legal ela e mandei fazer aqui mesmo na minha cidade. Os componentes (falante, driver e corneta) comprei tudo pela net e eu mesmo instalei...a manta acrílica eu também comprei aqui na minha cidade.

Fiz hoje a noite o teste com corte de 100 a 1.800hz e o TI de 1.800 a 18.000. Ficou excelente. Muito agradável o som e nítido.
A minha dúvida era se queimava o falante com essa faixa tão ampla de resposta ( 100 a 1.800) mas acho que não terei problemas (queima,etc) quanto a isso. E o driver SD 145 deixei de 1.800 Hz a 18.000.
 
Matheus, se bem que eu acho q vc não entendeu o meu questionamento. Não falei em momento nenhum de usar falantes em 45hz. Mas isso não vem ao caso. Obrigado!
 
Ola @Alysson, você está certo. O @Sandro disse em alguma parte. Desculpe-me, havia lido as postagens rapidamente e depois li com calma....mas os links acima são úteis.

Qual a frequência de sintonia dessa sua caixa?

Você pegou o projeto no site da Snake?
 
Sem problemas Matheus.

Este projeto peguei em um site gringo. Não foi da Snake. A frequência de sintonia desta caixa é de 67 Hz acima.

Sim, ainda falta eu instalar a tela de proteção dos falantes. Estou esperando chegar. Mandei fazer sob medida e personalizada. Aí estará completa a caixinha...kkkk
 
Rapaz não é não. Este projeto é pra médio grave e mandei fazer sem nem calcular a litragem certinha.kkk Mas como é pra médio ele está na litragem correta pro Hpx2120, que por sinal este falante pede uma litragem bem baixa em relação a outros falantes de 12". E quanto a espuma filtral acho q vou por não, pq quero q vejam os componentes dentro da caixa...kkkkk
 
Só uma dica driver's nacionais com lpf abaixo de 2k é muito arriscado, mesmo com indicação mínima de corte dada pelo fabricante menor.
 
Dj Garam, rapaz hoje aumentei um pouco o lpf do driver. Meu drive é SD145 com corneta Snake 5026. To usando ele com corte de 1.900 Hz a 18.000 24/8 link/Ri...

Mas já usei uns 4 meses ele de 1.300 a 18.000hz. Ainda bem q não queimou! kkkkkk
 
Isso!!Excelente! Porem pra evitar desperdícios de R$ não irei arriscar...kkkk

Antes eu usava ele no meu carro, com esse corte q te falei. Mas vendi meu som automotivo e comprei esse profissional. A foto tá la em cima...
 
Back
Topo