Cortina resolve!!

edmar-ieab

Member
Olá a todos do SAV, pessoal tenho problemas sérios de reverbação em minha igreja, nossas saídas são pequenas, e quando pessoal chega a madeira nos instrumentos a velha-guarda da igreja não aguenta de tanto som alto. Então procurei uma pessoa que entende do assunto, e ele me disse que primeiro passo era colocar cortinas em todo palco, inclusive nas laterais, que isso já resolveria boa parte do problema, sem falar na bateria que estoura os ouvidos de quem está no palco, que você a me dizer sobre isto?
 
Uma cortina grossa ajuda a diminuir um pouco a REVERBERAÇÃO, isso não diminuirá o SPL gerado pela bateria.
Mude a baqueta do baterista para uma mais leve, ou uma do tipo roods.
baqueta-roods.jpg


Se não der jeito troque a bateria e/ou baterista.
Infelizmente a verdade é esta...
 
Temos uma igreja pequena, e uma bateria Odery. (a bateria haviamos comprado em outro templo maior). Com as baquetas normais o baterista estava perdendo muito em sua dinâmica, por ter que tocar bem fraquinho. Este final de semana ele usou esta baqueta citada e melhorou bastante, pois ele ficou mais a vontade e o volume melhorou muito. Recomendo.
 
heriberto disse:
Eliabe e uns Bass trap reduziria?
Cara a única coisa que o BASS STRAP faria é limpar um piuco as baixas, e isso ainda dependeria de como ele seria posicionado e da quantidade.
Porém a perturbação com o SPL da bateria ainda seria "a mesma".

Como baterista e operador, imagino que o maior SPL gerado seja pela caixa e pratos, peças que não estão na região das baixas.
 
Eu tambem tinha esta duvida, vou aproveitar o topico.

Se eu colocar a cortina nas paredes de traz dos musicos resolve aquele esquema de o som dos retornos baterem na parede e voltar?
 
wills2ka disse:
Se eu colocar a cortina nas paredes de traz dos musicos resolve aquele esquema de o som dos retornos baterem na parede e voltar?
Depende do seu SPL no palco.
Pode até ser que não resolva, mas vai amenizar.
 
Galera obrigado pela ajuda, tenho um pequeno conhecimento adquirido com vocês, espero que colocar uma cortina o mais rápido possível, e comprar a baqueta citada pelo no amigo Eliabe, alguém tem a mais alguma sugestão?
 
Avalie bem o custo x benefício da cortina, porque ela não resolverá seu problema, só vai amenizar.
 
pTjz disse:
Avalie bem o custo x benefício da cortina, porque ela não resolverá seu problema, só vai amenizar.


Mais fora isso você teria outra opção, com custo x benefício que possa resolver meu problema?
 
pTjz disse:
Bateria eletrônica.
Pode até resolver, mais uma bateria eletrônica de qualidade sonora é inviável para nós pelo custo dela, e talvez vamos precisar de outros equipamentos p/ fazer ela funcionar corretamente, não entendo muito bem sobre o funcionamento dela, verifiquei essa possibilidade mais o que pesa é custo mesmo...
 
Melhor gastar e continuar a ter membros que continuar como está e perde-los por insatisfação.
O preço de um bem vai muito além e seu valor, mas de seu valor agregado a satisfação.
Coisas do tipo “paguei caro, mas VALEU A PENA!”.
 
Não existe receita de bolo para tratamento acústico. É necessário avaliar e fazer medições no ambiente para propor uma solução.

Sugiro a contratação de um profissional capacitado para que não haja desperdício de recursos.
 
carlosecg disse:
Não existe receita de bolo para tratamento acústico. É necessário avaliar e fazer medições no ambiente para propor uma solução.
Sugiro a contratação de um profissional capacitado para que não haja desperdício de recursos.
up!
 
O que vou falar não é direcionado especificamente a você, Edmar. Mas aproveito seu tópico para deixar minha opinião.

edmar-ieab disse:
a velha-guarda da igreja não aguenta de tanto som alto

sem falar na bateria que estoura os ouvidos de quem está no palco
Isso se resolve com menos volume. Retirando cubos, cortando o contra-baixo que gera frequências que atrapalham a inteligibilidade, eliminando a bateria acústica e qualquer outro instumento que gere um nível de som alto.

Isso não é ser contra os músicos que são muito importantes, mas é necessário fazer o melhor com o que se tem. E em sonorização não estamos falando apenas de equipamentos, mas também da acústica e dos músicos.

Se a igreja não tem condições de manter um alto nível de pressão sonora, é preciso se adaptar à realidade. Se o local é pequeno, não tem tratamento acústico, por que vou querer replicar uma estrutura de shows?

Todos devem colaborar nesse processo. Os músicos podem se readaptar, procurar novos arranjos, instrumentos alternativos. Os operadores também devem estudar. Enquanto isso a parte acústica vai sendo revista. No fim, tenho certeza que todos que se dispuserem a fazer algo do tipo terão um crescimento.
 
carlosecg disse:
Não existe receita de bolo para tratamento acústico. É necessário avaliar e fazer medições no ambiente para propor uma solução.

Sugiro a contratação de um profissional capacitado para que não haja desperdício de recursos.
Na verdade existe muitas possibilidades, mas como você disse Carlos, é necessário um profissional capacitado, pois foi o que eu fiz, chamei um profissional da área e o que recomendou foi o que descrevi nos tópicos acima....cortina, carpete no chão, ....
 
Com estes conselhos ele pode ser tudo, menos profissional da área.
Qualquer pessoa com conhecimentos MÍNIMOS na área de acústica ao ler os sintomas do seu problema sabe que nem colocando cortinas em todas paredes e carpete no chão e teto você irá resolve-los.

Seu problema é SPL, volume excessivo e para resolver é preciso abaixar!
O que não pode ser abaixado deve ser trocado.
 
Não entendo muito, mas, pra mim, Eliabe tem razão.
Comece baixando os volumes, depois diminuindo a quantidade de cubos fazendo os músicos/cantores migrar para fones de ouvido.
Se não resolver procure um profissional para tratar acusticamente o templo.
Como é o seu templo? Dimensões, as paredes são paralelas, há muita reflexão?
 
Olá Pablo, é uma questão complicada, mas nosso templo é pequeno, deve ter 8,5 mts de largura, por 25 mts de comprimento, com pé-direito de 5 mts altura, na verdade é um caixote fechado onde o som reflete demais, vai e volta na mesma força, por isso que estou pedindo ajuda e opiniões, a questão de abaixar os cubos é complicada, são vários fatores, 1º bateria- ela geralmente cobre todos instrumentos, guitarra, baixo, teclado, violão, 2º todos musicos querem ouvir o que está tocando, ou seja, aumento do volume como consequência, 3º vocalistas acabam não ouvindo o que está cantando, kkkkkkkkk, e se vai..... é um problema sério nossa acústica...
 
Back
Topo