Diferenças entre Caixas Cornetadas ?

Haryom

New Member
Bom dia à todos do fórum.

Pesquisando sobre caixas cornetadas, comecei a perceber as diferenças entre as construções das mesmas.
Algumas possuem o transdutor 'à mostra', pelo que li, chamadas de "Rear Loaded", e outras, com o transdutor instalado em seu interior, chamadas "Folded".

Exemplos de Rear Loaded:

JBL 4530 http://www.audioheritage.org/vbulletin/attachment.php?attachmentid=47070&d=1282153830, http://img128.imageshack.us/img128/9594/4530ath4.jpg
DAS Avant 118A http://www.dasaudio.com/p/avant-118a/
Scoop http://www.colomar.com/Shavano/scoopguts.jpg
"Scoop com angulação" http://www.colomar.com/Shavano/100.jpg
EV T18 http://img102.imageshack.us/img102/9039/4xt188xe.jpg

Exemplos de Folded Bass Horn

JBL W-Horn http://www.cmkvirtual.com.br/imagen...ixa-W-Horn-projeto-JBL-1303909839_08570_g.jpg
Peavey SP118FH http://av.loyola.com/products/audio/images/peavey_sp118fh-2_lg.jpg
Cerwin-Vega http://www.cerwinvega.com/pro-audio/folded-horn-subwoofer/folded-horn-subwoofer-series.html (todos)
Martin WSX: http://img402.imageshack.us/img402/5549/xb86ce3ae.jpg

Bom, fui atrás de informações e não encontrei algum texto explicando a diferença entre sonoridade de ambas. Quanto à construção das mesmas, pelo que entendi, as Rear Loaded são espécies de derivação das Cornetadas Dobradas (Folded), uma caixa hibrida, com a vantagem do tamanho reduzido.

Gostaria de saber se alguém ja trabalhou com ambas, escutou, testou e/ou conhece as diferenças, na pratica, de ambos os "tipos" de caixas destinadas à reprodução de baixas frequências.

Links: http://www.lowther-america.com/page2/page2.html
http://techtalk.parts-express.com/s...s-between-Tapped-horns-and-Front-Loaded-Horns
http://www.colomar.com/Shavano/subs.html (Folded Sub)
http://www.diyaudio.com/forums/full-range/230749-back-loaded-horns-best-front-rear-exit.html
 
As diferenças dos gabinetes "cornetados"(não me lembro se esse termo pode ser empregado assim) está basicamente no SPL e na maioria dos casos tem a função de "jogar" o grave ou o sub mais longe. Não está nessa categoria, mas a EAW SB1000 tem os graves nitidamente percebidos a uma certa distancia do PA. Ja ouvi e tive acesso aos periféricos usados para alinhamento da T18(copiada, com um spl excelente, porem disseram que a original fala muito mais) e da W-Horn(copiaram o projeto do Don Keele - JBL[provavelmente baixado da Audiolist, hoje desativada porém se quiser o projeto lhe mando por e-mail] a risca mas disseram que ainda sim da uma diferença da original... e olha que ja tinha um SPL incrível). Outro ponto nessas caixas é que alguns modelos delas tem uma resposta mais extendida por atuarem em certo ponto como Gabinetes Bandpasses(eles por ressonancia e outros fatores que o sr. Walter Ullmann tem mol fatorial vezes o que eu tenho de experiência/estudo aplicado nessa área para explicar de uma forma clara).

Qual a diferença entre eles e os de radiação direta?
Resposta de frequencia, alinhamento, SPL, área de cobertura e alguns fatores os quais não tenho cacife para explicar.

Espero ter te ajudado.

Abraços
 
de maneira simplista em uma caixa "cornetada" seja corneta dobrada, seja exponencial a área de deslocamento do falante é ampliado em função das dimensões da boca da corneta estendendo sua resposta, as cornetas dobradas conseguem uma área maior em uma caixa menor, o melhor exemplo disso e a Whorn citada particularmente a melhor caixa de grave que já ouvi, a desvantagem é que tendem a colorir, oque no caso de subs não faz tanta diferença, e os dBs que se ganha valem a pena, a desvantagem em relação as bass-reflex no meu ver é o tamanho agora que temos acesso a falantes que lidam melhor com altas potência nos meus projetinhos normalmente uso radiadores diretos pois a caixa fica mais simples de construir e tenho mais controle da resposta do falante...
 
Back
Topo