diluvio na behringer sl2442fx urgenteeeee

irmaos... aconteceu algo mto ruim aki na igreja...
eu subi pro seminario em domingos martins nesse find e deixei a mesa em questao na igreja.

porem nao desmontaram a mesa apos o culto de sabado e chuveu mtooooooo aki e tinha ma goteira bem em cima da mesa...

cheguei do maanaim fui pro ensaio do grupo aki e qdo liguei a mesa ela fez uma barulho mto alto e ae desliguei....
percebi q tinha uma gota em cima da mesa... ae brincando falei com os irmaos q a mesa tinha molhado... ae de zuera peguei e virei a mesa de cabeça pra baixo.... ae caiu quase um copo de agua.... era mtaa agua onde naum devia tah...

quais as chances da mesa funcionar ainda... alguem q entende de eletrica... me ajude....
abri a mesa e to deixando ela secar e aparentemente naum tem nada na placa da mesa q pareça com estragado.... mas to esperando secar mais pra ligar de novo...
 
Olá Tiago,

que azar, heim.

Tive uma experiência muito interessante uns meses atrás. Um cano estourou e literalmente jorrou água em cima de um monitor e CPU, do sábado para domingo, em uma filial do meu serviço. Na segunda, quando descobriram, o monitor e CPU estavam literalmente inundados.

Ligaram para mim preocupados, e orientei a fazer o seguinte: tirar as tampas do equipamento, de forma a deixar as placas expostas. Depois, colocar os equipamentos em local bem ventilado, e onde pegasse Sol, por pelo menos 3 dias.

O rapaz da filial levou o micro para casa, deixou no terraço de casa pelo tempo solicitado. Ao final dos 3 dias, ligou o equipamento e o mesmo funcionou direito, perfeito.

Você deve ter lido isso e ficado feliz, certo? Mas infelizmente vou te dar duas más notícias. Em relação a sua situação, há duas diferenças: a água que caiu no computador era limpa (do cano de CESAN). Já água de goteira traz uma "sujeirinha" (terra, folhas, etc). Essa sujeira é que é perigosa, muito mais que a água. Se caiu nos faders, pode causar chiados, arranhões, etc. Se for condutora, pode fechar curtos.

Mas a grande diferença foi esta:

qdo liguei a mesa

Lá no meu serviço, existe o hábito de desligar o disjuntor no final de semana. Logo, o computador não estava energizado ao "tomar banho". Já no seu caso, quando você ligou..., pode ter fechado curto, problemas diversos.

Aliás, o "barulho alto" não foi bom sinal não... pode ter acontecido porque alguma coisa resolveu entrar em curto e... estourar.

Agora, resta seguir o procedimento indicado acima, 3 dias no Sol, e orar.

Thiago, como sei que você mora próximo de mim, se depois dos 3 dias ela ainda não funcionar, trás para eu dar uma olhada e tentar alguma coisa. Infelizmente, que eu saiba garantia nenhuma cobre caso de dilúvio.

Um abraço,

Fernando
 
vo fazer isso entaumm... e qq coisa levo a mesa ae....
eh vdd garantia naum vai cobrir um diluvio...
e aproveito e levo a mesinha da tapco q to te devendo q vc queria dar uma olhada a um tempinho a tras...


valeuuu
 
Caro amigo,

além do Sol e local ventilado, um bom secador de cabelos, não muito quente pode ajudar bastante, trabalhei um bom tempo como eletricista em Shopping´s aqui de São Paulo e uma vez estourou um cano bem acima do painel elétrico de uma loja:

Solução, tirei o secador de mãos do banheiro e instalei de frente o painel, depois de ter tirado o excesso de água, em 40 minutos a loja estava funcioando.

O caso da mesa é mais complexo devido aos componentes eletrônicos, se nada aconteceu com a fonte a maior preocupação são os capacitores, seque muito bem, muito bem mesmo. Com certeza vc não terá problemas com resistores e diodos, são os transformadores e capacitores que podem vir a dar problemas.

Abç,

Marcelo
 
Benzina e alcool izopropilico tb ajudam, cuidado com o secador muito proximo aos Ci´s e resistores smd, pode dessoldar o componente ou queimar por aquecimento...
 
Aconteceu o mesmo numa igreja proxima a minha, por um lado foi menos pior que o do Tiago mas por outro foi bem pior. Molhou um a AMBW16 da Ciclotron (Lado menos pior), agora o que pega é que molhou um teclado kurzweil, e o detalhe é que foi no meio do culto e não foi goteira e sim um enchurrada nos dois. Além dos dois molhou tb dois amp, um DBK1500 e outro DBK720.

Depois de descrever esses equipamentos acho que o Fernando sabe de onde estou falando, se não lembrar vc acabou de consertar um Gooseneck de lá.

Abraço,
Luis Eduardo
 
Essa chuva pegou mesmo hein?
Na minha igreja...a calha que passa proximo a parte do som...n aguento!
Começou a jorar água para os lados da calha e tivemos q colocar a mesa para dentro do lugar onde guardamos ela. detalhe:
podia piorar? SIM. Goteiras ¬¬
Graças ao Pai n teve goteira no som...mas em cima do teclado e da batera teve..mas tudo remediado rapidamente.
a dica do 3 dias no sol ai...vou usar me meu pc...q "se afogou".
Só preciso achar 3 dias de sol agora...rsrsrs

abraço
 
Bom essa tal chuva também caiu aki no sábado de noite,e fez estrago, estávamos em uma grande culto em um grande templo aki da região, e eu estava responsável pela mesa de vozes, quando desabou essa chuvada toda, como eu estava perto de uma janela, daquelas de basculante, acabou chovendo em mim e na mesa, mais em mim é claro, a mesa eu dei um jeito de cobrir rapidinho, saí correndo e peguei o case dela e fechei ela.

Para piorar no meio do culto junto com a chuva veio uma tempestade elétrica; e nesse templo como ele ainda não está 100% terminado ainda não temos nem aterramento nem pára-raios. E como era de se esperar acabou a luz, imaginem só, cerca de 7 a 8 mil pessoas ou mais, sem som e luz ! em cerca de 40 seg o gerador armou, mas para mim foi o suficiente para o coração chegar na garganta. Na hora a única reação que tive foi clamar ao Senhor, mas em um caso como esse, levando em consideração os equipamentos e o todo o que deve ser feito? Puxar tudo da tomada para que quando a energia voltar não queime nada? Ah, ainda não temos um Furmam por aki.
 
Fala MSFelicio.

O maior problema de queima de aparelhos não é quando a energia acaba, mas sim quando retorna. Em geral, ela retorna variando muito, leva algum tempo para estabilizar. E numa variação dessas, queima o equipamento.

Mas você disse que lá tinha gerador. Bons geradores profissionais (e um para atender a um templo tão grande deve ser profissional) só "liberam" a energia quando a mesma já estabilizou, evitando tal risco.

Ainda assim, é boa prática desligar tudo, quando da falta de energia, e só ligar após a mesma retornar. Só não precisa demorar: quando as lâmpadas acenderem, então já pode ligar os equipamentos.

Um abraço,

Fernando
 
O maior problema de queima de aparelhos não é quando a energia acaba, mas sim quando retorna. Em geral, ela retorna variando muito, leva algum tempo para estabilizar. E numa variação dessas, queima o equipamento.

Bom esse é justamente o meu medo, quando a energia volta.

Bons geradores profissionais (e um para atender a um templo tão grande deve ser profissional) só "liberam" a energia quando a mesma já estabilizou, evitando tal risco.

Pois é agora resta saber se o gerador que tem lá é profissional, já vi ele algumas vezes e não me impressionou não. É só um motorzão a diesel cheio de vazamentos. Será que é profissional? Como saber?

Bom nesse dia ficou tudo ligado mesmo, não cheguei a desligar, na hora que voltou deu só um TUM, e catapimba, o som voltou. Graças a Deus né...
 
pessoal... gracas a deus a mesa ligou.... deixei ela aberta aki e tah tudo fncionando... testei todos os canais e aux e botoes.... por enquanto tudo certo.. vamos ver agora com o uso se naum aparece nada a mais...

otra duvida... um fader o do canal 23 parece q ta mtoo mas leve q os otros fader na hora de deslizar e tava meio torto... acho q esse find q a mesa ficou sem a minha pessoa por perto algum engracadinho estragou esse fader... mas mesmo assim ele ainda funciona... tem como trocar o fader da behringer... eh facil achar?

menos mal... a mesa tah funcionando.;;;.. soh paguei a primeira parcela dela... e agora fica a experiencia de nunca mais deixar equipamento sem protecao... vivendo e aprendendo...

valeu pelas dicas....
 
MS Felicio,


Poste umas fotos do gerador e do quadro elétrico dele, talvez possa dar umas dicas. Trabalhei um tempo com geradores.


abç,

Marcelo
 
MSFelicio perguntou sobre o gerador:

Será que é profissional? Como saber?

Tente descobrir o fabricante e as informações do manual. Se lá disser que a energia só é liberada após estabilizar... tá bom demais.

Bom nesse dia ficou tudo ligado mesmo, não cheguei a desligar, na hora que voltou deu só um TUM

Tudo bem que nossa vida é cheia de TUMs, mas um TUM muito forte poderia até queimar falantes. Seria interessante (muito interessante) pelo menos abaixar os faders dos amps.

Aliás, é nessas horas que vemos como alguns circuitos de proteção de amplificadores são importantes. Os amps mais baratos fazem isso mesmo (exemplo: Ciclotron DBS/DBK/DBL). Já os melhores amps tem um cicuito chamado AutoRamp (o nome pode varia de fabricante para fabricante): quando o amp é ligado (ou a energia retorna após queda), o volume de som vai aumentando aos poucos. Nesses 3 a 4 segundos que leva até atingir o volume máximo, você evita o TUM!!

Thiago Rampinelli,

alguém deve ter dado uma pancada ou coisa parecida. Mas se ainda está funcionando, melhor não mexer. Dá um trabalhão danado! De qualquer forma, o fader é encontrado no MercadoLivre, só pesquisar.

menos mal... a mesa tah funcionando.;;;.. soh paguei a primeira parcela dela... e agora fica a experiencia de nunca mais deixar equipamento sem protecao... vivendo e aprendendo...

Já comentamos aqui como é importante cobrir os equipamentos, de forma a evitar poeira. Nas mesas, a poeira penetra nos faders e com o tempo causa problemas. Mas no seu caso, não foi culpa sua: ninguém poderia prever um dilúvio! Mas já que você vai providenciar uma capa, peça para fazer de algum tecido impermeável, tipo couro, courino, etc.

E graças a Deus que está funcionando! Daqui para a frente você pode falar que Behringer é bom até debaixo d'água!!!!! hehehe.

Um abraço,

Fernando
 
Aliás, é nessas horas que vemos como alguns circuitos de proteção de amplificadores são importantes. Os amps mais baratos fazem isso mesmo (exemplo: Ciclotron DBS/DBK/DBL). Já os melhores amps tem um cicuito chamado AutoRamp (o nome pode varia de fabricante para fabricante): quando o amp é ligado (ou a energia retorna após queda), o volume de som vai aumentando aos poucos. Nesses 3 a 4 segundos que leva até atingir o volume máximo, você evita o TUM!!

Lá nos trabalhamos com 11 PWP6000 que ficam em uma salinha anexa ao templo, quando tudo aconteceu, um membro da equipe correu para lá, mas era humanamente impossível rodar 22 botõezinhos de uma só vez no escuro então ele ficou só olhando mesmo.

Engraçado para mim os PWP já contavam com o Auto Ramp. Pelo TUM que deu acho que não tinha nem a pau. Ponto negativo para a dona ciclotroço, que devia colocar esse circuito num amplificador de tal potência. Eu ia dar uma olhada no manual para confirmar mas não to achando ele na net e não tenho como pegar ele lá no templo, mais uma coisa para fazer no fim de semana quando eu for lá.
 
Eu tenho os PWP no Anfiteatro. Eles tem AutoRamp mesmo. Então o problema foi outro: ao ligar tudo, tudo junto (11 PWP não é pouca coisa), a energia deve ter dado uma boa variada, e aí o TUM.

Um abraço,

Fernando
 
Bom como prometido hoje fui montar o som lá e deu pra tirar as fotos.
Elas não ficaram lá grandes coisas, pq a bateria da minha câmera acabou no meio aí só deu pra tirar esses daí.
Espero que de para ver.

SDC10498.jpg


SDC10499.jpg


SDC10500.jpg


SDC10501.jpg


SDC10502.jpg
 
É um bom gerador no segmento pequeno e médio porte a Stemac é lider de mercado, tem partida e transferência automática, o motor é um Perklins, muito bom por sinal, a Ford antes de usar motores MWM equipava seus caminhões com motores Perklins.

USCA: significa Unidade de Supervisão e Controle Automático, trata-se de um gerador profissional, usado em hospitais, shopping´s e mercados, pelo tamanho deve ser para uns 50 a 70kVA, é uma boa potência.

Só está mal cuidado, é bom manter em dia a manutenção preventiva (contrate uma empresa para fazer isso pelo menos a cada dois meses), troca de óleo uma vez por ano, checar resistências de pré aquecimento, motor diesel não deve trabalhar frio e uma boa limpeza.

Deve ter de 15 a 20 anos, mas isso pouco importa, o Shopping Morumbi em São Paulo tem um de 31 anos que gente toma conta e funciona que é uma beleza.

Converse com o seu pastor para que mantenha o local livre de materias, evitando risco de incêndio e no caso de emergênica é bom o acesso estar livre, aquela bombona azul me pareceu estar sendo usada como tanque? Pelo amor de Deus isso é arriscado, aliás não se deve armazenar combustível senão for no tanque.

É um equipamento de grande importância que se bem cuidado pode durar muitos anos, se tiver dúvidas quanto a operação acho que tenho algum passo a passo de como operar, posso te mandar se eu encontrar no meio de tanta coisa.

Um abraço,

Marcelo
 
Bom aki tem um pessoal especializado da parte elétrica que tem como função tomar conta dele, a bombona acho que tava lá porque eles deviam estar dando manutenção nele ontem, ele ainda não tem lugar fixo, porque esse templo ainda está em construção mas em breve vai para um lugar só dele com certeza.

Bom só de falar que é profissional e bom já me tranqüilizou muito, quando der outra chuva desses vou ficar mais calmo....

Valeu pela ajuda aí em pessoal....
 
Back
Topo