Dimensionamento de Energia

edivarmarinho

New Member
Olá amigos,

Olá amigos, minha primeira postagem..

Estou totalmente perdido! Minha igreja tá com o som encostado só esperando a gente saber o que comprar de estabiliador, filtro de linha, etc.

Gostaria de saber, como dimensionar, o que usar pra aguentar isso tudo...

Meu som é o seguinte:
Caixas:
2 x Electro-Voice SxA250 (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.electrovoice.com/product.php?id=210">http://www.electrovoice.com/product.php?id=210</a><!-- m -->)

4 x Electro-Voice SxA360 (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.electrovoice.com/product.php?id=211">http://www.electrovoice.com/product.php?id=211</a><!-- m -->)

2 x Electro-Voice Elx-118P (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.electrovoice.com/product.php?id=1075">http://www.electrovoice.com/product.php?id=1075</a><!-- m -->)

Mesa:
Allen & Heath - MixWizard3 16:2 (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.allen-heath.com/uk/Products/pages/ProductDetails.aspx?catId=MixWizard3Series&ProductId=MixWizard3162&SubCatId=">http://www.allen-heath.com/uk/Products/ ... &SubCatId=</a><!-- m -->)

Periféricos:
Dbx DriveRack PX (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dbxpro.com/PX/index.php">http://www.dbxpro.com/PX/index.php</a><!-- m -->)

2x EQs Dbx 231s (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dbxpro.com/231s/index.php">http://www.dbxpro.com/231s/index.php</a><!-- m -->)



Como faço pra dimensionar energia? O que devo usar?
Lembrando que ainda tem no sistema: Amps (de guitarra, baixo)
 
Verifique o ''CONSUMO MÁXIMO'' nos respectivos manuais, some todos e divida pela tensão(voltagem) utilizada.
O resultado dessa conta é a ''AMPERAGEM''.

Consiga uma tabela de amperagem,(pesquise no google imagens).

Agora verifique se o circuito suporta os aparelhos que seram ligados.
Exemplo: se tudo der 20 amper, um cabo de 2,5 suporta o seu sistema,mas o dijuntor deve estar devidamente dimensionado, assim como a seção dos cabos do circuito( a milimetragem do cabo ex: 2,5 mm).

O melhor, é que esse serviço seja executado por um eletricista qualificado.

Embora não seja dificil, é uma área importante, e mau dimensionamento da energia pode trazer problemas.

Além de tomar cuidado com cabos de energia, proximo a cabos de áudio, o melhor é evitar essa combinação.
 
Você tem excelentes equipamentos, e para proteger tudo isso compre gerenciadores de energia da Pentacústica, que é nacional, ou algum outro equivalente, eu uso gerenciadores da Pentacústica e estou muito satisfeito.
 
Artur disse:
Você tem excelentes equipamentos, e para proteger tudo isso compre gerenciadores de energia da Pentacústica, que é nacional, ou algum outro equivalente, eu uso gerenciadores da Pentacústica e estou muito satisfeito.

Concordo plenamente, também deve-se preocupar com a questão de condicionamento de energia(estabilização,filtragem),para proteger os seus equipamentos de surdos e outras causas indesejáveis.

Vale cada centavo, vou comprar um para a igreja.
 
Danilo Gomes Santana disse:
Artur disse:
Você tem excelentes equipamentos, e para proteger tudo isso compre gerenciadores de energia da Pentacústica, que é nacional, ou algum outro equivalente, eu uso gerenciadores da Pentacústica e estou muito satisfeito.

Concordo plenamente, também deve-se preocupar com a questão de condicionamento de energia(estabilização,filtragem),para proteger os seus equipamentos de surdos e outras causas indesejáveis.

Vale cada centavo, vou comprar um para a igreja.

Quais modelos vocês estão falando?
Como faço pra escolher um deles?

Existem equivalentes pra comprar fora?

Obrigado a todos pela atenção até aqui.
 
Artur disse:
Você tem excelentes equipamentos, e para proteger tudo isso compre gerenciadores de energia da Pentacústica, que é nacional, ou algum outro equivalente, eu uso gerenciadores da Pentacústica e estou muito satisfeito.

Valeu Artur,

Já até tinha visto, como faço pra escolher o modelo? Baseado no consumo total do sistema?

Agradeço desde já!
 
Não Arthur, o Pentacústica é somente para ligar os periféricos, escolha o pc 4000 ou p pc 8000 ambos são microprocessados, eu acho meio compliado mexer neles...(pelo menos quando eu lí o manual...),talvez seja necessário suporte da pentacustica, pois ele necessita de um ajuste inicial, como descreve o manual.

De qualquer forma faça os devidos cálculos e no site da Pentacustica tem todas informações sobre os produtos.
O pc 4000 e pc 8000 não suportam as suas caixas pois foram projetados para proteger periféricos, e parede que ambos tem uma tomada de 10 amperes para ligar algo um pouco mais potente, as outra tomatas são de 3 amperes se não me engano.

Talvez não seja necessário usar condicionador de enrgia para as caixas(pelo menos, não são todos que usam, de qualquer forma é bom usar), mas se você quiser usar você deve usar um modelo que foi projetado para ligar amplificadores e caixas acústicas.
Acredito que o pc 9002 te atenda, para isso você deve ligar o pc 9002 em um circuito que suporte todas as suas caixas acústicas, ''MAS'' primeiro verifique se o pc 9002 suporta todas suas caixas, os cabos paralelos devem sair do dijuntor e ir direto a tomada onde será ligado o pc 9002, e você deve fazer uma extensão de suas caixas até a tomada do pc 9002, lembrando que se você ligar duas caixas em uma mesma extensão e conseguentemente numa mesma tomada do pc 9002, atente para que a amperagem das duas ou das caixas não utrapassem o suportado pela respectiva tomada,ou ele pode desarmar.

A grande sacada é a questão da amperagem, tome cuidado com ela, também tem algo chamado ''Fator de Demanda'' que influencia...ou seja se você tem uma caixa que o consumo máximo dela é 300w, e você só usa 50% dela logo ele comsume somente 150 w logo a amperagem é a metade também, pois é proprocional a potencia( a 2° lei de ohm se não me engano).

No site tem uns artigos de eletricidade, leia vai te ajudar, mas pela conprlexidade, julgo melhor que um eletricista competente faça o trabalho., no meu caso eu faço p projeto e peço para um amigo engenheiro eletrico, e que também é técnico de áudio revisar e depois peço para um eletricista executar o projeto.

O melhor é que a energia seja totalmente separada da energia da igreja, mas se você não tem problema com interferencia, se preocupa com a amperagem em cada circuito.
O modo correto: é que do dijuntos sai dos circuito um vai para a house mix e você liga o pc 4000 e outro circuito que sai do dijuntor e vai para o pc 9002.

Qualquer dúvida posta ai.
Abraço.,
 
É bem mais complicado do que eu imaginava.
Pensava que era só medir o consumo que é aproximadamente 5,5 kva...

Mais uma duvida, esse 9002 funciona como um estabilizador? eu ligo ele direto no quadro?
estamos sem templo (ainda), estamos nos reunindo em um colegio, como seria mais indicado pra ligar?

Agradeço a atenção!

Abraço!
 
edivarmarinho disse:
Quais modelos vocês estão falando?
Como faço pra escolher um deles?

Da Pentacústica temos, entre outros:

Projetados para amplificadores, caixas ativas são os da linha PC9000, eu uso o PC9002.
São 32A na entrada, 8 tomadas de 15A, aciona sequencialmente cada grupo de 2 tomadas,

informações abaixo, retiradas do site do fabricante.
- Gerenciador e seqüenciador de acionamento, com oito saídas (tomada Nema 2P + T);
- Operação assistida por um processador de 8 bits, adicionando grande inteligência nas etapas de funcionamento geral, proteção e gerenciamento da energia entregue às saídas;
- Tensão de referência para as proteções dinâmicas setada em 127V;
- Detecção automática da freqüência da rede, 50Hz e 60Hz;
- Capacidade de 32A contínuos na entrada e até 100A de pico em cada uma das saídas;
- Proteção contra ligações equivocadas em redes de 220 e 380V;
- Proteções contra sobre e sub-tensão de acordo com as definições da curva ITI;
- Seqüência de acionamento e desligamento ajustável com tempo de 6s entre as saídas;
- Acionamento das saídas através de relês de alta corrente disparados por “zero-crossing”.

projetados para periféricos temos o PC4000 e o PC8000, este é mais caro pois tem algumas proteções/funções a mais, eu uso o PC4000.

informações abaixo, retiradas do site do fabricante, referente ao PC4000.
- Gerenciador de energia com oito saídas;
- Operação assistida por um processador de 8 bits, adicionando grande inteligência nas etapas de funcionamento geral, proteção e gerenciamento da energia entregue às saídas;
- Testador de AC, indicando precisamente a posição e presença dos condutores fase, neutro e terra;
- Tensões de referência para as proteções dinâmicas em 110V, 120V e 127V;
- Detecção automática da freqüência da rede, 50Hz e 60Hz
- Capacidade de total 15A;
- Filtros de linha de modo comum e diferencial na entrada;
- Proteção contra transientes;
- Proteções contra sobre e sub-tensão de acordo com as definições da curva ITI;
- Duas hastes ajustáveis com iluminação fria de alta intensidade;
- Acionamento da saída através de TRIAC disparados com dispositivo “zero-crossing”;
- Bargraph digital com oito LEDs indicando variações rápidas da tensão da rede.


Faça um levantamento de quantos amperes suas caixas ativas/amplificadores gastam e quantos amperes seus periféricos gastam, e liga lá pra Pentacústica que eles te orientam qual é o melhor equipamento para seu caso, e qual a melhor maneira de fazer a ligação, eles são muito atenciosos, e fazem venda direta ao consumidor.

Danilo Gomes Santana disse:
Não Arthur, o Pentacústica é somente para ligar os periféricos, escolha o pc 4000 ou p pc 8000 ambos são microprocessados, eu acho meio compliado mexer neles...(pelo menos quando eu lí o manual...),talvez seja necessário suporte da pentacustica, pois ele necessita de um ajuste inicial, como descreve o manual.

este ajuste é do sequenciador, mas não tem mistério fazer este ajuste.

Danilo Gomes Santana disse:
O melhor é que a energia seja totalmente separada da energia da igreja, mas se você não tem problema com interferencia, se preocupa com a amperagem em cada circuito.
O modo correto: é que do dijuntos sai dos circuito um vai para a house mix e você liga o pc 4000 e outro circuito que sai do dijuntor e vai para o pc 9002.
Concordo plenamente.

Só pra você ter uma idéia, não que seja a melhor forma, como foi que liguei.

Após dimensionar a amperagem de todo o sistema, peguei direto do quadro de distribuição, antes dos disjuntores, até a house mix, não lembro a bitola dos fios, passando por um disjuntor de 32A que está na house mix, no qual liguei o PC9002. Na primeira tomada do PC9002, ligo o PC4000, onde estão ligados todos os periféricos. Nas últimas 2 tomadas do PC9002 ligo as caixas ativas(pa e retorno), uma tomada para cada lado da igreja.
Ligando desta forma ao acionar um único botão(PC9002), ligo todo o sistema, e como ele tem sequenciador de acionamento, é ligado primeiro o PC4000(todos os periféricos), e por último as caixas, para não dar aquele "ruído" nas caixas, dos periféricos sendo ligados. Ao desligar o princípio é o mesmo.

Você pode também colocar disjuntores nas 2 saídas para as caixas ativas/amplificadores.

espero ter ajudado em algo.
 
Artur disse:
edivarmarinho disse:
Quais modelos vocês estão falando?
Como faço pra escolher um deles?

Da Pentacústica temos, entre outros:

Projetados para amplificadores, caixas ativas são os da linha PC9000, eu uso o PC9002.
São 32A na entrada, 8 tomadas de 15A, aciona sequencialmente cada grupo de 2 tomadas,

informações abaixo, retiradas do site do fabricante.
- Gerenciador e seqüenciador de acionamento, com oito saídas (tomada Nema 2P + T);
- Operação assistida por um processador de 8 bits, adicionando grande inteligência nas etapas de funcionamento geral, proteção e gerenciamento da energia entregue às saídas;
- Tensão de referência para as proteções dinâmicas setada em 127V;
- Detecção automática da freqüência da rede, 50Hz e 60Hz;
- Capacidade de 32A contínuos na entrada e até 100A de pico em cada uma das saídas;
- Proteção contra ligações equivocadas em redes de 220 e 380V;
- Proteções contra sobre e sub-tensão de acordo com as definições da curva ITI;
- Seqüência de acionamento e desligamento ajustável com tempo de 6s entre as saídas;
- Acionamento das saídas através de relês de alta corrente disparados por “zero-crossing”.

projetados para periféricos temos o PC4000 e o PC8000, este é mais caro pois tem algumas proteções/funções a mais, eu uso o PC4000.

informações abaixo, retiradas do site do fabricante, referente ao PC4000.
- Gerenciador de energia com oito saídas;
- Operação assistida por um processador de 8 bits, adicionando grande inteligência nas etapas de funcionamento geral, proteção e gerenciamento da energia entregue às saídas;
- Testador de AC, indicando precisamente a posição e presença dos condutores fase, neutro e terra;
- Tensões de referência para as proteções dinâmicas em 110V, 120V e 127V;
- Detecção automática da freqüência da rede, 50Hz e 60Hz
- Capacidade de total 15A;
- Filtros de linha de modo comum e diferencial na entrada;
- Proteção contra transientes;
- Proteções contra sobre e sub-tensão de acordo com as definições da curva ITI;
- Duas hastes ajustáveis com iluminação fria de alta intensidade;
- Acionamento da saída através de TRIAC disparados com dispositivo “zero-crossing”;
- Bargraph digital com oito LEDs indicando variações rápidas da tensão da rede.


Faça um levantamento de quantos amperes suas caixas ativas/amplificadores gastam e quantos amperes seus periféricos gastam, e liga lá pra Pentacústica que eles te orientam qual é o melhor equipamento para seu caso, e qual a melhor maneira de fazer a ligação, eles são muito atenciosos, e fazem venda direta ao consumidor.

Danilo Gomes Santana disse:
Não Arthur, o Pentacústica é somente para ligar os periféricos, escolha o pc 4000 ou p pc 8000 ambos são microprocessados, eu acho meio compliado mexer neles...(pelo menos quando eu lí o manual...),talvez seja necessário suporte da pentacustica, pois ele necessita de um ajuste inicial, como descreve o manual.

este ajuste é do sequenciador, mas não tem mistério fazer este ajuste.

Danilo Gomes Santana disse:
O melhor é que a energia seja totalmente separada da energia da igreja, mas se você não tem problema com interferencia, se preocupa com a amperagem em cada circuito.
O modo correto: é que do dijuntos sai dos circuito um vai para a house mix e você liga o pc 4000 e outro circuito que sai do dijuntor e vai para o pc 9002.
Concordo plenamente.

Só pra você ter uma idéia, não que seja a melhor forma, como foi que liguei.

Após dimensionar a amperagem de todo o sistema, peguei direto do quadro de distribuição, antes dos disjuntores, até a house mix, não lembro a bitola dos fios, passando por um disjuntor de 32A que está na house mix, no qual liguei o PC9002. Na primeira tomada do PC9002, ligo o PC4000, onde estão ligados todos os periféricos. Nas últimas 2 tomadas do PC9002 ligo as caixas ativas(pa e retorno), uma tomada para cada lado da igreja.
Ligando desta forma ao acionar um único botão(PC9002), ligo todo o sistema, e como ele tem sequenciador de acionamento, é ligado primeiro o PC4000(todos os periféricos), e por último as caixas, para não dar aquele "ruído" nas caixas, dos periféricos sendo ligados. Ao desligar o princípio é o mesmo.

Você pode também colocar disjuntores nas 2 saídas para as caixas ativas/amplificadores.

espero ter ajudado em algo.

Artur,

Valeu pela dica.

Vejamos se estou correto nos cálculos:

Consumo em amperes:

SXA 360
600w, em 110v. Me dá um consumo de 5,45a.. Está certa essa conta?

Como tenho 4 dessas, são 21,8a.

Com mais as 2 SXA 250, são mais 5,45x2.

Só das caixas 32,7a, mais os subs 2x6,36=12,72a

Então só de caixas e subs, 45,42a?
É isso?

Então a PC-9002 não suporta, já que ela só suporta 32a?
É isso?
 
É isso mesmo, tudo certo. Você poderia trabalhar com 220, se possível, ou realmente ter que comprar 2 PC9002, mas tive informação que o PC9002 foi descontinuado, você encontra ainda alguns no mercado, ou podeira comprar 2 PC9003 que a única diferença são as 4 tomadas powercon. Não conheço se existem algum de outro fabricante que suporte mais que 32A. Para os periféricos o PC4000 ou o PC8000.
 
Artur disse:
É isso mesmo, tudo certo. Você poderia trabalhar com 220, se possível, ou realmente ter que comprar 2 PC9002, mas tive informação que o PC9002 foi descontinuado, você encontra ainda alguns no mercado, ou podeira comprar 2 PC9003 que a única diferença são as 4 tomadas powercon. Não conheço se existem algum de outro fabricante que suporte mais que 32A. Para os periféricos o PC4000 ou o PC8000.

Meus equipamentos são todos 110v...
O que sao essas tomadas powercon?
Vou pegar aquela tua dica e falar direto com a pentacustica, pra ver como eles me indicam o melhor esquema.

Valeu mesmo a ajuda Artur.
 
Para explicar, melhor exemplificar, as suas SXA 360 tem conector powercon. Se puder, fala direto com o Henrique, ele vai te explicar tudo o que você precisar, depois posta o que você decidiu.
 
Artur disse:
Para explicar, melhor exemplificar, as suas SXA 360 tem conector powercon. Se puder, fala direto com o Henrique, ele vai te explicar tudo o que você precisar, depois posta o que você decidiu.

Beleza,

To fazendo um estudo aqui junto ao pessoal da Pentacustica, provavelmente vou pegar transformadores e condicionadores...
 
Salvo engano esses 45 amperes (não conferi a conta) são de pico, e os 32 amperes do pentacústica são constantes.
Ligue lá e pergunte, são muito atenciosos em responder...
 
Acabou que nas opções que tinhamos, optamos pela menos segura e mais barata.

Na nossa igreja, tem uma pessoa que trabalha na microsol, então estamos utilizando transformadores/estabilizadores que compramos em preço bem bacana.

Não é o ideal, mas tem aguentado bem.

Valeu a ajuda pessoal.
 
Back
Topo