Direct box invertido???

Felipe Duarte

New Member
Bom pessoal, é o seguinte:

Tenho um caixa ativa que só tem entradas desbalancedas (p10) e preciso enviar o sinal da mesa a 8 metros. Como a essa metragem não é aconselhavel usar cabo desbalanceado, então pensei se existe a possibilidade de usar um direct invertido.

Ligaria o sinal da mesa balanceado até a caixa e ligaria um cabo P10 desbalanceado pequeno até a entrada da caixa.

Dúvida: Posso fazer isso? funciona? alguem ja tentou?

Obrigado.

att.
 
8m não deveria ter problema com interferência. No entanto, se há o problema de ruído, podes tentar jogar com a estrutura de ganhos: aumente o sinal que sai da mesa e diminua o volume na caixa. É claro que vale a pena ouvir no fone o sinal que sai da mesa, para ver se a fonte do ruído não é anterior.

Quanto à pergunta, sim, uma DI passiva teoricamente vai fazer isso que queres, sem problemas. Uma ativa ainda precisaria de alimentação externa.
 
muito bom o tópico!! Mesmo fazendo o que nossos amigos em cima propôs, queria saber se posso ligar o Direct Box invertido no esquema que ele colocou.
 
Felipe, em teoria, qualquer circuito passivo é uma via de mão dupla.
Na prática, um direct box passivo pode sim funcionar em fluxo contrário, ou seja, para desbalancear o sinal.

Mas como já foi dito acima, verifique se o ruído não vem de outra coisa. Escutar o Master através do fone vai ajudar nisso. E a estrutura de ganhos também é muito provável.

Agora, fora isso tudo, nunca vi uma caixa amplificada sem entrada balanceada... Será que não é um P10 TRS? Já viu o manual?
 
gabriel_equalize disse:
Agora, fora isso tudo, nunca vi uma caixa amplificada sem entrada balanceada... Será que não é um P10 TRS? Já viu o manual?

Esse modelo de caixa da CSR 3000A não tem entradas balanceadas. 2 entradas p10 TS que comutar entre mic e line através de uma chave seletora e 1 entrada RCA
 
Pois é Gabriel, na verdade abri esse tópico para ajudar o nosso amigo Joseas_Junior, e tentei procurar o manual e nao fala nada sobre as entradas da caixa.

Inclusive ele se arrependeu de ter comprado apenas pelo preço, e isso serve de exemplo para outras pessoas/igrejas que só olham o preço e esquecem da qualidade. Mas como a função do SAV é ajudar indepentemente do equipamento, abri para tentar um solução que eu não sabia se funcionava.

Valeu pelas suas palavras.
 
Amigos para uma melhor compreensão sobre o assunto Direct Box diante de uma situação parecida porem com equipamentos diferentes Seria uma mesa de som Behringer com saída XLR balanceadas porem estou ligando direto no amplificador o qual a entrada é P10 desbalanceada o cabo hj tem apenas 1,5mt porem estou querendo usar um cabo de 20mt a fins de tira o amplificador de perto da mesa e leva-lo para perto dos amplificadores diminuindo assim o cabo que interliga o amplificador as caixas que hj e de 20 metros para 2mt diminuindo perda de potencia e interferências.

Então o X da questão é: Seria possivel e correto,Ligar um cabo Balanceado XLR de 20 mt da mesa ao Direct Box passivo e depois um cabo P10 de 2mt Desbalanceado do direct Box ao amplificador ?

E o principal objetivo com isso estarei mais protegido das interferências e no final irei ter um menor perda de potencia com os cabos ?
 
No seu caso, é melhor usar um cabo desbalanceado menor da mesa para o amplificador, porque o cabo que você liga a potência nas caixas, deve ser um cabo paralelo, e pelo sinal ser amplificado você não tem interferências.

Para ter uma perda menor de potência, você deve estar com cabos dimensionados da forma correta.

Existe uma tabela no site da Studio R que tem as dimensões corretas de acordo com a potência do amplificador.

http://www.studior.com.br/artigos.html

Você liga amplificador perto das caixas, quando você tem uma distância muito grande e os cabos ficam pesados para transporte.

Abraço
 
Como disse o Felipe acima, os cabos do amplificador para as caixas não pegam interferência. Nesse sentido, não vais ganhar nada.

Diminuindo os cabos de sinal amplificado, as perdas diminuem e o fator ade amortecimento aumenta, mas na maioria das situações reais a diferença não vai ser sentida. Só você pode tastar se vale a pena, mas eu duvido muito.
 
Bom como testa eu ate posso pagar para ver porem como eu poderia realizar esse teste sem ser com o meu ouvido mais sim com algum equipamento.
 
Felipe Duarte disse:
Valeu!

Eu vou testar esse direct box invertido amanha, se der certo eu posto aqui.

Não se sinta pressionado rsrsrsrs mas gostaria muito de saber se vc testou neste fim de semana.

aguardando os resultados!

:D
 
Não se sinta pressionado rsrsrsrs mas gostaria muito de saber se vc testou neste fim de semana.

rsrsr... ser ser pressionado eu respondo:

Funcinou, mas com algumas resalvas!!

1° - Eu não tive como testar com uma entrada mono.
2° - Você precisará de um cabo com os dois plugs XLR fêmea, para ligar um direct em outro.
3° - Você precisará de dois direct's.
4° - No meu caso, mesmo com um cabo de 10 metros desbalanceado eu não tive interferências. Então não tive como saber se realmente acabaria as interferências.Teoricamente sim!

Fiz um esquema de ligação para ficar mais fácil o entendimento.

[attachment=0]

Qualquer dúvida, estou a disposição.
 

Attachments

  • Esquema.jpg
    14 KB · Visitas: 342
Opaa Felipe, muito obrigado aê pela colaboração aki!!!

mas me diz uma coisa, eu não entendi pq usar 2 DI... se a gente usar a saída MAIN XLR da mesa (mono) direto no 2º DI invertido não faria o mesmo efeito não?

esse ruído que estou tendo aqui é tipo um sxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii constante, claro que quando se coloca alguma coisa pra tocar ou começa a falar fica imperceptível, mas acredito teoricamente que com cabeamendo balanceado não teria ruido nenhum... estou correto neste ponto de vista ou sempre haverá um chiadinho?
 
Você precisa de 2 direct's porque a saída balanceada da mesa tem o sinal ''alto'' (sinal de linha), e o direct tem o lado XLR ''baixo'' sinal para microfone.

Você liga o 1° direct para ''reduzir'' o sinal da mesa, e depois usar o outro para ''tranforma-lo'' em P10 novamente.

O ruído pode ser provocado por cabos mal soldados, por ganho excessivo, pela rede de energia do local, etc.

Sugiro você ligar um fone de ouvido na mesa e ouvir se existe o ruído.
Você também pode ligar um instrumento qualquer direto na caixa pra ver se o ruído vem dela.
Caso nao seja nada disso, tente aumentar o ganho na mesa e abaixar na caixa.
Se nada der certo, tente esse do direct invertido.

No caso do direct, tente conseguir emprestado pra ver se resolve o seu problema antes de comprar.

Boa sorte.
 
Não acho 8m um comprimento grande o bastante para justificar o gasto com 2DI's.
Tenho cabos de 8m que funcionam perfeitamente sem ruidos e "sem perdas".
 
Back
Topo