Divisor Passivo.

Olá amigos do SAV, vamos montar duas caixas de som 3 vias para a nossa igreja com os seguintes componentes.

Tweeter ST300
Drive D250
Alto Falante Selenium 10px

A duvida é com relação ao divisor de frequência passivo qual o melhor modelo segue as sugestões que me deram:

http://www.criosom.com.br/loja/divisoresdefrequencia-divisordefreguencia3viadf253h-p-943.html

http://www.criosom.com.br/loja/divisoresdefrequencia-divisordefrequencia3viadfa3w3fn-p-1020.html

http://kadoshiinstrumentos.loja2.com.br/2242595-Divisor-de-Frequencia-Lider-3-vias-250W

Qual o melhor modelo custo beneficio, aceito sugestões, obrigado.
 
Paulo Cesar

Pelo que vi, nenhum, mas nenhum mesmo, são de segunda ordem. Só para dar um embasamento, os divisores de segunda ordem ou 12dB são feitos os graves e os agudos com uma bobina e um capacitor, os médios são um passa faixa com duas bobinas e dois capacitores, esse compridinho é um resistor que pode ser usado em série ou em L-PAD e servem para atenuar tanto nos médios como na alta, ou seja todos esses são de 1ª ordem e que eu saiba o de 2ª ordem tem que ser aos pares, ou seja os graves e os agudos teriam que ter obrigatóriamente 2 bobinas e 2 capacitores,,,etc.etc
Mas vamos ao mais importante, se é para fazer um de 1ª ordem, sairia mais barato voces mesmo fabricassem. A maioria das calculadores lhes darão quais as bobinas, e quais os capacitores, só dão mais trabalho, pois vai ser artesanal, fora que para uso doméstico é interessante, mas para uso de igreja, que eu particularmente chamo de profissional, não o será, pois não fará um bom corte e tão pouco dará uma segurança.
 
Analisando pelos cortes descritos pela selenium o que melhor atende é o nenis DF253H este modelo no site da nenis descreve com 2ªordem e tem atenuador para as altas
 
A sensibilidade desse falante é muito baixa, mesmo com este divisor da Nenis, o driver e tweeter vão falar bem mais que o falante.

Sensibilidade de cada transdutor:
10PX
92 dB

ST300
108 dB

D250
106 dB

Além de ver a recomendação de freq. de corte mínima para o driver é necessário ver a também a frequência de corte mínima sugerida pelo fabricante da corneta.

Dependendo do custo, talvez, compensa mais investir em uma caixa pronta de baixo custo como esta:
http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=517&dep=1&codigo_categoria=15&tipo_busca=categoria
 
Posso mudar o alto falante ainda não comprei. Quanto a comprar outras caixas não esta no nosso projeto devido aos custos. Pode ser outro modelo de divisor.

[/align]
 
É necessário saber o quanto você pretende gastar no máximo com o falante e divisor.

Na faixa de preço do 10 PX deve ter o 10 PW3, mas pesquisando talvez você encontre outro falante de 10" com uma sensibilidade maior.

Quando puder, leia o texto a seguir, especialmente, na parte O Divisor de Frequências.

http://sites.mpc.com.br/albuquerque/dicas/rosacaix/madebr.htm

Com um divisor de frequências de 1ª ordem bem projetado, "no ouvidômetro mesmo", você pode conseguir um resultado sonoro melhor do que um divisor de 2ª ordem genérico.
 
[attachment=712]Boa tarde Kadu,

Já ouviu falar em propaganda enganosa ou erro de gráfica,,pois é, muito simples
se não estiver errado, desculpem, não sei desenhar, mas creio que é mais ou menos assim

[attachment=712]
 

Attachments

  • divisor 2ª ordem.png
    divisor 2ª ordem.png
    114.8 KB · Visitas: 27
Paulo Cesar,

Qual o modelo das suas caixas de 10"? Selada ou Refletora de Graves? Qual a finalidade dessa caixa? Sinceramente, as chances de dar errado nessas escolhas de falante e divisor são muito grandes.

Qual a potência que cada caixa irá receber do amplificador? Você vai usar as duas em paralelo em um canal do amplificador ou uma em cada canal?
 
mas vou te dar uma dica,,,,esquec isso de caixa com 3 vias, como o falante é de 10" eu ira com duas vias mesmo, pois com 3 vias dá um trabalhão para fazer o correto,,,por isso o amigo acima falou que so com os capacitores dá melhor que com um de 2ª ordem.
Seguinte, com um falante e um driver de Titânio de 1" voce terá um corte de 2.000 Hz, e com isso voce terá o melhor que o falante pode dar e protege bem o driver, além que aquele som metálico vai sumir um pouco.
Dê uma lida no site do homero Sette...eu creio que seja homerosette.com.br lá tem um texto sobre falante + driver que é bem interessante, e inclusive dá umas dicas sobre o divisor.
 
Estas caixas não vão refletir grave pois vamos montar uma caixa de sub com um alto falanter SUB 15C da oversound, as caixas vão ser usadas na igreja e pretendemos fazer estas caixas para aproveitar os componentes que temos como os st300 e os d250. A caixa que vamos usar é este nodelo. Na mesa de som temos ligado 5 vozes, 02 violóes e 1 teclado. O sub só temos o alto falante o resto vamos ter que comprar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587841262-caixa-de-som-gabinetes-10-2-e-3-vias-_JM
 
Desculpe, não consegui mais abrir os paper's do professor.
Mas como poderá ser com duas vias, dê uma olhada nesse divisor da Nenis,,,o DF372TI

Boa sorte


Estou insistindo em duas vias, por experiencia própria...é outra coisa quando temos uma caixa de duas vias para outra de
3 vias.....é imensamente mais fácil.....
Quanto voce já ter os produtos, será que não conseguiria vender esses 2 drivers e ST e comprar um conjunto de 2 TI + cornetas? pense nisso


Eu acredito que era o Isinho que falava assim,,,

corre que é Bino..

é mais ou menos isso, uma caixa que o projeto não é para determinado falante,,,corre irmão que isso é cilada.
Um conselho melhor seria comprar uma ativa,,,,mas eu bem sei o que é isso em igreja, e na maioria das vezes com o tempo vão gastar o dobro, mas não vão nem querer ouvir em investir um pouco mais e melhorar o áudio do templo.
 
Heriberto,

Em relação ao divisor DF353 H, no site da Nenis tinha a o gráfico da resposta de frequência de cada via do divisor. Daí ficaria fácil de ver em qual via o filtro é de 2ª ou 1ª ordem, se o mesmo é passa-baixa, passa-alta ou passa-faixa. Mas não consegui visualizar tal gráfico.

http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF253H

Na figura a seguir, à esquerda dos capacitores está escrito 6dB/8ª filters configuration, então, tal divisor deve ser de primeira ordem mesmo.

--L--- falante

--C--L--R driver

--C--- tweeter

Divisor%20de%20Frequencia%203-VIA%20DF253H=1.JPG
 
Paulo Cesar,

Reforçando o que o Heriberto disse.

Já tivemos na nossa igreja uma caixa de 3 vias composta por um falante de 15”, driver fenólico d200 e tweeter ST302 com o divisor DF453H da Nenis. O divisor até que deu uma melhorada no timbre da caixa, mas mesmo assim, substituímos ela por uma caixa de duas vias com driver de titânio porque o timbre dos médios do driver fenólico para voz era muito irritante - quando alguém gritava no microfone então, era insuportável. Sem dúvidas, gostamos bem mais da qualidade dos médios do driver de titânio. Não só dos médios como dos agudos também, mais suaves em relação ao tweeter. A combinação driver fenólico+tweeter para sistema de som profissional, principalmente de pequeno porte, está ultrapassada há um bom tempo já.

Sinceramente, a melhor forma que vejo de você aproveitar esses drivers e tweeters é vendendo os mesmos ou montar uma caixa para uso em carro de som para divulgar os eventos da sua igreja, rsrs. Caso contrário, você estaria adquirindo mais coisas para um futuro próximo ficarem paradas.

Sugiro que pesquise sobre a teoria de caixas acústicas. Da forma que você está querendo montá-las, escolhendo um falante e driver qualquer para inseri-los em um gabinete/corneta qualquer, a chance de você ter uma caixa com baixo desempenho será muito grande, bem como de queimar os falantes e drivers. Resumindo, o barato sairá caro.

Em relação ao crossover, você precisará de no mínimo uma ativo de 2 vias para cortas as altas frequências do SUB e para cortar as baixas frequências dessa caixa de 10”.
 
Boa Noite, quero agradecer pelas idéias, vou explicar melhor os equipamentos que temos e quais as nossas idéias já que não dispomos de muita grana a ideia seria aproveitar o que temos. Hoje temos no 02 caixas de som Staner 120f o que não gostamos nela é o tweeter que é piezoeletrico, no retorno temos duas caixas com alto falante de 15 polegadas selenium e um tweeter st300 e ainda temos 02 tweeter st300 e dois drive d250 e temos também um alto falante oversound SUB 15C que pretendemos fazer um sub, a ideia inicial era tirar os retornos e colocar as staner por serem menores no retorno e montar as duas caixas de 3 vias com alto falante de 10 polegadas já que o nosso pé direito é de apenas 3,20m para uma igreja que mede 12m x 12m, gostaria de ter um orçamento maior o que nos foi liberado foi apenas 1400,00 para as caixas e ainda consertar um amplificador. Eu até pensei em trocar o tweeter e o divisor da staner e colocar um drive dti nela. Sei que o projeto é complicado mais conto com a ajuda de vocês.
 
Quero agradecer pela ajuda de vocês e o grande problema é a falta re grana, pensando no foi falado pensei no seguinte temos na igreja duas caixas de som Staner 120f, gostamos do som da caixa a unica coisa que não gostamos são o tweeters piezoelétricos então pensei no seguinte trocar o tweeter por drive ti e o divisor de frequencia o que vocês acham dessa ideia.

Upper 120 F especificações
A caixa acústica trapezoidal tipo full range com crossover passivo
interno em 2 vias , contendo 2 alto falante de 10´´ e 1 tweeter
piezoelétrico.
Potência.......................................................... 120 WRMS
Impedância...........................................................8 ohms
Resposta de Freqüência.......................................60 hz a 16 khz ( +/- 3dB)
SPL (1W@1M).......................................... 96 dB
Conexão......................................................TRS ¼’’ ( P110)
Dimensões................................................. 330x680x280mm.
Encaixe para pedestal
Peso: ........................................................... 15Kg

Drive Oversound:
http://www.oversound.com.br/produtos/drivers/drivers/dti-2540/

Corneta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581132200-par-de-corneta-plastica-quadrada-mini-lc-150-preta-02-pcs-_JM

Divisor de Frequencia
http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF372TI
 
José Claudionei disse:
Matheus Mendonça
Esse divisor é de 12db/8ª sim. A informação 6 db/8ª refere se a atenuação do driver.


José,

Se o Heriberto disse que o divisor DF253 H era de 6dB/8ª e que havia um erro no site e tal é porque ele tinha fundamentos para isso. É normal esse tipo de erro (de digitação) em sites e, neste caso, não foi intencional. Enviei um breve e-mail à Nenis informando que não estava conseguindo visualizar o gráfico de resposta de frequência desse divisor, e com a pergunta:

Todos os filtros deste divisor são de 1ª ordem? Porque no site está escrito 2ª ordem, mas não entendo como isso seria possível somente com 2 capacitore e 2 indutores.

Veja a resposta:


Bom dia Matheus

Muito grato pela observação, vc está correto.
Nosso site tem erro. Este produto é construído em 6dB/8ª e não 12 como está no site e também não consegui visualizar o gráfico.
Iremos providenciar a correção. Mais uma vez grato pela observação.
O gráfico está em anexo

Nicolau


A Nenis já atualizou no site os dados técnicos para esse modelo de divisor. Agora não resta mais dúvidas de que ele é de 6dB/8ª.

http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF253H

A Nenis está de parabéns pelo atendimento..
 
Ok Mateus.
A minha afirmação foi baseada nos dados do site, que como voce mencionou já foi corrigido hehe...
Sem problemas e parabéns para a NENIS!!! Uso nos meus monitores o Df902ti, ótimos produtos.
 
Paulo Cesar,

Continuo achando que vale mais a pena você vender as caixas da Staner do que mexer nelas. Com este orçamento, investiria em duas caixas passivas como estas:

http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=516&dep=1&codigo_categoria=15&tipo_busca=categoria

Para nao mexer na estrutura na caixa, você poderia usar a corneta separada dela.

Sobre a corneta, escolha um modelo que seja recomendado pelo fabricante do driver. Porque cada corneta é projetada para trabalhar em uma dada faixa de frequência. Mesmo com o divisor adequado para o driver vc pode queimá-lo por causa da corneta inapropriada.

Veja no link a seguir os modelos de cornetas recomendando pelo fabricante para o driver d220ti.

http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/dd7b0cf5224cc611fd82d545ec350f8d.pdf

Em relação ao SUB, o seu amplificador vai ter que fornecer para ele no mínimo 600 W ou 960 W RMS, o ideal mesmo seria 1200 W RMS. Caso contrário, esqueça o SUB por enquanto porque o falante e/ou amp irão para o espaço.


Tranquilo José,
Estude sobre Divisores de Frequências com Atenuação que você descobrirá o erro na sua última afirmação.
 
Back
Topo