Dobro da nominal ou musical ?!?!

Gente, por falta de conhecimento, o camarada tomou esse rumo e formou essa opinião. Infelizmente generalizou todas as ativas como uma coisa ruim (por isso perguntei o que ele ouviu para ter essa opinião) e isso fez ele optar por um sistema passivo achando que teria qualidade muito superior, mas também pecou na escolha das caixas Leacs 3 vias e sub automotivo ainda mais sendo o proposito um HOME STUDIO.

Porem só criticar a decisão dele não vai ajudar agora, ele tem um bom rack na minha opiniao.
1DBX + 2 Crown XLS. Falta as caixas... Seria util indicações de passivas dentro do orçamento dele ou dicas para tentar aproveitar melhor o que ele já tem. No final acho que ele consegue sim um bom sistema para lazer pessoal, locação para pequenos eventos,etc... porem com qualidade inferior ao "padrão studio".

Isso claro, se ele ainda tiver interesse em participar.
 
Bom, já que agora o Sandro resolveu retomar a produtividade, sem desqualificar (por inércia / alienação pessoal ou porque estou "diferente da maioria"), e desistiu de se divertir jogando todo meu projeto no lixo. Acho que podemos prosseguir, então...

Sim, acredito VEEMENTEMENTE que podemos aproveitar o investimento nesse FANTÁSTICO setup, SUMPLEMENTANDO com re-manejos pontuais, eliminando/substituindo talvez a parte menos eficiente.

Primeiro, certamente eu não manjo de cálculo de litragem sonora, e posso pecar em escolher um transdutor incompatível com o gabinete Leacs, MAS pelo que tenho visto no mercado (julgando pelo achismo), tenho a intuição que esse gabinete de 3 vias aceita muito mais que 150 watts que atualmente ele tem. Julgando nessa pegada do achismo visual, eu percebí que tem muitas "multiuso" dessas por aí, bem menores porém com potências nominais ditas superiores.

Como venho dizendo : pretendo no futuro eliminar os divisores passivos, e adicionar ao setup um terceiro amp para as vias altas.

Podemos então EVOLUIR e CONTRIBUIR com o tópico seguindo essa linha.

- Como aproveitar as vias altas desse gabinete com esse terceiro amp? Quer seja não usar (como dito) driver fenolicos?! Por que? Por que músicos detestariam terem amplificadas as frequências promovidas por esses componentes? Realmente boiei nessa...

- Quanto ao sub automotivo ninguém conseguiu propor uma solução ao problema. Lembrando : um amp Crown XLS de 1100w em 4O. E a princípio somente conseguí encontrar AF Pro em 8O. Por que?

PS: corrigindo o Sandro, são dois amps, um XLS1000 outro XLi2500.
 
LeonardoPRC disse:
- Quanto ao sub automotivo ninguém conseguiu propor uma solução ao problema. Lembrando : um amp Crown XLS de 1100w em 4O. E a princípio somente conseguí encontrar AF Pro em 8O. Por que?
Ou assim : porque os PRO são quase todos em 8 Ohms? Todas essas empresas de dezenas de anos de mercados são burras?Nao sabem que brasileiro não tem grana para comprar um amp mais potente?Seria um complô contra povo baiano e carioca fabricar Af de 8 Ohms somente?..
Ou  , quem sabe ,tem ALGUMA razão para isso e despreza generalizada dos profissionais do ramo profissional de audio pelos todos esses woofers automotivos de brinquedo para surdo-burros com grana (aqueles quem não sabe onde meter o dinheiro gastando valores compatíveis com próprio carro)  TEM TUDO A VER COM COMPRESSÃO TÉRMICA? E com BAIXA SENSIBILIDADE? E com aquela hilária suspensão de camisinha na borda?E etc etc?
Amigo Leonardo!
Gasta um pouco de tempo e estuda , por favor , algumas matérias dos tópicos relacionados ja discutidos neste fórum.Me sinto honrado em pedir isso em nome dos colegas deste maravilhoso espaço.Sem demagogia e porção daquele papo "estilo StudioR" ..
Abrcs,
andry110   
 
Então, resolví abrir a caixa Leacs para examinar os componentes e tentar compor um range de frenquencias no Processador, e a decepção só piorou. Realmente a fullrange é um lixo. Se eu estava correndo das "multiusos" medíocres, essa caixa 3-vias não foge esse padrão promíscuo. O tweeter e o driver fenolico (de plástico cheios de rebarbas, sem marca/modelo/especs) são exatamente mais das mesmas piores caixas existentes no mercado.

Como a conta já ultrapassa o orçamento, penso em antecipar a fase do upgrade da Leacs, "apenas" arrancando tudo de dentro,  transformar em 2 vias com Woofer + Driver Ti, da seguinte forma :

Woofer JBL Selenium 15PW7 (300w 8o, 40/4.500Hz, 97dB SPL)
Driver JBL Selenium D220Ti (80w 8o, 1.500/21.000Hz, 109dB SPL)

Ocorre que como ainda não posso investir num terceiro amplificador, e também acho melhor talvez dispensar o uso de divisor/capacitor, penso em limitar a frequência dentro da faixa do driver. Principalmente para protegê-lo. Parando o subwoofer em 1.500Hz, iniciando a fullrange a partir desse filtro.

Sei que estarei injustamente igualando o range de atuação das duas vias.

- Ou seria melhor usar um divisor e liberar o filtro pelo woofer?
- O que eu posso fazer para melhorar a qualidade dessa caixa?
 
Primeiro se vc for mudar de 3 vias para 2 vias e comprar outro falante e logicamente o driver, você está trocando praticamente tudo. Vai descartar o tweeter antigo, drive fenolico antigo e falante antigo e divisor antigo. E aproveitar somente o gabinete. O gabinete tem 3 furos, correto? O que vai fazer com as peças avulsas que sobrar? Não seria melhor vender a cx 3 vias completa funcionando e partir para uma nova 2 vias. Acho mais vantajoso financeiramente falando.

Depois da caixa pronta.
Se for passivo, vai precisar de um bom divisor 2 vias. Geralmente o pessoal usa da marca Nenis.
Se for abrir mão do divisor e fazer tudo no processador. vai precisar de um 3 amp. Ou abrir mão do stereo e usar o amp que já tem, 1 canal para falantes e o outro canal para os TIs.
 
AltVan13 disse:
Como assim subwoofer em 1,5 KHz?????????

Segundo o manual, o sub suporta :

"Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . 37 a 2.000"

Sandro Oliveira disse:
Primeiro se vc for mudar de 3 vias para 2 vias e comprar outro falante e logicamente o driver, você está trocando praticamente tudo. Vai descartar o tweeter antigo, drive fenolico antigo e falante antigo e divisor antigo. E aproveitar somente o gabinete. O gabinete tem 3 furos, correto? O que vai fazer com as peças avulsas que sobrar? Não seria melhor vender a cx 3 vias completa funcionando e partir para uma nova 2 vias. Acho mais vantajoso financeiramente falando.

Sim! Deixar a caixa oca, guardar os componentes e/ou passar adiante. De preferência remontando e despachando. Pois como não sou do ramo, provavelmente demore conseguir achar o besta. Pois senão teria que estancar o projeto até conseguir vender.

Penso em isolar/tapar o buraco do tweeter (3a. via). Medida provisória é temporária...

Eu gostaria MUITO de partir para as caixas indicadas e recomendadas aqui no tópico. Marcas conceituadas etc. Mesmo que no caso fosse passivas. Preferia mesmo! Além de elegantes, sofisticadas é bem nítida a superioridade, seriedade na fabricação. Mas realmente o custo, no momento inviabiliza. Infelizmente!

Sandro Oliveira disse:
Depois da caixa pronta.
Se for passivo, vai precisar de um bom divisor 2 vias. Geralmente o pessoal usa da marca Nenis.

O driver ti já acompanha esse divisor :

Capacitor Epcos Eletrolítico 22 uf X 100V para Cornetas:
Capacidade: 105° CELSIUS
Marca: JWCO
Dimensões: 6 X 12 mm
Radiall

Presta? Atende?

Sandro Oliveira disse:
Se for abrir mão do divisor e fazer tudo no processador. vai precisar de um 3 amp. Ou abrir mão do stereo e usar o amp que já tem, 1 canal para falantes e o outro canal para os TIs.

Sim! A ideia futura é dispensar o uso de divisores passivos aderindo um 3o. amp. Pois segundo "vocês", e logicamente raciocinando, div passivos são menos eficazes, ainda mais tendo-se um crossover ativo que fará esse serviço muito mais eficientemente. Confere?!
 
Leonardo;

Ainda que o falante que vc está pretendendo usar aguente, nunca vi sub cortado nesta frequência. Pessoal usa no máximo 120 Hz.
Como vc está vendo, pra nós que não dominamos o assunto, fica caro montar um projeto com caixas de fabricação própria se quisermos um equipamento com qualidade. Fazer o que vc está cogitando com relação ao gabinete das Leacs  vai na contramão do que tenho aprendido aqui: primeiro vc define o falante, depois monta o gabinete p/ ele de acordo com as especificações do fabricante.
 
Se eu fosse voce tentaria vender a cx 3 vias completa para comprar uma 2 vias. (começar do zero). Mas voce ja explicou e descartou essa hipotese.
Então sobrou o caminho de trocar os componentes e remendar o gabinete (nao vou considerar medições complicadas e casamento gabinete com falante conforme o AltVant13 mencionou). Como pretende fazer tudo multiamplificado depois eu não compraria divisor passivo. Sacrificaria o "stereo" temporariamente e usaria woofer em um canal e driver no outro e corte tudo via processador.
Um par de bons divisores vai gastar no minimo uns 300 reais. Esse negocio de cortar com 1 capacitor é para o pessoal do som automotivo.
 
Sandro Oliveira disse:
Se eu fosse voce tentaria vender a cx 3 vias completa para comprar uma 2 vias. (começar do zero). Mas voce ja explicou e descartou essa hipotese.

Supondo por exemplo que eu disponibilize à venda na ML, teria que desvalorizar cerca de 100/150 reais, para compensar e atrair um comprador. Isso x2 caixas são 300 reais de prejuízo no mínimo.

Sandro Oliveira disse:
Então sobrou o caminho de trocar os componentes e remendar o gabinete (nao vou considerar medições complicadas e casamento gabinete com falante conforme o AltVant13 mencionou).

Sim, estou fadado a 3 caminhos : 1o. deixar do jeito que está, e tolerar a péssima qualidade sonora da Leacs com seus div passivos que contribuem para sons estridentes e incomodativos etc; 2o. tentar vender, arcando com o prejuízo da desvalorização; ou 3o. remendar a Leacs para amenizar a burrada.

Sandro Oliveira disse:
Como pretende fazer tudo multiamplificado depois eu não compraria divisor passivo. Sacrificaria o "stereo" temporariamente e usaria woofer em um canal e driver no outro e corte tudo via processador.

Ok! E o cabeamento? Seriam 2 cabos PP individuais para alimentar o woofer e o driver ? Poderia ser apenas um cabo PP-3-vias, porem com isso posso unir o neutro dos canais A e B?

E por falar nisso, partindo para um gabinete 2-vias, não seria melhor partir e se existe gabinete "profissional" apenas para drivers? E deixar o woofer sozinho num outro gabinete?

Sandro Oliveira disse:
Um par de bons divisores vai gastar no minimo uns 300 reais. Esse negocio de cortar com 1 capacitor é para o pessoal do som automotivo.

Por falar, essas caixas renomadas de 2-vias, certamente utilizam um divisor passivo dentro. Esse divisor seria tipo um "Nenis"? Esses divisores dito superiores com bobinas+capacitores etc conseguem realmente ser mais efetivos que apenas capacitores? - pois pelo que "estudei" qualquer tipo de div passivo estará fadado a baixo rendimento, alto consumo, gerando calor, desperdiçando potência etc. Como se explica superioridade nessas caixas renomadas se as mesmas usam "porcaria" de div passivos?
 
Leonardo, a desvalorização vai ser muito maior vendendo separado. Na minha opiniao remendar a Leacs e vender TUDO o que sobrar separado não vai amenizar a burrada. Vai aumentar a burrada. Vc vai vender praticamente TUDO uma verdadeira feira: 2 woofers, 2 tweeters, 2 drivers, 2 divisores e ainda vai ficar com um gabinete remendado para substituir depois. Fazer caixa separada para corneta igual equipe de funk dos anos 80, vai bagunçar mais ainda o projeto.

Vc precisa de uma caixa passiva com componentes medianos, tudo cortado e amplificado pelo rack que já tem montado.
Vai dar um bom som. Se vai usar divisor passivo de qualidade ou usar o processador a decisão é sua.
http://4vias.com.br/shop/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=15&dep=1

Procure um artigo sobre corte de frequencia, crossovers, etc.. para vc ler. Existe corte de 1, 2 3, 4, ...ordem, filtro isso, filtro aquilo, etc...
Para vc ter uma noção, se vc colocar o capacitor no drive, digamos que vc resolva o problema do driver.
E o falante vai ficar em ligação direta? não vai ter corte superior não? Vai falar as mesmas frequencias do driver?
Entre no site da Nenis e vai ver que tem divisor de 2 vias e 3 vias. O que é isso?
2 vias - entra o sinal com todas as frequencias e tem 2 saidas SEPARADAS uma para o driver e outra para o falante.

Sobre o cabeamento. A sua caixa tem qual conector? speakon 4vias ou P10?
 
Ok, entendi o lance da caixa e a intenção de deixar meu projeto impecável. Sou adepto também ao perfeccionismo, então na adaptação vou procurar manter tudo da caixa guardado (espelho P10 etc) para o besta levar. Enquanto ele não vem, vou usando-a.

Então, quanto ao assunto do divisor passivo notei que : quanto mais se estuda e aprofunda sobre divisores mais (me) convence que é uma ideia "inútil".
Ponderei : tenho um raio da galáxia de um Processador, e iria gastar quase 300 paus num divisor Nenis de 2a. ordem, no qual ainda iria fazer um serviço "meeiro" ?! #PartiuComprarOutroAmplificador - Fazendo parte da família agora um 3o. Crown, o XLi800 para as vias altas (driver ti).

O dilema agora é como eu vou fabricar (montar) o cabo PP. A propósito, Sandro, eu havia entendido seu questionamento. Realmente o speakon são 4 vias, e é seguindo esse raciocínio que vou montar o cabo trocando o espelho da caixa para speakon. Mas o dilema é bitola e rabicho.

Penso em na ponta do amp, armar um "Y" com dois speakons  2-vias cada, cada um para um canal. Na outra ponta da caixa, logicamente o speakon final 4-vias...

A questão da bitola : como eu já havia entrado em parafuso quanto a opiniões antagônicas sobre bitola (uns falam que 0,50 é o bastante, outros falam a depender até cabo de alta tensão (6,00/7,00...)), venho usando o 0,50, pois de certa forma estou cético da necessidade de em 6 metros de comprimento a necessidade de bitola superior a isso. De qualquer forma, voltei da rua hoje com um cabo de 4-vias de 1,00mm. É o suficiente? Tem problema a derivação (rabicho Y) ser em 0,50 depois do longo de 1,00mm?
 
É só fazer o cabo 4 vias - de um lado um speakon macho para ligar na caixa e do outro lado deixa no fio puro mesmo ligando direto nos bornes. 4 pernas = 2 vai para o amp de medias e 2 vai para o amp de drives. A instalação é fixa (estudio) , se tiver cuidado e só arrastar para passar uma vassoura, é tranquilo não solta.

Mais profissional, organizado e para galera que vive na estrada. o camarada agrupa todos os amps em um rack, no fundo do rack monta uma regua com speakon femea extras e liga aos bornes dos varios amps como precisar. Aí o cabo fica padrao speakon macho nas 2 pontas.

Pode usar esse fio de 1mm mesmo que já comprou.
 
Sendo assim acho que possa voltar a utilizar o PP 0,50 mesmo.

Upando novamente o assunto do subwoofer. Só uma pequena enquete, quem puder vote sua preferência por favor. Havia feito o pedido do tal Selenium Matador de 800w 4o, só que agora levantei as seguintes contrapropostas :

1. Selenium 15swp 600w 8o 40~3000Hz 97spl 2400peak;
2. Selenium 15sw3p 800w 8o 38~2000Hz 95spl;
3. Oversound sub15c 600w 4o 30~2000Hz 97spl;
4. Oversound 15-st 800w 4o 25~1500Hz 97,5spl.

PS: lembrando que será empurrado por um Crown XLS1000 1100w em 4Ohms ou 700w em 8ohms. Infelizmente não foi possível levantar o conjunto magnético de todos.
 
Back
Topo