Dúvida boba sobre autofalantes

Boa Noite,
Gostaria de saber dos amigos se existe diferença entre autofalantes automotivos, se os mesmo podem ser usados em caixas acusticas para sonorização de igrejas, por exemplo.
Grato
 
Olá Jefferson, seja bem vindo.

Existem diferenças sim. São inúmeras, dava um livro inteiro. Entretanto, podemos citar entre as principais:

1) Falantes automotivos tem impedância de 4 Ohms, enquanto falantes de PA tem impedância de 8 Ohms. A impedância "dita" quantos falantes você pode ligar por canal de amplificador. Enquanto em um carro normal (esse "tunados" são exceção) não há mais que 4 falantes (dois dianteiros e dois traseiros), os sistemas de PA podem ser utilizados com muito mais caixas, dependendo da configuração.

Na prática, tendo na igreja um amplificador que suporta no mínimo 4 Ohms (o mais comum), você no máximo poderia ligar 2 caixas nesse amplificador. É possível ligar mais caixas, mas perdendo potência. Caixas de 8 Ohms permitem configurações mais "maleáveis", por isso são mais utilizadas.

2) Falantes automotivos são feitos para aguentar muito mais Sol e calor (imagine um carro preto deixado por horas no Sol). Se por um lado isso é bom, por outro lado você estará pagando mais por algo que não vai precisar dentro de uma igreja.

3) Pelo fato de serem construídos para aguentar mais Sol e calor, falantes automotivos costumeiramente tem sensibilidades mais baixas, em torno de 85 a 92dB/1W/1m. Baixa sensibilidade não é problema dentro de um carro, visto que os ocupantes estão muito próximos dos falantes.

Já falantes para PA tem sensibilidades entre 93dB/1W/1m a até 102 dB/1W/1m. Ou seja, aproveitam muito melhor a potência disponível dos falantes. Isso é uma GRANDE diferença.

4) Falantes automotivos coaxiais, triaxiais, quadriaxiais, pentaaxiais que tem em uma única carcaça 2, 3, 4 ou até 5 falantes, não suportam altos níveis de pressão sonora . Não aguentam muita potência RMS, logo, não são adequados para sonorização ao vivo. Lembrando que, em termos "normais", um amplificador de 30W RMS/canal em um carro é mais que suficiente. Para PA ...

Mas caixa é caixa. O resultado auditivo tem que te agradar. Se lhe agradar, nada impede que você as use. Mas se você ainda não comprou os falantes, não te recomendo. Se você já comprou e não tem como trocá-los, vá usando, não há problema.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan.

Eu acrescentaria à sua lista a cobertura do falante. Dentro de carros, não há necessidade de cobertura precisa, o que não é fato na sonorização ao vivo. Falantes automotivos têm cobertura irregular, o que geraria muita interferência e cancelamentos de fase numa sonorização ao vivo.

[]'s
 
Olá David, tava sumido...

não entendi muito bem quando você falou "cobertura". Está se referindo a ângulo de cobertura? Dispersão sonora mesmo?

Fernando
 
Oi Fernando.

Estava viajando a trabalho e cheguei esta semana...

Com relação à "cobertura", estava me referindo aos ângulos de cobertura do falante sim...

[]'s
 
Back
Topo