Dúvida com cálculo de potência necessária e caixas

jaderhe

New Member
Olá galera do Sav!

Passei ontem um bom tempo lendo artigos sobre potencia e tals, por que preciso trocar as caixas de som da minha igreja.

O que quero de vocês, é conferir se fiz da forma certa antes de eu mandar um orçamento errado...

partindo da formula ERP= 10^(nivel+TPM+ΔD2-sensibilidade / 10)

entao calculei assim
nivel: 85dB pro ouvinte mais longe da fonte
TPM: 20
ΔD2: 24,08 de acordo com a tabela no artigo potencia uma coisa mais que complicada IV
sesibilidade: 100 - dados de uma attack 400ti

assim, o resultado de tudo isso foi 809, 800W pra arredondar

Agora que vem a parte tenho mais duvida:
se 800W é a potencia necessaria, as caixas precisam ter 400W pra manter a proporção 2:1
como usarei 2 caixas, entao 2 caixas de 200W cada e um amp de 400W por canal seria suficiente?

Está certo ou viajei geral em tudo isso?

Grato
 
Você já tem as caixas?

A potência tem que levar em consideração as especificações de sua caixa, se já tem as caixas é simples deve usar pelo menos 2 vezes a potência nominal das caixas para acomodar os transientes, o ideal é a proporção de 4:1 tomando o cuidado de não deixar clipar.

Se não tem ainda as caixas tem que procurar uma caixa que atenda sua necessidade de cobertura, e a aprtir daí as potências...
 
Arleypol

Entao, nao sei se eu nao deixei bem claro, mas o que acontece é o seguinte
eu nao tenho as caixas, e é isso que preciso saber
qual caixa que será necessario, de quantos Watts

queria saber se é essa formula que usei que se usa pra fazer esse cálculo ou se é outra
e se for essa se está correta...
entendeu?

grato
 
Jader, eu faria da seguinte forma.

Entendo que se você precisa de 800 watts, segundo seus cálculos (que não vou questionar por não ter conhecimento pra isso), você tem de ter então esses 800 watts de caixa, e consequentemente 1600w de amplificador.

Assim você terá os 800 watts que precisa, pois creio que seriam watts contínuos, e sendo assim, o sistema estaria fornecendo essa potência que necessita.

Caso contrário, você mesmo com um amp de 800 watts, efetivamente teria somente a metade disso por conta dos falantes, e seria eficiente para um sistema dimensionado para tal potência.

Acho que é isso.
 
Junior Dorico

Entao, e se eu tivesse 2 caixas de 400W e um amp que mandasse 800W por canal em vez de 1600? daria?

Agora eu relação ao cálculo eu realmente precisaria de alguem que me orientasse pra eu nao comprar "pouco som" e nem gastar dinheiro a toa exagerando na quantia, entende

grato
 
Então, como eu lhe disse. Essa combinação 400w de caixa / 800w de amplificador sim, está correta, MAS DESDE QUER SEJA REALMENTE ISSO QUE VOCÊ NECESSITA.

Infelizmente nessa questão de cálculos potência versus pessoas eu não tenho tanto conhecimento.
 
Junior Dorico

Ok, obrigado

mas vou ficar ainda aguardando alguem que possa me orientar a respeito do cálculo...
acho que o Bersan, que escreveu o artigo, pode me ajudar
vou sentar aqui e esperar ele aparecer rçrçrçrç


grato
 
então tá você não tem as caixas se são essas as caixas que você pretende comprar (oque também não ficou claro), a potência aplicada vai depender das limitações técnicas da suas caixas, então o mais interessante é se concentrar na sensibilidade das caixas disponíveis no mercado ver quantas você vai precisar para cobrir a área que você precisa e depois comprar amplificadores com o dobro de potência nominal da caixa ou até 4 vezes que vai ser o limite de utilização dela, a pertinência de saber a potência da caixa está no fato de as medições de sensibilidade serem feitas aplicando-se 1W e colocando o microfone a 1 metro, logo altofalantes que tem capacidade de lidar com grandes potências aumentam consideravelmente seu rendimento quando submetidos ao regime de potência adequado.
Eu construi um sub com dado falante da marca 18sound, e usava cerca de 1000W de potência pois é oque eu tinha disponível, o falante tinha a sensibilidade de 98dB, logo com 1000W aplicado vai para:
SPL= 98+10log 1000-compressão de potência (compressão nesse falante é de 3dB)
SPL=125dB

Porém o falante tem potência de pico de 7000W e eu poderia usar com toda segurança 4000W ( se eu tivesse) o mesmo falante iria render então
SPL=98+10log 4000 - 3
SPL=131dB
são 6 dB a mais ou seja 2 vezes mais pressão...

Disse isso tudo para falar que você precisa partir da necessidade de pressão, capacidade de cobertura, disposição das caixas em relação as fointes de reverberação, por último pensar na potência pois essa depende totalmente das caixas que você escolher.
 
Sim sim, então, mas quando falo em potência, não me refiro ao amplificador de potencia ok, mas sim na potencia de caixa, usei como referencia as caixas da attack que tem SPL=100, e queria nivel de 85 dB no fundo da igreja, que da de distancia uns 17m das caixas...
apliquei esses valores numa formula num dos artigos, e cheguei a 800W de potencia RMS necessaria pra "cobrir" isso, entende...mas nao tenho certeza se esta certo o cálculo que fiz...
 
o cálculo está certo mas não é pertinente você deve saber que caixa vai usar, essa caixa mesmo com sensibilidade de 100dB, é um valor dos mais fracos que já vi...

e não sei com é a sua Igreja mas 82 db eu meço só de ruído de fundo na minha, 85 db no caso seria pouco (na minha Igreja) e o melhor por experiência própria em Igrejas é usar torres de Delay, e distribuir o som de forma mais uniforme de forma que todos peguem som direto, muita pressão na frente pra atingir o fundo significa também muita reverberação...
 
De forma simples oque posso dizer para você é que a cada dobra de distância o som atenua em sistemas comuns em 6dB (o inverso do quadrado), isso porque em sistemas comuns o som se propaga como um cone isso faz com que dobre a área coberta pela onda de som aliada com a perda de energia pelo aumento da distância perde-se 4x a potência acústica a cada dobra de distância, ou seja 6dB.
 
arleypol disse:
não sei com é a sua Igreja mas 82 db eu meço só de ruído de fundo na minha, 85 db no caso seria pouco

Então, nunca medi o ruido de fundo la, mas é tranquilo o local, li pelo fórum o pessoal falando em 80-85 dB durante pregação, e 90-95 durante o louvor, por que se eu colocar algo "muito alto" la ja sabe né, os irmãos vao pedir minha cabeça rçrçrçrç...

arleypol disse:
essa caixa mesmo com sensibilidade de 100dB, é um valor dos mais fracos que já vi...

Eu estava olhando uma JBL EON1500 tem 98dB, uma Yorkville YX15 tem 99dB, então achei até boa essa com 100dB...

A questão dos inversos dos quadrados eu entendi no artigo...

Mas de forma bem simplificada minha pergunta em questão seria:
"Preciso de um par de caixa de quantos Watts cada uma pra sonorizar a igreja com 17m de comprimento, 10m de largura, altura de ~5m com as caixas a 3m de altura do chão?"

entendeu? achei que com aquela fórmula do artigo consegueria calcular isso...
numa apostila disponível pra download aqui no Sav, "o som nas igreja", por Gidenilson Santiago, está assim
"(...)Uma vez encontrado o valor de DD2, basta aplicar este valor juntamente com o nível
desejado, a margem TPM e a sensibilidade do projetor de som na expressão para cálculo da EPR e
teremos a potência necessária para sonorizar o ambiente.

Por isso usei essa fórmula...
 
Tá vamos lá não sei calcular com o calculo em Watts necessários (até pq isso não é absoluto) mas vamos a outra formula...

se sua caixa tem 100dbs de sensibilidade e 200W de amplificação (ativa, ou 320W tocando com a passiva)

Vamos fazer as contas...

Somente a caixa ativa:

SPL= Sens + Pot Ele. (log) X 10

SPL= 100 + 200 (log) X 10

SPL= 100 + 23,01

SPL= 123,1 dbs

Caixa ativa com a passiva ligada, as duas em cluster (juntas lado a lado):

SPL= 103 (100 de cada caixa + 3 dbs por acoplamento) + 320 (log) X 10

SPL= 103 + 25,05

SPL= 128,05 dbs

Esse valor é o medido a 1 metro de distância agora é só vc ir dimuindo 3 dbs (local fechado) ou 6d dbs (local aberto) a cada dobra de distância...

tomando como base a caixa ativa e passiva em cluster:

128 a 1 metro
125 a 2
122 a 4
119 a 8
116 a 16 metros de distância...
 
se eu colocar algo "muito alto" la ja sabe né, os irmãos vao pedir minha cabeça rçrçrçrç...
Sabe, muitos aqui me consideram um 'criticador' nato, mas uma coisa é verdade.

Geralmente em som de igreja, o técnico é quase sempre voluntário, e nesses casos são os mais cobrados por algo de qualidade. A igreja ou qualquer outro local que tem um técnico pago, contratado, pouca gente reclama porque entendem que, se o cara cobra, é porque ele é bom e 'manja'.

Só por comentar, sem fugir do assunto inicial.
 
E de forma bem simples vou te responder denovo não importa em nada a potência das caixas em Watts e sim a sensibilidade da caixa, não se compra caixas de som como se compra chuveiros, a única pertinência (como já falei) em uma caixa mais "potente" é que por lidar melhor com grandes potências você vai ganhar alguns dBs, mas isso vai depender das características da caixa em suportar potência, não adianta você fazer um cálculo de que te leve a conclusão de que precisa de 15.000W se sua caixa só suporta 200W
 
a conta é a do inverso dos quadrados que você já entendeu, então você consegue ver sua necessidade de pressão SPL, procure uma caixa ou algumas delas que a pressão máxima (não a sensibilidade) cubra sua nessecidade e use 2X a potÊncia nominal da caixa, simples assim.

Quanto ao comentário do Junior é assim mesmo que acontece na maioria das Igrejas que passei, tenho DRT, sou filiado na ABPaudio, mas como faço o trabalho voluntariamente muitas vezes já deixaram de me consultar pra pegar conselho com o vendedor da lojinha, hoje isso não acontece mais, mas já aconteceu em um passado não tão distante....
E oue tem de "expert" pra dar pitaco não tá escrito no gibi!!!
 
arleypol disse:
a conta é a do inverso dos quadrados que você já entendeu, então você consegue ver sua necessidade de pressão SPL, procure uma caixa ou algumas delas que a pressão máxima (não a sensibilidade) cubra sua nessecidade e use 2X a potÊncia nominal da caixa, simples assim.
ahh, sim, acho que agora "caiu a ficha", se ela tem X db spl a 1m a +-16m dali eu tenho X-24db... daí vejo quanto que preciso...
é isso?
 
Heitor disse:
-24 dB seria pra um local aberto.
Pra um local fechado seria -12 dB, pois cai 3 dB a cada dobra de distancia.

OPS!! é verdade, local fechado muda rçrçrçrçrç....
mas acho que agora consegui entender :D

Valeu pelas explicações e paciência galera :D
 
Back
Topo