Dúvida: como colocar efeito(s) no auxiliar(es) na 01v96

Diego Almeida

New Member
Olá galera do Som Ao Vivo. Já algum tempo que venho acompanhando o fórum e aprendendo bastante com tudo que tenho lido aqui. Por isso isso, obrigado a todos do fórum que compartilham o conhecimento com a galera na maior boa vontade e sempre com cordialidade, principalmente com os principiantes. Mas vamos a minha dúvida:
depois de muito pesquisar aqui no fórum e em outras fontes, hoje pela manhã resolvi comprar a 01v96 pra minha banda, pois é a mesa com o melhor custo/benefício para mim. Antes de comprar eu já tinha lido o manual dela, mexido um pouco pelo studio manager e assistido as aulas do ************ no youtube. Chamei os dois cantores da banda(que também são donos) para abrir a mesa junto comigo e já fazer alguns testes para ver se estava tudo ok com a mesa. Ligamos nela 2 mics e 1 violão. Consegui ligar 2 fones em 2 auxliares(omni 1 e omni 2) e mixar ao gosto de cada cantor. Tudo ia bem até os cantores pedirem para ouvir a voz deles no fone já com efeito(que até então só estava saindo nas caixas ligadas no stereo out). Não consegui colocar de jeito nenhum. Tem como fazer isso? Se sim, como faz?
 
Se o efeito está indo para um dos canais estéreo (como é o mais usado), é só mandar o sinal desse canal para o auxiliar, como se faz com os outros canais (através do fader mode ou na página View->Fader).
 
Poxa rafael, na verdade é bem simples de fazer e eu não tinha percebido. Testei aqui e funcionou direitinho. Muito obrigado. Há medida que forem surgindo outras dúvidas, eu vou perguntando aqui no fórum. A galera é muito gente boa. Valeu.
 
É isso mesmo, bem simples.
Eu, pessoalmente, gosto de colocar os efeitos em canais comuns (com fader) ao invés dos ST.
Normalmente, coloco nos 29/30 (algum efeito estéreo), 31 (algum mono) e 32 (e outro mono).

Assim fica ainda mais intuitivo.
 
gabriel_equalize disse:
É isso mesmo, bem simples.
Eu, pessoalmente, gosto de colocar os efeitos em canais comuns (com fader) ao invés dos ST.
Normalmente, coloco nos 29/30 (algum efeito estéreo), 31 (algum mono) e 32 (e outro mono).

Assim fica ainda mais intuitivo.
Fica bem melhor voltar nos faders assim como o Gabriel falou
 
*********** disse:
Prefiro usar a volta dos efeitos em ST IN e utilizar o Remote para gerenciar os principais canais, a volta de efeito do ST IN 4 fica no Fader 15 e a saída seja por auxiliar ou por subgrupo em insert uso no Fader 16.

Estou usando os BUSES 7 e 8 para enviar o sinal (via INS BUS 7 e 8) para duas máquinas de efeito (Reverb e Delay). E, como vias de retornos dos efeitos, estou usando os canais estéreos STI 1 e STI 2, respectivamente.

Gostaria de insertar o Equalizer 601 diretamente no auxiliar da caixa de retorno do backing vocal, que no meu caso é o Auxiliar 7. Com isso pretendo adicionar mais 6 bandas às 4 já disponíveis no equalizador nativo do canal Master do Auxiliar. Não sei se estou procedendo da forma correta.

1 - Seção LAYER
1.1 - Botão [MASTER]
1.2 - Seleciono o Auxiliar 7
2 - Seção DISPLAY ACCESS
2.1 - Botão [INSERT/DELAY]
2.2 - Guia INSERT
2.3 - ON/OF: ON
2.4 - OUT: FX3-2
2.5 - IN: FX3-2

Minha dúvida é: para inserir um efeito dentro do próprio master do auxiliar é necessário utilizar os mesmos canais nos campos OUT e IN (no meu caso OUT: FX3-2 e IN: FX3-2)?
 
Que eu saiba não é necessário, mas ficaria um tanto estranho, e não consigo pensar em nenhum caso complexo onde essa seja a solução.

A ligação que queres fazer me parece correta. Estás tendo algum problema? Não é tão difícil de verificar se está ou não funcionando (uma maneira é colocar uma equalização muito estranha no FX, e ver se há diferença usando o ON/OFF do insert)...
 
Não sei se estou equivocado, mas me parece que a 01v96 possui 3 possibilidades para inserção de efeito: através dos auxiliares, através dos buses via insert ou inserindo o efeito diretamente em algum canal (quanto a essa última possibilidade não encontrei discussão no fórum sobre a configuração correta da mesa). Porém, eu fiz as configurações mencionadas acima e funcionou normalmente, mas não sei se estão "digitalmente" corretas (se existe algum loop interno, por exemplo).

Como a 01v96 não possui equalizador gráfico, penso que se dispuséssemos de 10 bandas de frequências (4 do equalizador do próprio canal auxiliar + 6 do Equalizer 601) ao invés de somente 4, poderíamos alinhar melhor as caixas de retorno das vozes. Claro que essa necessidade dependeria, obviamente, da qualidade dos microfones e das caixas utilizadas.
 
Pode ficar tranquilo que não tem nenhum loop interno. Mesmo que os nomes pareçam iguais, a saída "FX3-1" é diferente da entrada "FX3-1" (não lembro exatamente como eles são apresentados, mas tenho quase certeza de que em algum lugar da interface isso fica claro, na hora de selecionar os canais).

Já vi acontecer loop interno na mesa, e acredite, tu saberias identificar... nesse caso o efeito estava sendo alimentado por um auxiliar (digamos, AUX1) e indo para um canal estéreo (digamos, ST1). E o operador mandou o ST1 para o AUX1... já imaginas o que acontece. Por isso é bom tomar muito cuidado com o Fader Mode...

Não sei se estou equivocado, mas me parece que a 01v96 possui 3 possibilidades para inserção de efeito: através dos auxiliares, através dos buses via insert ou inserindo o efeito diretamente em algum canal

Ainda é possível insertar o efeito em um auxiliar, mas nesse caso o efeito não vai para o Master.
 
Obrigado pelo retorno.

É isso mesmo que quero: enviar o efeito (Equalizer 601) somente para a saída auxiliar dos backing.

Também acho que os canais FX-3 usados no OUT e IN atuam, respectivamente, como Send e Return, mas não tenho certeza.
 
Back
Topo