Duvida sobre DI passivo ou ativo?

Fagner99

New Member
Na igreja onde congrego temos a seguinte situação temos um, baixo ativo, violão ativo com bateria 9v, uma guitarra com pedaleira! Quero mais qualidade o violão é baixo pois é ligado na entrada line o baixo mesmo ativo é som baixo e a guitarra é ligado em mic e sua sonoridade é muito boa o som do violão tbm é bom quando aumentamos e o do baixo tbm agora queremos comprar dis e fica na duvida passivo ou ativo já que temos a questão da independência e sabendo que a entrada de mic pode ser mais alta e o di vai fazer o balanceamento me dando mais qualidade e controle no PA?
 
@Fagner99 ;

Seja bem-vindo ao SAV!
Antes de mais nada sugiro que vc utilize a ferramenta de busca e pesquise a respeito de DI`s no SAV. Vc vai encontrar muita muita coisa inclusive abordando esta questão de ativo ou passivo e com comparativo entre algumas marcas.
Quanto ao seu relato, não entendi bem isso:
Quero mais qualidade o violão é baixo pois é ligado na entrada line o baixo mesmo ativo é som baixo e a guitarra é ligado em mic e sua sonoridade é muito boa o som do violão tbm é bom quando aumentamos e o do baixo tbm
.
Minhas dúvidas são:
1- Quando vc diz querer qualidade, vc quer um sinal mais forte, ou um timbre mais agradável?
2- Se vc não tem DI como está ligando a guitarra em mic na mesa? Ela já tem saída XLR?

O DI por si só não te dará nem mais qualidade. Se seu instrumento é ruim, continuará ruim. Mas o DI te reduzirá ruídos, se seu instrumento plugado direto na mesa tem um som legal e mandando do palco para mesa não fica bom ele pode te ajudar. Se o sinal do palco chega fraco o DI pode te dar mais controle tb, mas... tanto na questão da qualidade quanto na do controle o DI tb pode piorar sua situação. se seu instrumento é bom e o DI não for, ele pode alterar o timbre do instrumento de forma negativa. Se seu sinal já é forte o DI pode aumentá-lo demasiadamente causando distorção ( na minha igreja acontece com a guitarra que usa pedaleira ).
Ah, então não dá pra usar DI? Dá, mas vc vai precisar verificar qual se ajustará melhor as suas expectativas. No meu caso por exemplo, com pedaleira o DI ativo não fica bom com a guitarra ( seja o DI Beh ou da DBX ) e com o teclado o passivo tb ficou melhor. No violão e no baixo o ativo ficou melhor.
Então sugiro que vc consiga um DI ativo e um passivo da Beh por exemplo, que é mais comum, e faça os testes como fica em cada instrumento. Com base nisso vc compra os DI´s que precisa, de forma geral se a marca for melhor que a Beh seu resultado tb será melhor ( ou no mínimo mais duradouro ).
 
Isso AltVan13 no meu caso quero mais ganho de volume pois o violão é ativo e se eu comprar um DI ativo ele poderá distorcer ? ou ele ficará melhor com o passivo pois quando aumento o fader na mesa do canal do violão eu tenho que aumentar quase todo o ganho e um pouco acima do meio no canal do violão? fico nessa questão de duvida se eu tiver um di que va banlancear poderei ligar na entrada de mic sem distorcer com di passivo?
 
Fagner, DI passivo ou ativo, sem dúvida tem suas diferença. No entanto a função do DI, seja ele qual for, não é amplificar o som, mas sim ter balanceamento o que evita ruídos. Como você, eu tbm tenho um violão ligado diretamente na mesa passando pelo DI. Se eu utilizasse um cabo de guitarra para isso, teríamos um sinal de rádio durante os cultos o tempo inteiro. O DI, evita esse problema.

Como vc fala que o sinal é muito baixo pra alguns instrumentos me surgiu uma dúvida: sua mesa possui o botao trim ou gain? Se sim, ele está ajustado?

Se tiver oportunidade, empreste uns DI's pra fazer uns testes. Isso vai ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Reforçando a sugestão do AltVan, pesquise sobre DI aqui no fórum. Tem muita coisa boa e aprendi muito com as informações que temos.

Abraço

Márcio

Sent from my SM-G903M using Tapatalk
 
@Fagner99 ;

Vou te pedir um pouco de boa vontade no seguinte:

- Responda as perguntas que fiz, vai me ajudar a te ajudar;
- Leia o que foi recomendado. Vai te capacitar a ir além do que falamos, separadamente, e poder escolher o DI mais indicado para vc.

O DI não tem como função principal amplificar sinal, mas sim balanceá-lo e casar a impedância para que não queime a entrada mic. Então na verdade, em relação á entrada line, ele não "aumenta o sinal" mas sim diminui. No seu caso, um sinal que atinja o 0dB da mesa com o ganho no meio ( 12h ) é para mim um sinal bom. O que acontece é que a razão sinal/ruído pode estar alta então o que se ouve não é agradável. Se for isso, ao balancear o sinal, supondo que a ruído seja resultante de interferências, o DI aumentaria essa relação, destacando o sinal em relação ao ruído e isto, na mesa, poderá ser percebido como " agora consigo escutar mais com menos ganho". No meu caso DI`s passivas mexeram mais no timbre do que as ativas, e as ativas proporcionaram um sinal " mais forte " que as passivas.
Não me entenda mal, por favor, a forma como estou te respondendo. Estou tentando compartilhar sem que vc ache desnecessário ler o material recomendado pois primeiro vc precisa saber se realmente precisa do DI e depois qual ( ativo/passivo, marca A ou B ) mais se encaixa na sua aplicação.
 
Uma dica besta, mas que funciona nos instrumentos ativados, isto é, que já tem pré-amplificação*: aumente o volume deles!

* Já vi quem tire bons resultados, plugando instrumentos ativos (violão, baixo, teclado) no return da mesa. Isso faz com que se pule o pré da mesa, evitando prés em cascata, ou mais uma "coloração" como alguns chamam. A parte ruim é que isso deixa o controle de ganho nas mãos do músico, e isso geralmente é problemático, se é que me entendem (rsrs), portanto altamente não recomendável.
Também não sei dizer, se fora o plausível clip, e possível queima do canal em consequência, seja prejudicial de alguma outra forma. EU não vejo motivo para ser, mas nem de longe sou capacitado para afirmar isso. Para isso servem as entradas de linha, mas nem todas as mesas tem a opção mic/linha.
 
Isso mesmo AltVan13 desculpa a demora!kkk cara tinha ja visto o material do David e me tirou muitas duvidas que tinha eu quero mesmo que tenha volume pois equilibrio entre vozes e intrumentos pra não deixar se sobresair isso faço na igreja tava lendo os comentário e fui na pratica realmente fez diferença pra melhor sim!! vi um video de um canal cinelab que me tirou muitas duvidas tbm entre passivos e ativos e qual escolher ---
com o tema
Direct Box - Passivo x Ativo na prática
 
Back
Topo