Duvida sobre ohms em caixa de som

berpedronadal

New Member
tenho algumas caixas de som (com crossover) da marca thunder light(marca famosa no rj) segue a configuração:
*falante oversound mg10/300 8ohms
*driver oversound 4625 8ohms

como ja falei ela tem um crossover dentro, minha duvida é o seguinte, como o falante é de 8 ohms e o driver tb queria saber se minha caixa é de 8 ohms ou 4, pq tem uma regra de passar para 4 ohms, alguma coisa assim !!!

CONTO COM A AJUDA DE VCS O MAIS RAPIDO POSSÍVEL
 
Bernardo, seja bem vindo!

Olha, com certeza suas caixas são de 8 ohms. Os fabricantes de caixas acústicas projetam seus crossovers passivos calculados para isso.
 
pois meu amplificador q vou comprar é um inuke nu1000 e em 4 ohms ele libera 300w por canal, sei q é até pouco para a caixa mais to sem dinheiro pra comprar um melhor
 
Sim, se a ligação for feita em paralelo e os falantes forem de mesma impedância, você terá a metade da impedância original.
R = R (impedancia) / n (número de elementos)
R = 8/2 = 4ohms
 
Talvez o Eliabe tenha entendido errado. Vc nao pode ligar drive e woofer em paralelo nao! E a opção de conectar o divisor em 4 ohms, é para o caso de vc utilizar falantes de 4 ohms.
 
Perdão eu li rápido e pensei que se tratava de dois falantes.
Esquematicamente e “Elétricamente” falando, funicona.
Mas as ligações de falantes/drivers são separadas na caixa e elas não devem ser unidas, pois cada um tem seu corte/potencia distintos.
 
Olá, eletricamente funcionaria, mas acho que na pratica as curvas de impedância de um driver e de um altofalante são muito diferentes além disso penso que um capacitor, L-pad, ou divisor para o drive possa alterar a impedância. (não tenho certeza)

Mas enfim,
Acho que o melhor a fazer seria trocar suas caixas por caixas 4 Ohms ou tentar utilizar o ampli em modo bridge (se não for usar em stereo e a entrada do seu crossover passivo seja de apenas 1 via voce pode jumpear as duas caixas, conseguindo assim 1000Wrms para o conjunto em modo bridge 4ohms no Inuke1000) , ou então se as caixas ja estiverem meio detonadas rola fazer o reparo e trocar a bobina dos falantes por uma de 4-ohms compatível.
Enfim, essa é minha opinião.

Sucesso! :D
 
Olá Bernardo, você disse que tem algumas caixas com crossover.
Se o crossover for passivo (tiver divisor de frequência dentro da caixa) você não pode trocar o seu alto falante por um que tenha outra impedância, pois você mudara a frequência de corte.
A regra de associação de resistência (que se usa em resistor) serve basicamente para a de impedância.
Se você tiver falantes que respondem em diferentes faixas de frequência, por exemplo, 1driver de 8ohms e 1woofer de 8ohms, acoplado a um divisor de frequência a impedância de caixa sera de 8 Ohms .
Sendo assim você pode fazer as associações de caixas em paralelo tendo 2 exemplos:
"Caixa de 8ohms + caixa de 8ohms = 4ohms" ou "caixa de 4ohms + caixa de 4ohms = 2ohms"
Obs: Tome cuidado com o driver, pois ele é sensível e pode ser danificado facilmente.
Espero que tenha compreendido.
Abraço.
 
Bem lembrado Renato! tinha me esquecido desse detalhe quando disse "ou então se as caixas já estiverem meio detonadas rola fazer o reparo e trocar a bobina dos falantes por uma de 4-ohms compatível." Nesse caso teríamos de trocar o divisor, ou então se o berpedronadal estiver apto, trocar apenas os componentes, como por exemplo, esses TI devem estar cortados entre 1500 e 2000 Hz eu imagino, vamos tomar como exemplo que estão cortados a 2000hz, Creio que o divisor deve ser de 2ª ordem e levar um capacitor de 7uF e um Indutor 0.9mH para fazer o corte de um dispositivo com impedância 8ohms, se substituirmos o dispositivo de 8ohms por um de 4 ohms, devemos dobrar a capacitância e dividir por 2 a indutância, o que nos levaria a substituir o capacitor por um de 14uf e o indutor para um de 0.45mH (isso se o corte for mesmo em 2khz)

(na verdade é um pouco mais complexo, aqui dei uma simplificada deixando os resistores de lado, mas até onde sei eles são responsáveis em sua maioria pela atenuação de componentes como drivers, tweeters e etc. Isso varia de projeto a projeto, já vi projetos de caixas 2x12 + ti que não utilizavam nenhuma atenuação no crossover passivo, isso vai depender da sensibilidade dos componentes e do gosto pessoal do fabricante/cliente apesar da maioria dos fabricantes sérios frequentemente optarem por caixas bastante lineares)

Sucesso! :D
 
primeiro quero agradecer a todos q estão m ajudando

segundo: aqui em casa tenho 4 caixas dessas q no final tem 390w rms:
*falante oversound mg10/300 8ohms
*driver oversound 4625 8ohms

sera q se eu juntar em paralelo duas destas em um canal e em outro colocar um subwoofer da oversound 15c 4ohms de 600w rms, vai sobrecarregar o amplificador (lembrando q vou utilizar no maximo 3/4 da potencia do amp, isso tb se eu utilizar isso td, q acho pouco provavel) sera q corre risco de queimar o inuke ???
 
Moyses Vaz disse:
ou tentar utilizar o ampli em modo bridge (se não for usar em stereo e a entrada do seu crossover passivo seja de apenas 1 via voce pode jumpear as duas caixas, conseguindo assim 1000Wrms para o conjunto em modo bridge 4ohms no Inuke1000)

só uma observação o inuke 1000 só consegue 1000w em bridge em 2 ohms, pelo q vi atras do aparelho
 
Berpedronadal,

Isso é o que tá no site da behringer

Product Features:

Delivers 2 x 500 Watts into 2 Ohms; 2 x 300 Watts into 4 Ohms; 1000 Watts into 4 Ohms (bridge mode) and weighs less than 7 lbs / 3.3 kg

Segundo essa informação, o amplificador consegue 1000wrms em 4ohms em modo bridge.

Fonte : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/NU1000.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/NU1000.aspx</a><!-- m -->

Sucesso ! :)
 
Sobre a sua duvida com o sobrecarregamento, as más línguas dizem que o Inuke é um amplificador fácil de ser sobrecarregado, mas creio que os que amplificadores em geral não se sobrecarreguem facilmente trabalhando á 4 ou 8ohms com rede elétrica, cabos e dissipação de calor adequados... só acho que o som vai ficar bastante frouxo utilizando um sub de 600wrms com uma amplificação de 300wrms, creio que você pode sim ligar 2 caixas em paralelo, mas mesmo assim ira ficar igualmente frouxo pois serão entregues 300wrms @4ohms, ou seja 150wrms para cada caixa de 390rms...

Já que a grana ta curta, te recomendo pegar um Inuke de potência maior, por uns 400$ a mais você consegue um Inuke 3000 com o triplo de potência e que já vai rodar bem melhor suas caixas.
 
Achei que o Bernardo tivesse perguntado se podia mudar o divisor pra 4 ohms pois existem divisores que fucionam tanto em 8 como em 4: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF372TI">http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF372TI</a><!-- m -->
 
Moyses Vaz disse:
Berpedronadal,

Isso é o que tá no site da behringer

Product Features:

Delivers 2 x 500 Watts into 2 Ohms; 2 x 300 Watts into 4 Ohms; 1000 Watts into 4 Ohms (bridge mode) and weighs less than 7 lbs / 3.3 kg

Segundo essa informação, o amplificador consegue 1000wrms em 4ohms em modo bridge.

Fonte : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/NU1000.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/NU1000.aspx</a><!-- m -->

Sucesso ! :)

q bom entao melhor pra mim !!!
 
Moyses Vaz disse:
Sobre a sua duvida com o sobrecarregamento, as más línguas dizem que o Inuke é um amplificador fácil de ser sobrecarregado, mas creio que os que amplificadores em geral não se sobrecarreguem facilmente trabalhando á 4 ou 8ohms com rede elétrica, cabos e dissipação de calor adequados... só acho que o som vai ficar bastante frouxo utilizando um sub de 600wrms com uma amplificação de 300wrms, creio que você pode sim ligar 2 caixas em paralelo, mas mesmo assim ira ficar igualmente frouxo pois serão entregues 300wrms @4ohms, ou seja 150wrms para cada caixa de 390rms...

Já que a grana ta curta, te recomendo pegar um Inuke de potência maior, por uns 400$ a mais você consegue um Inuke 3000 com o triplo de potência e que já vai rodar bem melhor suas caixas.

o que posso fazer entao é colocar as duas de 390w em paralelo e em modo bridge, já q assim irá ficar com 1000w, ai sim o som vai ficar um pouco melhor. a unica coisa q acho destas caixas é q sem o sub de 700w o grave delas deixa um pouco a desejar, tvz o q posso fazer é aumentar um pouco o "low" e diminuir o "high", e futuramente juntar uma grana e comprar um sub ativo.
 
Ligando as duas caixas em paralelo no modo bridge 4ohms você terá som decente, a questão é, para qual aplicação é esse som? vi no site que o falante responde de 60 á 6000 Hz, de qualquer forma se você for usar o som alto e você abrir muito o "low" suas caixas além de correrem perigo vão embolar e talvez distorcer o som demais, e quanto mais alto for o corte do divisor (no seu caso) mais vai embolar o som. uma vez que ao sobrecarregar um alto-falante com um excesso de frequências para o qual ele não foi projetado você meio que "tira a vez" das outras frequências e se esse falante estivesse cortado em 6khz (o que não creio ser a realidade) e você sobrecarregasse-o com graves você teria uma maior perca de inteligibilidade no som final do que se o corte estivesse em 1,5 ou 2khz.

Sem contar que esses potenciômetros de "low" aumentam tanto os graves que você quer quanto os que você não quer, se você ainda não possui um equalizador trate de arrumar um, se você não vai fazer som ao vivo, só vai rodar musicas de um computador direto nas caixas ou na mesa, você pode usar equalizadores virtuais, o mais simples deles é o que já vem no Media Player, mesmo sendo amador vai te possibilitar uma equalização mais precisa que o "low" da mesa ou da caixa

Creio que se for usar a caixa em volume baixo dê pra dar uma incrementada nos graves sem que se perca muito na inteligibilidade, mas isso é só "Achismo".
Caixas tocando frequências que não foram feitas pra tocar em alta pressão costumam resultar em problema.

Sucesso!
 
resolvi meu problema fui na loja thunder light e o vendedor me informou q as caixas menores sao de 150w cada uma, achei estranho pois o falante delas são de 300w, + enfim comprei um amp deles ap 300 de 300w rms no total para as caixas menores e para o subwoofer de 600w vou comprar um amp no mercado livre para ativa-lo. agradeço a todos q me ajudaram abraços a todos. outra coisa sera q devo usar um crossover para o sub ???
 
berpedronadal disse:
resolvi meu problema fui na loja thunder light e o vendedor me informou q as caixas menores sao de 150w cada uma, achei estranho pois o falante delas são de 300w, + enfim comprei um amp deles ap 300 de 300w rms no total para as caixas menores e para o subwoofer de 600w vou comprar um amp no mercado livre para ativa-lo. agradeço a todos q me ajudaram abraços a todos. outra coisa sera q devo usar um crossover para o sub ???

Se o amp do grave não tiver crossover integrado, é necessário utilizar um crossover sim.
 
Back
Topo