Dúvida sobre Sub

maroto

Member
Olá galera!
Tenho acompanhado o fórum assiduamente, leio os artigos, testes, comparações, comentários e talz...
Só que tenho tido muitas dúvidas sobre diversos assuntos mas com o tempo eu vou perguntando. Esse tópico eu criei para que alguém pudesse sanar uma coisa que eu não entendi com relação ao uso de sub.

É o seguinte, o sub é utilizado para as baixas frequências, certo. Eu li em alguns artigos que se eu quiser microfonar o bumbo da bateria, ligar o baixo na mesa de som e outras coisas mais, é necessário o uso do sub. Correto? Até aí tudo bem!

Mas também vejo vocês falando sobre corte de frequência no sub, por exemplo, cortar em 80 hz, 100 hz, 150hz etc. Mas se o som do bumbo da bateria e do baixo está em torno de 20hz ~ 63hz segundo um artigo que li aqui no SAV. Por que eu iria cortar as frequências em 80hz se eu preciso que o sub reproduza essa frequência, que é o motivo do qual utilizamos o sub. Ou seja, eu estaria ignorando a utilização do sub cortando as frequências baixas.

Essa é minha dúvida:
Por que cortar as frequências abaixo de 80hz, 100hz etc. se eu preciso delas pra reproduzir o som do baixo, do bumbo etc.?

Grato!
 
Cara, o corte é o inverso do que você entendeu. Acho que só isso basta.

O seu sub se fizer o corte em 80hz, ele vai responder até la somente, mas todos tem um corte minimo tb. Se estiver errado, porfavor alguem me corrija.

Abç
 
Complementando de uma maneira bem simples.

Quando se fala em corte, estamos falando em aplicar um filtro high pass ou low pass, dependendo da aplicação. Se são caixas de alta, é high pass. Graves, low pass.

A frequência de corte está dizendo a partir de qual frequência o filtro começa a agir. Se estamos falando de 100 Hz, o filtro high pass começa a agir em frequências <100 (cortar frequências abaixo de 100 Hz), e o low pass para >100 (cortar frequências acima de 100 Hz).

E não funciona bem assim de a partir de tal frequência ele não responde. Na verdade é uma curva, que depende da ordem do filtro.

350px-Butterworth_orders.png
 
carlosecg disse:
A frequência de corte está dizendo a partir de qual frequência o filtro começa a agir. Se estamos falando de 100 Hz, o filtro high pass começa a agir em frequências <100 (cortar frequências abaixo de 100 Hz), e o low pass para >100 (cortar frequências acima de 100 Hz).

E não funciona bem assim de a partir de tal frequência ele não responde. Na verdade é uma curva, que depende da ordem do filtro.


Ah ta! Agora eu entendi... Como o R. Dassaev disse: é o inverso do que eu estava entendendo.

Obrigado Carlos por dá uma explicada a mais. E obrigado R. Dassaev!
 
carlosecg disse:
Complementando de uma maneira bem simples.


E não funciona bem assim de a partir de tal frequência ele não responde. Na verdade é uma curva, que depende da ordem do filtro.

350px-Butterworth_orders.png


Carlos, mas como o filtro age? Ele vai filtrar e cortar as frequências ou somente da uma amenizada ?
 
O Filtro faz a atenuação das frequências aumentando consideravelmente a Impedância fora do intervalo determinado.

Por exemplo: Um filtro com corte LP (Low) em 160 Hz aumenta a impedância em toda a gama de som a partir dali. Em cortes bons (a partir de 2ª ordem), a resultante é uma potencia praticamente desprezível aplicada a aquele falante, acima dos 160Hz.

Abs !!
 
Back
Topo