Dúvidas sobre ligação paralelo.

Olá : Tenho um dbl 1500 ciclotron e conversando com um amigo , ele me falou que é possível ligar 4 caixas em paralelo em um dos canais.Porém o fabricante recomenda apenas 2 por canal.Será que isso é possível? Ele afirma que já ligou e funciona.Meu amplificador é o dbl 1500 4 omhs.Minhas caixas são com falantes de 10 polegads e tweeter profissional.Gostaria que os colegas postassem algumas explicações a respeito.Grato.
 
dbl 1500:

Potência de saída em W RMS Continuous - TENSÃO AC = 230V:
- em 4ohms - em 8ohms
Potência total - 375 - 225
Potência por canal - 187,5 - 112,5

pra ligar 4 caixas POR CANAL, só se as caixas forem de 16ohms cada.
será que ele não quis dizer que dava pra ligar 4 caixas de 8ohms, 2 em cada canal? aí sim.
pq se vc ligar 4 de 8ohms em cada canal vai dar 2ohms. esse amp não é feito pra aceitar essa ligação, vai aquecer demais arriscando muito a queima do mesmo.

espero ter ajudado.
essa é minha primeira contribuição hehe
abração
 
Na verdade, se fosse de potência maior (para fazer isso com caixas profissionais mesmo) poderia ligar até 8 caixas {teóricamente, isso não é recomendado porque essas são impedâncias nominais, e poderia fazer o amplificador trabalhar com uma impedância menor que a recomendada}:

Ligaria dois falantes de 8 ohms em série - resultaria em 16 ohms de impedância
E depois "juntaria" 4 blocos como os acima...

Isso que falei é teóricamente, alguém já tentou fazer isso????
 
em amplificador com alta potencia até vale pena ligação serie/paralelo

no caso do dbl1500 com 187,5w por canal, ele teria que usar 4 caixas de 23w, a menos que vá distribuir por varios ambientes diferentes, acho que não vale a pena
 
Por isso que na pratica é dificil da gente ver, hehe
Nas igrejas não precisamos de tudo isso (salvo algumas raras excessões)
 
... eu ligaria apenas uma caixa/canal, 4 ohms, numa potencia do porte da DBL1500, com potencia de 100 rms para melhor aproveitamento.

clerio,

... qual a potencia, em rms, das suas caixas ?
 
... pois sim, pode ser feito ... vamos pensar ainda que amps com essa faixa de potencia sao para serem usados em sistemas multivias para medios e agudos e que vao atender plenamente, dentro do especificado/dimensionado ... para sistemas "full range" tem suas limitacoes.
 
aí teria que arrumar um projeto bem legal o que não é difícil, mas só o falante é mais fácil achar nesta impedância? ou seria mais fácil arrumar um projeto de caixa com dois falantes?
 
A Oversound tem vários de 4 ohms, Snake e Selenium também.
Aliás, estou usando um Snake de 4 ohms no sub que estou fazendo...
 
com o tempo que tava fazendo aqui esses dias o Raphael andaria só bermuda lá e ainda ia reclamar que tava muito quente hahahaha
 
Metal disse:
com o tempo que tava fazendo aqui esses dias o Raphael andaria só bermuda lá e ainda ia reclamar que tava muito quente hahahaha

kkkkkkkkkkkkkkk....é isso que eu falo com minha mãe que ta no Brasil, quando tiver no frio ae vou andar sem camisa... :D :D :D :D
 
Back
Topo