Duvidas sobre reverb

G

Guest

Guest
Ola gente apdsj.
Um dia desses fui assistir um culto na igreja do meu primo
e deve um dueto de flautas (na verdade foi um duelo de titã nunca escutei duas flautas tao bem tocadas) e um solo, operador de som colocou um efeito nas flautas e no solista...tipo a voz do cara nem era la grande coisa mais ficou muito boa.
Pergunta:
Qual a melhor marca de reverb pra se compra? depende da mesa de som? quando e onde usar ? risco de microfonia é muito grande ?
O que faz aquele aperelho produzi o efeito ?
 
O reverb é um "efeito" que é produzido assim:

um DSP (digital sinal processor) recebe o sinal e o copia (grava), e depois repete o que está gravado com atraso de alguns milisegundos (1 segundo dividido por 1000). Esse tempo de atraso em geral é configurado por controles no aparelho. Fica fazendo isso o tempo todo, no transcorrer da música. Em geral, o reverb "encorpa" o som e o prolonga.

Evidente que efeitos como esses são utilizados em locais com boa acústica (pouco tempo de reverberação). Se você usar em ginásios, por exemplo, onde a reverberação é natural e às vezes excessiva, aí vai atrapalhar mais que ajudar.

Não concordo em dizer que "a voz do cara nem era lá grandes coisas mas ficou muito boa". Ou a voz era boa ou era ruim. Uma voz ruim com reverb vai soar como uma voz ruim com reverb. Não vejo relação entre uma coisa e outra.

Marca: vá nas lojas e pesquise. Há várias. Alesis, Zoom, Behringer, Voxman, etc. Compre uma dentro do seu orçamento que tenha várias opções de efeitos e ajustes. Independe da mesa de som. Até as mais simples tem Auxiliares Pós para efeitos.

Quando usar? O jeito é testar. Tem sempre um efeito (não só o reverb) legal para quase todos os instrumentos. Só não use para teclado nem baixo. Até guitarra e violão "crescem" com o efeito.

Para vozes, um erro comum é querer que o efeito fique em todos os microfones. Está errado. É para um só (cantor solista) e pronto!

Risco de microfonia? Não, praticamente nenhum (por causa do uso de efeitos). Sobra só o risco normal de uso em qualquer microfone.
 
Valeu Bersan.
Entao o nome reverb é um efeito e não o aperelho? vivendo e aprendendo sempre confundi como ser fosse o nome do aparelho.
ah sobre a voz do cara n quis dizer q a voz era ruim... apenas não era do meu agrado. (O cara fazia umas voltinhas no louvor q n tinha nada ver... ser vc ta com efeito pra q fazer um monte voltinhas)

Valeu de novo Fernando.
 
Alo do Canada

Olá Fernando e Cia,
Estou aqui na Canada, tudo vai bem aqui, graças a Deus.
Vim visitar seu forum, futuramente conto sobre os briquedinhos que o pessoal usa aqui... ainda não to muito envolvido no som aqui não, mas já dei uma olhada....
Bom sobre o tópico em questão ... tenho que discordar com a citação abaixo:
"Para vozes, um erro comum é querer que o efeito fique em todos os microfones. Está errado. É para um só (cantor solista) e pronto!"
Já tive excelentes resultados com efeito pra todos do grupo ... especialmente em hino tradicionais de coral ... se for acapela então ... um hall fica show de bola ! Imagina Deus está no templo acapela com um coral cantando com reverb hall... fica lindo !
Uma coisa legal que também já experimentei foi usar delay junto com reverb... fica muito bom em solos.
Outra coisa, tenho q concordar em parte com o Thiago qdo ele diz sobre o rapaz tinha uma voz +/- e o efeito ajudou ... Claro q efeito nenhum faz milagre, mas acho q pode melhorar bastante melhorando o timbre da voz, e mascarando algumas pequenas falhas.
Abraços
Haerishton
 
Olá Haerishton,

que saudade. Queremos saber das novidades do nosso correspondente internacional. Trabalhar no Canadá deve ser terrível: JBL, Mackie, Shure...

Sobre seu comentário, vamos lá.

Bom sobre o tópico em questão ... tenho que discordar com a citação abaixo:

"Para vozes, um erro comum é querer que o efeito fique em todos os microfones. Está errado. É para um só (cantor solista) e pronto!"

Já tive excelentes resultados com efeito pra todos do grupo ... especialmente em hino tradicionais de coral ... se for acapela então ... um hall fica show de bola ! Imagina Deus está no templo acapela com um coral cantando com reverb hall... fica lindo !

Em sonorização, podemos testar sempre, "inventar" novas sonoridades. Eu generalizei ao dizer que é "sempre errado" colocar efeito em vários vozes ao mesmo, e isso não está certo. Nisso você está correto, e eu errado.

Entretanto, você há de convir que é mais fácil obter um resultado bom colocando o efeito apenas para uma voz do que para muitas. Se o efeito for para muita gente, corre-se muito mais risco de "embolar" tudo e perder inteligibilidade. Para quem está começando, é muito melhor trabalhar com um só.

Colocar efeitos para muitas vozes pode dar excelentes resultados ("encorpando" o grupo; fazendo o grupo parecer maior do que é). Entretanto, para isso funcionar você precisa ter conhecimentos da acústica do lugar e também do tipo de hino. Não é qualquer um que consegue.

Você mesmo confirmou isso ao dizer que já teve excelentes resultados com um hino cantado acapela. Mas já imaginou o mesmo hino com instrumentos e com efeito? Será possível usar tanto efeito quanto na versão acapela?

Não desmerecendo o Tiago em nada, pelas perguntas dele dá para ver que ele está começando ainda. Por isso, e em consequência, a resposta que eu disse.

tenho q concordar em parte com o Thiago qdo ele diz sobre o rapaz tinha uma voz +/- e o efeito ajudou ... Claro q efeito nenhum faz milagre, mas acho q pode melhorar bastante melhorando o timbre da voz, e mascarando algumas pequenas falhas.

É, vocês estão certos. Dei uma relida no texto e entendi o que o Tiago quis dizer. Quem conhece qualquer "cantor" que já gravou em estúdio sabe que a voz da pessoa, na gravação, fica muito melhor que "no original". Coisa dos efeitos, reverbs e delays existentes no estúdio. Um bom reverb "encorpa" e "dá mais presença" a uma voz. Não vai fazer a pessoa soar maravilhosamente bem, mas como você disse, "mascara" os defeitos.

Duro é ter que colocar efeitos para o(a) cantor(a) soar bem. Esses dias, eu tive uma desagradável surpresa. Peguei um cantor solista tão ruim que achei que era o microfone com defeito. Troquei a primeira vez, troquei novamente e só aí entendi que o defeito era na origem, e não no microfone.

Um abraço, espero ver você aqui mais vezes.

Fernando
 
Back
Topo