Olá Haerishton,
que saudade. Queremos saber das novidades do nosso correspondente internacional. Trabalhar no Canadá deve ser terrível: JBL, Mackie, Shure...
Sobre seu comentário, vamos lá.
Bom sobre o tópico em questão ... tenho que discordar com a citação abaixo:
"Para vozes, um erro comum é querer que o efeito fique em todos os microfones. Está errado. É para um só (cantor solista) e pronto!"
Já tive excelentes resultados com efeito pra todos do grupo ... especialmente em hino tradicionais de coral ... se for acapela então ... um hall fica show de bola ! Imagina Deus está no templo acapela com um coral cantando com reverb hall... fica lindo !
Em sonorização, podemos testar sempre, "inventar" novas sonoridades. Eu generalizei ao dizer que é "sempre errado" colocar efeito em vários vozes ao mesmo, e isso não está certo. Nisso você está correto, e eu errado.
Entretanto, você há de convir que é mais fácil obter um resultado bom colocando o efeito apenas para uma voz do que para muitas. Se o efeito for para muita gente, corre-se muito mais risco de "embolar" tudo e perder inteligibilidade. Para quem está começando, é muito melhor trabalhar com um só.
Colocar efeitos para muitas vozes pode dar excelentes resultados ("encorpando" o grupo; fazendo o grupo parecer maior do que é). Entretanto, para isso funcionar você precisa ter conhecimentos da acústica do lugar e também do tipo de hino. Não é qualquer um que consegue.
Você mesmo confirmou isso ao dizer que já teve excelentes resultados com um hino cantado acapela. Mas já imaginou o mesmo hino com instrumentos e com efeito? Será possível usar tanto efeito quanto na versão acapela?
Não desmerecendo o Tiago em nada, pelas perguntas dele dá para ver que ele está começando ainda. Por isso, e em consequência, a resposta que eu disse.
tenho q concordar em parte com o Thiago qdo ele diz sobre o rapaz tinha uma voz +/- e o efeito ajudou ... Claro q efeito nenhum faz milagre, mas acho q pode melhorar bastante melhorando o timbre da voz, e mascarando algumas pequenas falhas.
É, vocês estão certos. Dei uma relida no texto e entendi o que o Tiago quis dizer. Quem conhece qualquer "cantor" que já gravou em estúdio sabe que a voz da pessoa, na gravação, fica muito melhor que "no original". Coisa dos efeitos, reverbs e delays existentes no estúdio. Um bom reverb "encorpa" e "dá mais presença" a uma voz. Não vai fazer a pessoa soar maravilhosamente bem, mas como você disse, "mascara" os defeitos.
Duro é ter que colocar efeitos para o(a) cantor(a) soar bem. Esses dias, eu tive uma desagradável surpresa. Peguei um cantor solista tão ruim que achei que era o microfone com defeito. Troquei a primeira vez, troquei novamente e só aí entendi que o defeito era na origem, e não no microfone.
Um abraço, espero ver você aqui mais vezes.
Fernando