Emendas para fio sólido

getulionc disse:
so uma pergunta

PRA QUE UTILIZAR FIO RIGIDO??????

se nao sabe a merda que e passar esse tipo de fio nos conduites elétrico embutidos, esse tipo de fio da uma dor de cabeça do cao.......

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Se você dobrar a ponta, deixando a extremidade sem ponta passa facinho, ja o cabo presisa de guia.
 
Amigo,é o seguinte.Em instalação residencial,utiliza-se ormalmente fios de bitola 1,00 mm ou 1,5 mm para iluminação e 2,00 mm para cargas diferentes.Isso lógico,depende da potência que será consumida.Em caso de chuveiros por exemplo,é muito comum a utilização de cabos de 6mm.Quanto ao quadro de distribuição,é recomendável que se divida os circuitos da seguinte forma.Por exemplo:circuito 01,quarto.Um disjuntor de cerca de 10 amperes para iluminação e um de cerca de 20 amperes para tomadas.No caso do chuveiro o mesmo deve ser preferencialmente bipolar,ou seja duas fases totalizando 220 volts,de 50 amperes.Mas isso depente do levantamento de carga no local.O chuveiro de 110 pode ser usado mas o consumo é muito maior.Esses dados são somente a título de exemplo uma instalação elétrica deve sempre ser projetada levando-se em conta o levantamento de carga consumida no local.Espero ter ajudado.William.A propósito,para passar o fio rígido ou qualquer outro pelos famigerados dutos de plásticos que os pedreiros insistem em encher de massa,o bom é usar uma sonda de aço.
 
As normas brasileiras definem o mínimo de 1,5mm² para iluminação e 2,5mm² para tomadas de uso geral. Isso é o mínimo. Dependendo da tomada e iluminação podem ser maiores que estes.

Quanto ao chuveiro, 220V e 50A dá 10100W!!! Ao contrário do que muitos pensam o disjuntor superdimensionado não cumpre a função de proteger o cabo. Portanto, um disjuntor de 50A não é a melhor indicação.

Não é correto ligar iluminação e tomadas no mesmo disjuntor, apesar da maioria fazê-lo. Só faça isso em caso de arandelas (lâmpadas na parede) ou iluminação decorativa. A iluminação principal deve ter disjuntor(es) diferente(s) dos das tomadas.

O Marcos_CE colocou um vídeo que mostra os DR's (Diferencial Residual) e apesar de eu nunca ter visto uma instalação residencial com ao menos um destes, a NBR define que todo circuito de áreas molhadas (banheiro, cozinha e área de serviço) deve possuí-lo. Ele é essencial na proteção contra choques elétricos fatais.
 
Tem fios rigidos também que tem resistencia nenhuma... os de aluminio... atente-se a isso

Todo fio tem resistência ainda que seja muito baixa. Os fios de alumínio são bons para ligações de grande porte. Para instalações residenciais internas o alumínio se torna menos prático que o cobre, pois os seus contatos tendem a criar um óxido invisível a olho nú, mas que aumentam bastante a resistência nas emendas e conexões simples.

Os fios de alumínio, pelo motivo exposto acima, necessita de um conector especial nas emendas fazendo com que só seja compensatório o seu uso em potências mais elevadas. Costuma-se usar cabos de alumínio para fazer, somente, a ligação medidor-quadro nas instalações residenciais.
 
rodrigo,

esta Fita condutora. é um tipo de cabo elétrico "esmagado". imagina sua linda sala pronta para ser pintada ou já pintada , mas vc quer passar mais uma tomada elétrica, um ponto de telefone, um ponto de tv a cabo, instalar o home teather.
Aquela fita é um pouco mais grossa que uma crepe .... dependendo da carga ela é mais larga para possibilitar uma correta condução.
Essa fita vc cola na parede. olhe a imagem, ela tem um tipo de plastico para proteger e tem a cola para aderir a parede
234809.jpg


em cima disse vc para outra fita, é tipo uma gaze mais espassada com cola. Em cima dela vc passa o Gesso ou massa corrida para dar acabamento, lixe e pinte! pronto!!!
image.jpg

obs. essa fita, serve para o gesso ou a massa corrida ter sustentação para se fixar e secar!
 
Acho que ele quis dizer que o fio de alumínio não tem resistência física e não resistência à passagem elétrica.

Huuuum... Mas de qualquer forma a frase continua incorreta. Pois, o fio de alumínio tem resistência física. hehe
 
Rogerio N. disse:
Acho que ele quis dizer que o fio de alumínio não tem resistência física e não resistência à passagem elétrica.

Huuuum... Mas de qualquer forma a frase continua incorreta. Pois, o fio de alumínio tem resistência física. hehe
Tem resistência sim, porém menor que a do cobre. Eu entendi dessa maneira.

Não sei dizer qual dos dois é o mais resistente.
 
bom ,até onde eu sei , fio de alumino grosso não tem tanta resistencia eletrica... não é adequado para altas cargas..


isso.. até onde eu aprendi.... porém é no boca-a-boca né.. posso ter recebido informação errada.


não pela grossura da bitola , mais pelo material mesmo.
 
bom ,até onde eu sei , fio de alumino grosso não tem tanta resistencia eletrica... não é adequado para altas cargas.

Rodrigo, na verdade, exatamente, por ter uma resistência ôhmica (resistência a corrente elétrica) menor e também por ser mais leve, é que os cabos de alumínio são usados em sistemas de grande porte (carga alta). Repare que as linhas de transmissão e distribuição costumam ter em sua grande maioria cabos de alumínio.

O problema em usar fios de alumínio em instalações residenciais internas é algo prático (como disse em um dos comentários anteriores).

Quanto a resistência física: Isso é muito relativo. O cobre enferruja, porém é mais "duro" que o alumínio. No geral, os dois fios são igualmente resistentes para fins elétricos. É bom lembrar que os fios/cabos podem possuir uma camada de PVC especifica para a proteção mecânica que os tornam mais resistentes fisicamente.
 
só coisa pequena msm Rodrigo
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eletrofitas.com.br/produtos1.htm">http://www.eletrofitas.com.br/produtos1.htm</a><!-- m -->
tem uma descrissão do que suporta.
 
Ola deneripr

Se voc não achamar o que voce ta procurando vai de tradicional mesmo, emenda com solda e fita isolante

Um abraço
 
Back
Topo