Equalizador Usar ou Não Usar na Igreja eis a minha Questao.

G

Guest

Guest
Tenho um esqualizador parado na minha igreja mais tenho medo de usar ele. A questão é q não sei usar regular ele direito (parecer q sempre falta algum...um toque magico) e tenho muito operadores de som novos q estão aprendendo agora a mexer na mesa de som.
perguntar é... para igrejas vcs acham q o equalizador ajudaria na melhoria do som da igreja? e como regular de um jeito bom para igrejas?





________________________________
Caminhando... mais vou chegar la!!!!!
 
Equalizadores

Olá Tiago,
Muito bom o seu tópico, acho que a maioria das igrejas em vi um equalizador, ou ele estava desligado, ou em by pass (e as pessoas nem sabem pq, só sabiam que estava melhor assim) ou utilizado de forma errada e o som estava muito ruim por causa disso.
O que eu tenho a dizer sobre equalizadores é que: se o equipamento for de má qualidade ou ainda se ninguem sabe utilizado de forma correta... melhor não usar. Leia o artigo do Fernando sobre o assunto.
Agora se você vai usar, aonde usa-lo ? Geralmente as pessoas usam para todo o PA. Nós fazemos isso para melhorar a resposta das caixas de PA a algumas frequências e reduzir aquelas que a caixa responde além do desejado. Ou seja se vc quer usar um equalizador vc deve conhecer muito bem sobre as frequências de som.
Muitas pessoas fazem a clássica "canoa", aumentando os graves e agudos e reduzindo os médios, mas isso está errado !!! Não existe formato pré-definido de equalização de PA ! O ideal seria usar um análisador de espector para ver que ajuste de equalização vc deveria fazer para as caixas que vc está usando no ambiente que vc está usando. Como vc não deve ter um, só quem trabalha com som profissional tem e mesmo assim nem sempre usa, devido ao trabalho que dá pra usar. A solução é ter um bom ouvido ! Coloque um CD de qualidade profissional que tenha uma música que tenham uma grande variedade de frequências, ou seja que tenha graves medios e agudos e equalize de forma que fique agradável aos seus ouvidos e o + próximo possível do original, ou seja, vc precisa ouvir e conhecer bem a música a ser tocada. Se vc nunca reproduziu a música num sistema bom, pelo menos escute ela com um bom fone de ouvido (sugiro o Porta-pro da Koss). Uma observação quanto a música a ser tocada... lembre que a música é gravada em stereo, portanto lembre de ligar os 2 canais. Se a saida do seu cd player é RCA ligue em entradas RCA da mesa de som, se essa não tem RCA use adaptadores e ligue os 2 canais, mesmo que vc use o som da usa igreja e mono, se a saida do seu cd player é p2 stereo, use um cabo p2-p10 stereo ou p10-p10 stereo com um adaptados p10-p2 stereo.
Outra forma de utilizar o equalizador é na entrada insert do sua mesa, fazendo uso desse cabo p10-p10 stereo q eu citei acima. "Insertando" um equalizado em um canal ou em um subgrupo, vc vai equalizar especificamente aquele canal. Fazemos isso pra equalizar um voz complicada ou um instrumento ou um grupo de vozes ou instrumentos onde os equalizadores da própria mesa não são suficientes para dar o resultado que vc deseja.
 
Tiago,

tem dois artigos no site ensinando a trabalhar com equalizadores:

Equalizadores
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=63

Trabalhando com equalizadores
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64

Basicamente, é fazer uma coisa só: testar, testar, testar. Não tem outro jeito. Aumente um pouco os agudos, teste por alguns cultos, depois aumente um pouco os graves, teste por mais alguns cultos.

É assim que se regula. No final, quando você achar que o som da sua igreja está perfeito, é só deixar o equalizador do mesmo jeito para todo o sempre.

Aliás, não esqueça de tirar uma foto do equalizador depois de configurado. Lembro que pedi para um novato dar uma limpada nos equipamentos, e ele realmente limpou tudo, até as regulagens.
 
Gente Valeu
vou estudar mais sobre equalizadores estou kerendo fazer uma revolução no Som da minha icm, posição da mesa, caixa e tudo mais

Obrigaduuuuuuuuu

bersan disse:
Tiago,

tem dois artigos no site ensinando a trabalhar com equalizadores:

Equalizadores
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=63

Trabalhando com equalizadores
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64

Basicamente, é fazer uma coisa só: testar, testar, testar. Não tem outro jeito. Aumente um pouco os agudos, teste por alguns cultos, depois aumente um pouco os graves, teste por mais alguns cultos.

É assim que se regula. No final, quando você achar que o som da sua igreja está perfeito, é só deixar o equalizador do mesmo jeito para todo o sempre.

Aliás, não esqueça de tirar uma foto do equalizador depois de configurado. Lembro que pedi para um novato dar uma limpada nos equipamentos, e ele realmente limpou tudo, até as regulagens.
 
Uma vez alguem me ensinou q não é o "equipamento que faz o sonoplasta" e sim o "sonoplasta q faz o equipamento", como sugestão procure usar o q sabe, se houver algo novo procure aprender o maximo possivel, e como o Fernando disse "testar, testar e testar", procure pessoas que tenham um conhecimento maior "fique no pé dela", eu tive que aprender o q sei na marra, só depois encontrei com duas pessoas q me ensinaram muita coisa ( Fernando e Rafael), devo muito a essas pessoas que hj ainda me ajudam muito, são pessoas que indico a vc, são pessoas que mesmo sem tempo vam te ajudar na medida do possivel.

Abração.
 
EQUALIZADOR USAR OU NAO USAR

TIAGO ALVES

OLHA AMIGO EU DEMOREI APRENDER A TRABALHAR COM OS EQUALIZADORES MAIS DESCOBRIR QUE PARA TRABALHAR COM EQUALIZADORES EU TINHA QUE SABER MAIS SOBRE FREQUENCIA OQUE CADA UMA DELAS SIGNIFICAM NA NOSSA AUDIÇAO,FOI AI QUE CONSEQUI UMA TABELA BASICA DE TECNICOS DE AUDIO QUE NESTA TABELA VEM AS FREQUENCIAS FUNDAMENTAIS DE CADA INSTRUMENTO MUSICAL EC COMO AS VOZES E ALGO MAIS,E GANHEI DE UM TECNICO AMIGO MEU UM CD COM TODAS AS FREQUENCIA DESDE 20Hz ate20KHZ.ESTE FOI O PRIMEIRO PASSO DEPOIS COMECEI A BRINCAR COM OS EQUALIZADORES E DESCOBRIR SEUS SEGREDOS,VEJA BEM UM VIOLAO SE VC USAR UM EQUALIZADOR PARA ESTE INSTRUMENTO VC TEM QUE SABER AS SUAS FREQUENCIAS FUNDAMENTAIS E CORTAR AS QUE VC NAO PRECISA USAR,ESTE EXEMPLO SERVE PARA TODOS OS INSTRUMENTOS,AGORA SE VC FOR USAR EM UM AMBIENTE COMO FILTRO AI VC PRECISA SABER QUAIS AS FREQUENCIAS QUE ESTAO SE MULTIPLICANDO OU QUE ESTAO SENDO ACHATADAS POR QUESTOES FISICAS DE AMBIENTE AI VC VAI USAR O EQUALIZADOR PARA ALINHAR ESTE AMBIENTE AFIM DE TODAS AS FREQUENCIAS POSSIVEIS POSSAM SER OUVIDAS UNIFORMINENTE.
EU SEMPRE USO EQUALIZADORES E GOSTARIA DE TER UM PARA CADA CANAL DA MESA POR ISSO SOU UM AMANTE DAS MESAS DIGITAIS,AGORA EXISTEM VARIOS TIPOS DE EQUALIZADORES OS PARAMETRICOS,GRAFICOS,INTERPOLADOS ,CONTANTES ETC.......
TEM EFENTOS QUE MUITAS BANDAS ME PEDEM 16 EQUALIZADORES
UM PARA CADA VIA DE MESA E COMPRESSORES.............ETCCCCCCCCCC


AMIGO

TIAGO ALVES ESPERO TER TE AJUDADO
 
Concordo plenamente com o Valdo. E qualizador é uma ajuda mais que bem vinda.
Se eu pudesse ter um por canal dispensaria qualquer outro periférico, um sistema bem alinhado e equalizado dispensa efeitos,compressores entre outros(lógico que esse são indispensáveis em certas ocasiões, mas não é o nosso caso).
Abrçs,
 
Back
Topo