Equalizador Vs Line Array

Não se usa corte em caixas ativas, pois elas já têm algum processamento interno. É diferente de usar caixas passivas com amplificadores, que normalmente são "burras", cortando apenas as frequências entre os componentes internos da caixa e, algumas vezes, nem isso.

kkkk n me leve a mal rsrsrsrsrsrsrs

Mas raciocine comigo, minhas Line são da times one o modelo 212A , ela trabalha de de de 20 HZ até 20KHZ ou seja se eu n cortar no processador sai todas as frequências de baixa kkkk o que pra me seria horrível.

Meus subs são os times one 118A e ela vai de 35hz até 200hz

então não vejo falha na regulagem do sistema, SÓ SE EU ESTIVER EQUIVOCADO!
 
Opa, que estranho! Isso você obteve com RTA ou do manual?
Como disse antes, normalmente os fabricantes de caixas ativas aplicam processamento. Acabei me equivocando, afinal nem todos fazem isso. Deveria ter dito que muitos fabricantes, não todos, aplicam processamento e cortes.
 
Esse mesmo, eu vi nas especificações da propria caixa rsrsrsrs

Se você observar melhor, na parte de amplificação das lines informa que há um divisor eletrônico de 24 dB/oitava que permite passagem de 100hz a 19.600hz, bem como um divisor passivo com corte em 2 khz com curva de 12dB/oitava, que divide as frequências entre falantes e driver.

Já com relação ao sub, é informado que o sistema interno da caixa possui crossover paramétrico de 50 a 150 Hz, sendo que o corte de 50hz torna o seu subgrave mais limpo e principalmente eficiente, evitando frequências massivas demais, e o corte de 150 Hz serve para que o subgrave não invada as altas.
 
Se você observar melhor, na parte de amplificação das lines informa que há um divisor eletrônico de 24 dB/oitava que permite passagem de 100hz a 19.600hz, bem como um divisor passivo com corte em 2 khz com curva de 12dB/oitava, que divide as frequências entre falantes e driver.

Já com relação ao sub, é informado que o sistema interno da caixa possui crossover paramétrico de 50 a 150 Hz, sendo que o corte de 50hz torna o seu subgrave mais limpo e principalmente eficiente, evitando frequências massivas demais, e o corte de 150 Hz serve para que o subgrave não invada as altas.


Gravei uns videos pra vc ver:
1- Configuração do processador

2- gravação via celular uns 25m de distancia

3- gravação celular a uns 5m de distancia

 
@Edpessantos, vejo alguns erros aí. Não sou especialista, mas achei as caixas um pouco perto das paredes, fazendo o som refletir nelas, e estão posicionadas muito próximas ao solo, sendo que você tem muito espaço pra cima. Outra coisa é delay pra line. Sério??? O próprio line deveria distribuir o som de forma igual em todo o ambiente. E ta usando apenas 3 células, quando o minimo seriam 4.
Corte no sub em 200hz está extremamente ultra alto. Se ele vai até 200, deixe o corte em 100hz, máximo 120hz, e veja a diferença.
 
@Edpessantos, vejo alguns erros aí. Não sou especialista, mas achei as caixas um pouco perto das paredes, fazendo o som refletir nelas, e estão posicionadas muito próximas ao solo, sendo que você tem muito espaço pra cima. Outra coisa é delay pra line. Sério??? O próprio line deveria distribuir o som de forma igual em todo o ambiente. E ta usando apenas 3 células, quando o minimo seriam 4.
Corte no sub em 200hz está extremamente ultra alto. Se ele vai até 200, deixe o corte em 100hz, máximo 120hz, e veja a diferença.


Boa noite mano, pra quem não conhece o projeto pode até achar errado rsrsrrsrs mas irei lhe explicar:

1- Posicionamento das caixas: Essa foi a melhor posição, em função do teto que é de zinco, fizemos algumas simulações dela mais alta a reverberação aumentou em quase 2 segundos a mais!

2- A quantidade de caixas: se desse pra vc analizar os ângulos de posicionamento das caixas do PA, vc iria perceber que a 3 caixa, ela cobre um ângulo de 180° resumindo se vc ficar rm baixo dela 10 cm a frente vc já escuta o som dela!

3- Delay: os delay eu uso pra regular o PA, front Full e as delay. Pois cada um desses vem de um canal expecifico do processador, resumindo é como se cada sistema fosse um driver!

4- Corte dos subs: meu sub trabalha de fabrica de 35hz até 200hz, uso a escala de 200 só pra regular certinho a fase no smaart v8. Se vc reparar no equalizador do sub eu dou um ganho na frequência que ele melhor responde: 55hz.

Meu sistema está :
06 ativos PA 200hz-20khz LR24 DB
02 ativo/passivo frontfill 100hz-20khz LR24 DB
02 ativos delay 150hz-20khz LR24 DB

É pq esse sistema é único e exclusivo em função ao ambiente, que é horrihor pra som.

Qualquer outra duvidú e sugestões pode ficar a vontade!
 
@Edpessantos ;

Uma dúvida: se suas line falam de 20Hz á 20KHz, então pra que vc precisa de subs? Pelo que vc diz seus subs falam menos do que suas line pois eles começam em 35Hz.
Veja esse menino aqui: https://www.rcf.it/en_US/products/product-detail/ttl-55-a/210201. Será que o Times One fala mais grave que ele?
Outra coisa, quando o @Ronaldo1 fala que pra funcionar como line é preciso no mínimo 4 módulos isso não é uma característica de fabricantes, mas de questões físicas que fazem com que seja preciso esse número mínimo de elementos para se ter esse efeito. Tb com relação ao posicionamento das caixas outras características de lines são o ângulo vertical extremamente fechado e o horizontal bem aberto. Se acima da altura que vc posicionou tá dando reflexão no teto e com aquela proximidade da parede não tá refletindo nela, ou a caixa não é line, ou tá com o posicionamento V X H invertido, ou ambas as opções estão ocorrendo. Tb não entendi qual a finalidade de delay pra line. Line vai usar delay em local aberto e a uma distância bem considerável com público de grande porte. Em local fechado se tem que usar delay com o line este perde a razão e o benefício financeiro de ser instalado.
Os cortes tb estão estranhos: PA em 200Hz, Frontfill 100Hz e Delay em 150Hz. Deve dar bastante problema de referência e cancelamentos.
 
@Edpessantos ;

Uma dúvida: se suas line falam de 20Hz á 20KHz, então pra que vc precisa de subs? Pelo que vc diz seus subs falam menos do que suas line pois eles começam em 35Hz.
Veja esse menino aqui: https://www.rcf.it/en_US/products/product-detail/ttl-55-a/210201. Será que o Times One fala mais grave que ele?
Outra coisa, quando o @Ronaldo1 fala que pra funcionar como line é preciso no mínimo 4 módulos isso não é uma característica de fabricantes, mas de questões físicas que fazem com que seja preciso esse número mínimo de elementos para se ter esse efeito. Tb com relação ao posicionamento das caixas outras características de lines são o ângulo vertical extremamente fechado e o horizontal bem aberto. Se acima da altura que vc posicionou tá dando reflexão no teto e com aquela proximidade da parede não tá refletindo nela, ou a caixa não é line, ou tá com o posicionamento V X H invertido, ou ambas as opções estão ocorrendo. Tb não entendi qual a finalidade de delay pra line. Line vai usar delay em local aberto e a uma distância bem considerável com público de grande porte. Em local fechado se tem que usar delay com o line este perde a razão e o benefício financeiro de ser instalado.
Os cortes tb estão estranhos: PA em 200Hz, Frontfill 100Hz e Delay em 150Hz. Deve dar bastante problema de referência e cancelamentos.


Rsrsrrsrs vamos lá esse assunto está rendendo KKkk

1- as frequências são originais do fabricante, se eu deixa as lines abertas Aparti de 20hz os 2 medios iram tocar grave tranquilamente, porém não haverá intensidade nas frequências de baixa, pois o projeto da caixa não é pra isso!

2- o delay é pra ajustar o tempo de que cada driver chega a um determinado ponto né? Então pense assim: meu PA LR seria 2 drivers as frontfill seria mais 1 driver e as delay traseira seriam outro driver, se eu deixar todo mundo aberto de qualquer forma o que vai acontecer? Cancelamentos, pois as front fill corre o risco de está mais alto que todas as outras, ou vixe e versa, e com o ajuste no caso de atraso e adiantamento das vias as quais estão ligadas às caixas eu consigo um som de várias fontes nesse caso 4 com uma sonoridade ambiente.

3- quanto ao corte não há erro, porque se vc observar bem as frequências abaixo de 200hz lá na igreja São as que mais geram reverberação, o motivo do frontfill está com corte inicial a 100hz é que ele tem somente um médio e eu percebo que quando limito ela Aparti de 200hz o som tende a ficar mais estridente e pela quantidade menor de falante me possibilitou cortar em 100hz sem interferir na reverberação e me dando um som mais encorpado!

Como eu falei, não sei o caso de vcs mais aqui o templo é 100% horrível pra som, o eco chega a quase 5 segundos de entonação, então aqui não tem como aplicar as regras padrão de um forma tão simples kkkkkkkkkk

Se fôssemos próximos convidaria qualquer um pra ver e ouvir o som, e até mesmo fazer o teste de mudança que proporem e vermos se o padrão bate com a realidade. Aqui na cidade existem vários profissionais na área porém ninguém conseguiu fazer o que eu fiz, inclusive quando escustam até tercem elogios, mas pra quem conhece sabe que n está bom, porém pelo ambiente é como vc ter um piso encharcado com 1cm de água e inventar modos e maneiras de manter uma pequena área seca!

Depois vou postar aqui um show qui fiz com simplesmente 4 sistemas de PA ativa e passivas do modelo 112A e 1 sub ativo/ passivo, onde lotou a igreja com no mínimo 4 mil pessoas. Assim que eu achar mando aqui.
 
Explicou explicou mas ta tudo errado assim mesmo. Delay é usado quando é necessário. Se quem ta na frente escuta a caixa de baixo você não precisa de front fill. Fontes sonoras demais causam mais problemas que soluções. Não importa se o sub vai até 200hz, o corte deve ser feito na área que ele atua bem, no máximo até 120hz, Se fosse pra usar o do fabricante não existiriam crossovers ou processadores. E se seus lines refletem no teto, não são lines, como disse o amigo @AltVan13.
Acredito que sua igreja estaria muito menor sonorizada por caixas convencionais. Em sonorização, pode parecer clichê, mas geralmente menos é mais.
 
Delay não é usado para corrigir tempo nenhum. É usado pra se obter um som uniforme em todo ambiente. Line também. Cada elemento deve ser ajustado para sonorizar cada área do ambiente, no final o resultado obtido deve ser um som com mesmo volume em todo o ambiente, e os elementos devem funcionar como uma única caixa.
 
Explicou explicou mas ta tudo errado assim mesmo. Delay é usado quando é necessário. Se quem ta na frente escuta a caixa de baixo você não precisa de front fill. Fontes sonoras demais causam mais problemas que soluções. Não importa se o sub vai até 200hz, o corte deve ser feito na área que ele atua bem, no máximo até 120hz, Se fosse pra usar o do fabricante não existiriam crossovers ou processadores. E se seus lines refletem no teto, não são lines, como disse o amigo @AltVan13.
Acredito que sua igreja estaria muito menor sonorizada por caixas convencionais. Em sonorização, pode parecer clichê, mas geralmente menos é mais.


Blz, falando é facil na prática é outra coisa rsrsrs mas tranquilo, graças a Deus as mudanças que fiz surtiram efeito, claro que pra quem entende sabe que ainda a muito a fazer!
Eu acho que não dá pra ter uma dimensão do tamanho do templo só pra vc ter uma ideia as LINE do PA estão a uns 5m de altura a largura e o comprimento não dá pra precisar agora, mas é um templo pra 5mil pessoas!
 
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