Especificação de amplificadores - artigo

Pessoal,

Segue um link sobre como especificar um amplificador de potência no site da Studio R <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf">http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf</a><!-- m -->

Vale a pena ler este artigo: esclarece muito sobre como especificar o amplificador, o porquê de ser o dobro da potência das caixas, alguns parametros (fator de crista, potência musical, potencia rms, etc...)

Thiago
 
"Se, no seu sistema de som, existir um processador digital, com os limiters devidamente programados
e capazes de atuar adequadamente, você poderá trabalhar com um headroom de 6 dB (quatro vezes a
potência média). Assim, um falante 15SW2P, especificado para 600 Watts poderá ser ligado, com segurança,
a amplificadores capazes de fornecer até 2400 Watts para cada um (8 Ohms).
No caso de quatro falantes por canal (operação em dois Ohms) o amplificador deveria ser capaz de fornecer
até 9600 Watts por canal."


Nossa! assim nós estamos ferrados! hehe
Mais imagina só o que Quatro sub de 15" alimentados por 9600W devem falar... não digo especificamente de SPL mais de pegada, deve-se conseguir um bom muito gostoso...

'Um dos melhores limitadores existe no processador de menor custo do mercado: o
DCX2496, da Behringer."


Ponto para a Behringer... Após o Fernando elogiar o DEQ, agora o Homero Sete falando sobre o DCX...

"Caso não exista um processador adequado em seu sistema, você poderá trabalhar, seguramente, com
um headroom de 3 dB (especificado no catálogo como Potência Musical), escolhendo um amplificador
capaz de fornecer até o dobro da potência RMS especificada para cada falante."



Isso já estava acostumado...
 
Esta questão de potência de amplificador X caixas é tão crítica que na igreja que frequento, estava passando por um problema sério com os falantes da nave principal. Lá uso um DBL 1500 para alimentar um conjunto de 8 caixas ligadas sendo que chegava ao amp 4 cabos (sistemas de 2 caixas em paralelo), o que eu ligava todos em cada canal (2 conjuntos no canal A e dois no B). As caixas simplesmente não tinham resposta!!! Aí começa a procura: verifica solda, verifica impedancia, verifica equalização, etc... Até que um colega me emprestou um amplificador da Attack e quase como que "do nada", o sistema dá resposta. Aí começa a ler alguns artigos e vem a luz colocar somente um conjunto em cada canal: e conseguir uma resposta razoável. É claro que ainda está bem aquém do eu que eu espero mas depois de ler este artigo eu me conscientizei mais ainda que o meu sistema precisa de um "upgrade" o mais rápido possível.


Thiago
 
Back
Topo