Estúdio de ensaio

pTjz

Moderator
Moderador
Boa noite SAV,
Estou criando este tópico meio atrasado, mas ainda serve como informativo para pessoas que pensem em fazer o mesmo e como resolução para alguns problemas e desafios que ainda tenho.
Nós tínhamos um estúdio para ensaios que acabou ficando pequeno com o passar do tempo por conta do aumento do ministério (antes ia só ate a coluna da foto baixo), então pegamos uma sala ao lado e aumentamos o estúdio para a metragem 5,30 x 10,40.

es1.jpg

es2.jpg


Com isto vieram maiores problemas, dentre deles o maior, isolar ao máximo o som para o lado dos vizinhos.
O que fizemos? Primeiro, adicionamos massa... Todas paredes são de tijolo dobrado!
A parede que da para os vizinhos adicionamos um espaço de 5cm vazio seguidos de 100mm de lã de rocha PSE-64 e mais 3cm de gesso, que é a parede e acabamento da sala.
e deu MUITO certo, liguei uma antera praticamente no TALO e fui la em baixo do lado do vizinho, tudo em PAZ praticamente não se ouvia nada!
O resto das paredes tem somente colocamos 50mm da mesma lã de rocha sem espaçamento e os mesmos 3cm de gesso.
Infelizmente não tirei fotos desta parte, estou em 2 serviços e não pude acompanhar de perto a reforma.

Nas paredes que são de gesso, deixei alguns retângulos de Eucatex perfurado deixando a lã de rocha “exposta” ao som (Entre o Eucatex e a lã de rocha tem um tecido para que a lã não vaze)
Estes funcionam como painéis de absorção.
es3.jpg

es4.jpg

es5.jpg

es6.jpg


Porém o pastor quis rebaixar o teto em gesso, e isso trouxe uma reverberação estranha na sala, fazia um barulho do tipo “teinnnnn” bem forte quando emitido algum som.
A solução que achei foi preencher o espaço em cima do forro com 15m² de lã, o máximo que consegui por conta das amarras do gesso.
Também inclui os quadrados de Eucatex perfurado, permitindo a entrada do som e o contato com a lã.
Com isso o barulho parou.
es7.jpg

es8.jpg



Resumindo a situação atual da sala

As baixas estão show de bola, foi necessário dar um boost considerável de graves no cubo do baixo para que ele ficasse legal, antes ele trabalhava quase zerado...
O bumbo parou de dar aquele “BOOOOOOM” que dava, está bem seco... Acho que secou até demais os graves na sala, mas nada que atrapalhe!

Porém nem tudo são flores, estou com uma reverberaçãozinha de leve nas altas, nada desesperador... Quero secar só mais um pouco!
Estou pensando em comprar sonex branco gelo e colar entre os espaços dos quadrados de Eucatex ou no teto inclinado, não sei...

Quem tiver alguma opinião ou objeção será bem vinda, pois ainda da para reparar hahaha.
 
Ah esqueci de mencionar, fizemos uma técnica prevendo implementar o estúdio como estúdio de gravação também.
Está cheio de coisas, mas acho que da para entender.
Quando estiver organizado tiro novas fotos!
es9.jpg

es10.jpg


Visão da técnica para dentro do estúdio.
es11.jpg
 
Ah, não falei também que as paredes não serão totalmente lisas, farei textura em todas elas, com uma massa parecida com o revestimento paulista... Não sei o nome!
Os sulcos devem der uns 2mm de profundidade, fica bem bonito e deve ajudar um pouco nas reflexões primárias, não sei ao certo quanto mas que deve ser melhor que o gesso liso pintado deve ser kkkkkkk.

Outro problema que enfrento, a lã de rocha é isolante térmica, então o gesso esta demorando MUITO para secar, ele foi feito há 3 semanas quase e ainda não está totalmente seco, existem várias partes bem amareladas ainda se comparada ao teto e a coluna que já secaram e estão branquinhas.
 
Fiz alguns painéis (6) com a lã de rocha (50mm) nas dimensões dela mesmo (0,60 x 1,20) e espalhei na sala para ver o resultado.
Deu uma secada muito leve em alguns pontos críticos.
Creio que farei mais alguns.

Ainda sim esteticamente ficaria melhor o sonex branco gelo.
 
pTjz,

você fez quase tudo que o Engenheiro Civil de onde eu trabalho recomenda para isolamento acústico. Rsrs'
Aqui, onde eu trabalho, nós vendemos telhas com isolamento térmico e acústico, porém, esse engenheiro, sempre explica para os clientes que estão em busca de isolamento acústico que o que dá isolamento acústico é massa, densidade. Ou seja, ele recomenda essa mesma parede dobrada que você fez, entretanto, sem esse espaço de 5cm, fica assim: TIJOLO - LÃ DE ROCHA(ou de vidro) - TIJOLO. Dentro do estúdio ele diz para a pessoa colocar espuma, isopor, poliuretano(sem ser os do Paraguai que pegam fogo muito rápido), etc. Se ligou? Não sei ao certo sobre esses 5 cm de espaço, mas pelo que ouço ele falar, se quiser, pode preencher com areia esse espaço.
 
maroto disse:
pTjz,

você fez quase tudo que o Engenheiro Civil de onde eu trabalho recomenda para isolamento acústico. Rsrs'
Aqui, onde eu trabalho, nós vendemos telhas com isolamento térmico e acústico, porém, esse engenheiro, sempre explica para os clientes que estão em busca de isolamento acústico que o que dá isolamento acústico é massa, densidade. Ou seja, ele recomenda essa mesma parede dobrada que você fez, entretanto, sem esse espaço de 5cm, fica assim: TIJOLO - LÃ DE ROCHA(ou de vidro) - TIJOLO. Dentro do estúdio ele diz para a pessoa colocar espuma, isopor, poliuretano(sem ser os do Paraguai que pegam fogo muito rápido), etc. Se ligou? Não sei ao certo sobre esses 5 cm de espaço, mas pelo que ouço ele falar, se quiser, pode preencher com areia esse espaço.
A idéia na reforma do estúdio, além de aumentar o tamanho era aumentar a segurança.
Após o incidente com a boate o pastor ficou com muito medo, pois tínhamos do antigo estúdio um material similar.
Então foi aprovado esta reforma que já era prevista sob a condição de não usarmos NADA INFLAMÁVEL!

Até agora só usamos lã de rocha que não pega fogo nem emite fumaça, tijolos, cimento e gesso, porém tudo voltado para isolamento.
No tratamento interno pretendo usar no máximo painéis com a própria lã ou sonex, que são espumas próprias para esta aplicação e quimicamente tratados para não propagarem chamas.
 
Tenho um novo problema e gostaria de ajuda de vocês.
Os bombeiros aprovaram o estúdio, porém com porta anti-chamas!
Até ai tudo bem, porém estas portas vazam muito som... Algum de vocês sabem se existe portas acústicas que sejam anti-chamas?
 
pTjz disse:
A idéia na reforma do estúdio, além de aumentar o tamanho era aumentar a segurança.
Após o incidente com a boate o pastor ficou com muito medo, pois tínhamos do antigo estúdio um material similar.
Então foi aprovado esta reforma que já era prevista sob a condição de não usarmos NADA INFLAMÁVEL!

Até agora só usamos lã de rocha que não pega fogo nem emite fumaça, tijolos, cimento e gesso, porém tudo voltado para isolamento.
No tratamento interno pretendo usar no máximo painéis com a própria lã ou sonex, que são espumas próprias para esta aplicação e quimicamente tratados para não propagarem chamas.

Entendo a questão do inflamável. Depois desse acontecimento com a boate as pessoas estão mais atentas à isso e de lá pra cá houve uma redução enorme na venda do poliuretano.

Quero te parabenizar! Deve ter ficado show! :D

Gostaria de ter a oportunidade de visitar o seu estúdio para ver como ficou. Mas já que não posso, fica só na vontade mesmo. Rsrs'

Parabéns!
 
pTjz disse:
Tenho um novo problema e gostaria de ajuda de vocês.
Os bombeiros aprovaram o estúdio, porém com porta anti-chamas!
Até ai tudo bem, porém estas portas vazam muito som... Algum de vocês sabem se existe portas acústicas que sejam anti-chamas?

Não poderia ser utilizado uma porta anticha-mas + uma porta acústica?
 
maroto disse:
(...) Gostaria de ter a oportunidade de visitar o seu estúdio para ver como ficou. Mas já que não posso, fica só na vontade mesmo. Rsrs'
Será um prazer, passando pela região só me dar um toque :p
 
oseiasgsousa disse:
Não poderia ser utilizado uma porta anticha-mas + uma porta acústica?
Infelizmente não...
São duas portas, uma separa o estúdio da técnica e a outra a técnica e estúdio do lado de fora.
Sendo assim tenho que ter duas portas que isolem o máximo possível.

Ainda tem outra coisa, a segunda porta tem de ter no máximo 70cm, pois o corredor não comporta uma porta maior, e ambas tem de ter maçaneta anti panico pelo lado de dentro!
 
Olá, Ptjz...

Estamos começando as obras lá no nosso, o isolamento é basicamente o que vc fez com as Lãs de 50mm, lá não tem vizinho do lado da parede....rs

Pra essas altas que vc tá tendo problema, acho q o sonex gelo no teto já resolveria, mas só testando mesmo..

Achei muito interessante o lance de deixar a lã do isolamento exposto pra trabalhar como tratamento também... Acho q vou adotar essa idéia, pois eu só ia ver tratamento depois que estivesse tudo pronto... Mas, acho q vou tentar isso ae, depois só vejo se tem algo sobrando..

Parabéns ae, mano...
 
Aviso aos Navegantes!!!

O que a Sonex não informa é que o composto químico anti-chama que é aplicado em seus produtos tem validade de aproximadamente 3 anos, após isso ele é tão inflamável como qualquer outra espuma...

...mas isso não é o fim, se pesquisarem encontrarão na net a fórmula desse composto que pode ser aplicada com um pulverizador...

...sobre o incidente na boate, o que nenhuma mídia vai dizer é que esse composto já tinha vencido, afinal é mais fácil culpar uma empresa local do que uma multinacional...

Abraços

Marcos Lyra
 
Eliabe,

Cara, vocês fizeram a "lição de casa" direitinho, ficou show de bola.

Mas o fato de abrir "buracos" no gesso não atrapalhou o isolamento??? Ou existe outra camada de gesso depois dessa que foi aberta para deixar a lã a vista???

Onde conseguiu as informações sobre deixar um espaço de ar entre as camadas de parede, lã e gesso??? Essa é uma das melhores técnicas de isolamento, e o melhor de tudo que o ar é grátis...

Outra informação respeito do sonex, se for procurar os coeficientes de absorção dele e da espuma ortopédica na mesma espessura vão ver que é a mesma coisa. Se aplicar o composto anti-chama nelas vai ter um sonex feito em casa.

Essa informação e a outra do outro post vieram do forum AudioList e do livro do Sollon do Vale, Manual Prático de Acústica. Sobre a culpa é especulação minha...

Abraços...

Marcos Lyra
 
Back
Topo