Estudio p/ ensaio!

Victor

New Member
APDS ! Venho novamente outra vez por meio desta hehehehheheehehehhahah! desculpem, mas eh q saum tantas duvidas q aparecem no dia dia heh ! lah no subsolo da igreja tem uma sala q tah praticamente inutilizada, e veio a ideia de fazer um estudio para ensaio, so q como a igreja tah em construção entaum a verba vai sair de todos os grupos de louvor, a sala tem +/- 2,40m altura por 4m de comprimento e 3,5 m de largura! Sei q n eh o recomendado e q muita gente vai ser contra de cara, mas quero saber se colocar espuma de colchão nas paredes da sala, colocar folha de madeirite dp e por final um carpete por cima para a estetica e absorção do som, tera um pouco de atenuação do som ? se n poderiam dar dicas de qual material usar, sei q tem a lã mineral, gesso acartonado, a espuma... e entaum o q vcs me dizem ? abs!
 
Paz varão, la na igreja tmb fizemos algo parecido, funcionou bem mas, o problema eh que juntão muitos irmãos ensaiando(varios backs e instrumentistas) e todo querem usar microfone e liga seuinstrumento em uma caixa, ai eh que vem o problema eh tanto som e cada dia mais que acaba que o oq vc fez pra resolver quase que num funciona. Pense bem noque vc vai usar e converse com os pessoal do louvor da sua igreja, pois tudo tem limite e se passar do limite alem de vazar o som isso vai prejudicar a saude deles.



Aaah preocupe tambem em como vc vai fazer para esfriar o lugar.


Deus Abençoe
 
paz irmao! heheheh eh muito verdade tava pensando em colocar apenas o cubo pra o baixo de no max 30, 50w q jah vai ser muito pra uma sala pequena, e instrumentista cantando acho q quase 2 de todos os grupos! pra o ar toh pensando em um ar condiciona daqueles split(acho q eh assim) aqueles pequetico! pois n temos a intensão de passar o dia todo no estudio n ! serão 3 hs no max q o estudio sera usado nos dias q vai funcionar!
 
Vitor,

Já que você não quer nada profissional, então não precisa se preocupar com modos, tratamento acústico, e nem eu em responder com precisão (hehehe).

Então, pequenas dicas úteis, que vão melhorar um pouco.

- forrar com carpete o chão é bom (tente o carpete mais grosso possível).

em duas das paredes (duas paredes contíguas, que formem um L), use os seguintes materiais:

- duas placas desta aqui (duas em cada parede):

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.vibrasom.ind.br/produtos-acusticos/absorvente-banda-larga-abl100">http://www.vibrasom.ind.br/produtos-acu ... rga-abl100</a><!-- m -->

Uma caixa com duas placas custa 500,00, você precisará de duas caixas.

E o restante da parede forre com algum dos kits Sonique. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://loja.vibrasom.ind.br/">http://loja.vibrasom.ind.br/</a><!-- m -->

Na outra ponta do L (as outras duas paredes), não coloque nada, deixe as paredes lisas. Mas coloque Bass-Traps no canto da parede. Pode empilhar as peças, uma sobre a outra, do chão até o teto.

Bem, porque isto que escrevi:

- não se deve forrar a sala toda. Se você colocar material absorvente em tudo, a sala fica muito morta. Por isto duas paredes e o teto ainda lisas, de forma que você tenha um pouco de reverberação dentro da sala. Um pouco é sadio, excesso que é ruim.

- faça em duas paredes contíguas (o L) para evitar a formação de ondas estacionárias entre paredes paralelas. Na verdade, elas sempre se formam, mas como há tratamento em uma das paredes (o chão, uma lateral e outra lateral), o problema será minimizado um pouco.

Os absorvedores de faixa ampla e os Bass-Traps vão ajudar na absorção dos graves, o Sonique vai lhe ajudar nos médios-agudos. Se quiser, pode comprar por partes:

- os ABL 1000 primeiro
- os Bass-Traps depois
- o kit Sonique por último

Bem, isto tudo é um chute sem nenhum embasamento técnico, mas baseado no pouco que conheço. Mas olhe o custo desse chute: quase R$ 2.000,00. Se quiser tentar... aliás, conte como ficou.

Será que não vale mais a pena consultar um profissional? Ainda que vocês gastem R$ 1.000,00, pelo menos vão gastar certo, e não "chutado". Evidente que isso vai depender do uso que vocês vão dar: se for para ficar profissional, melhor contratar.

Mas, tirando esta história de chute, um investimento caro mas garantido é uma porta acústica, que o pessoal da empresa acima faz. Com a porta acústica, quem estiver do lado de fora vai saber que tem alguma coisa lá dentro, mas sem muito incômodo. Sem a porta acústica, vai ser só reclamação do pessoal de fora em relação ao barulho lá dentro.

Um abraço,

Fernando
 
ola bersan, vlw por responder, so q tenho algumas considerações ...



1) muito legal as dicas e o ABL, bass trap e o kit legais mesmo! toh em salvador/ ba fiz a simulação do frete de soh o kit q custa r$499 e... Total da Compra: R$ 1.119,00 soh do kit, R$ 620 so de frete?! dah um tempo!!? o site tah simulando corretamente ? se for tah fora da minha realidade!

2)
Bem, isto tudo é um chute sem nenhum embasamento técnico, mas baseado no pouco que conheço..
bersan o "pouco" q vc conhece para nós eh uma enciclopedia. hehe

3) sobre o q eu falei da espuma do colchão, madeirite, espuma casca de ovo, realmente n serve nem um pouco?

me ajude!

abs!!!!
 
Olá Vitor,

Evidente que há algum problema com o cálculo do frete. Ligue para a empresa, negocie com eles.

bersan o "pouco" q vc conhece para nós eh uma enciclopedia. hehe

Obrigado pelo exagero, mas eu não sei muito sobre acústica (quase nada). O livro do Sólon (Manual Prático de Acústica, R$ 60,00, vale cada centavo) tá aqui, esperando, mas por enquanto não dá...

Mas no "chute consciente", eu faria daquele jeito. Mas andei pensando em aprimoramentos. Mas antes vamos ver o que você escreveu:

se colocar espuma de colchão nas paredes da sala, colocar folha de madeirite dp e por final um carpete por cima para a estetica e absorção do som, tera um pouco de atenuação do som ? se n poderiam dar dicas de qual material usar, sei q tem a lã mineral, gesso acartonado, a espuma... e entaum o q vcs me dizem ? abs!

Colchão de espuma e placas do tipo Sonique tem desempenho parecido. Ou seja, boa absorção de médios e agudos, muito ruim nos graves. Mas colchão de espuma consegue ser mais barato, quase sempre. Mas veja que eles estão vendendo um kit com 30 placas (fiz as contas e dá +/- 10m²) barato, placas com pequenos defeitos (furinhos). Acho que vale a pena.

Mas o aprimoramento que pensei é o seguinte: uma cortina grossa, de veludo ou algodão, costuma também absorver os médios e agudos muito bem. Você poderia usá-las, com duas grandes vantagens:

- você pode montá-las em trilhos e fazer diversas experiências de ajuste (mais aberta, mais fechada, variando assim a reverberação dentro).
- tirar para lavar facilmente.

Esses materiais que ficam colados na parede não podem ser lavados. Devem ser aspiradas (aspirador de pó) regularmente. Minha esposa, que é alérgica e sente cheiros a léguas de distância, nunca entraria em um lugar cheio dessas placas coladas, por exemplo.

Neste caso, você pode usar as cortinas nas 4 paredes. Basta abrir um pouco, fechar um pouco, testar as sonoridades, etc. Mas se prepare: cortinas não são baratas.

Quanto a folha de madeirite, não entendi muito bem? Colar a casca de ovo na parede e depois a madeira por cima? Se sim, isso serve para atenuar os graves, mas o madeirite reflete os médios e agudos.

O gesso acartonado pode ser usado para isolamento acústico, não condicionamento. Você tem uma parede de lajotas (se não me engano, 40dB de atenuação). Então faz uma outra parede a 5cm de distância de gesso acartonado, e consegue então 60dB de atenuação. Se preencher o espaço vago com lã mineral, mais 5dB de atenuação.

Mas você já está no subsolo, ou seja, no lugar onde menos vai incomodar qualquer um (desde que não tenha culto em cima, óbvio). O máximo de isolamento que acho que você precisa é a porta acústica.

Aliás, não perguntei sobre janelas. Tem alguma? Se tiver, vidro duplo bem vedado já resolve.

Voltando ao condicionamento acústico, Sonique, Sonex, colchão casca de ovo ou cortinas vão atender aos médios e agudos. Mas não os graves. É imprescindível ter alguns absorvedores de graves (que aliás também absorvem os médios e agudos), como os Bass-Traps e os ABL.

Um pouco de condicionamento acústico dentro (como falei, você pode ir fazendo aos poucos), uma porta e janela (se tiver) acústicas para não incomodar quem está por fora (imaginando que, durante os ensaios, haja pessoas na área, um bom ar-condicionado do tipo split e você terá uma sala de ensaios bem razoável.

Se você pensar em uma outra sala anexa para a técnica, já tem um pequeno estúdio.

Um abraço,

Fernando
 
ola bersan obrigado por responder!
vou entrar em contato com a empresa e verificar o kit com 30 placas, vou ver tambem o preço das cortinas

Quanto a folha de madeirite, não entendi muito bem? Colar a casca de ovo na parede e depois a madeira por cima? Se sim, isso serve para atenuar os graves, mas o madeirite reflete os médios e agudos.

eh isso mesmo, como essa montagem atenua graves entaum pensei em colocar isso da espuma e depois madeirite nas quinas da sala e o resto a madeirite na parede e espuma depois, pensei em um desenho mais ou menos assim..

estudioproject.jpg



Aliás, não perguntei sobre janelas. Tem alguma? Se tiver, vidro duplo bem vedado já resolve.

n tem graças da Deus!


vlw bersan!
 
Olha só...

o madeirite com a espuma por trás vai sim atuar como um absorvedor de graves (não de médios nem agudos, que serão refletidos).

Mas teria que fazer cálculos para saber qual(is) a(s) frequência(s) que estão sendo atenuadas. Em alguns casos, ele tem uma forte atenuação em uma determinada frequência e muito ruim em outras, mesmo se tratando dos graves.

Por outro lado (por um lado bem mais caro), o ABL 1000 e os bass-traps são todos atenuadores de faixa ampla, ou seja, atenuam por igual (ou quase igual).

O perigo, ao usar os madeirites, é você ter frequências faltando (e consequentemente outras sobrando). Já com os outros materiais você não iria correr tal risco.

Um abraço,

Fernando
 
as teria que fazer cálculos para saber qual(is) a(s) frequência(s) que estão sendo atenuadas. Em alguns casos, ele tem uma forte atenuação em uma determinada frequência e muito ruim em outras, mesmo se tratando dos graves.
como fazr esses calculos ?

Estive na sala hj e notei q a sala eh um quadrado de 4x4 e n um retangulo como na figura, um pouco apertadin mas da pra fazer sim... os medios e agudos q a madeirite iria refletir n seriam tb absorvidos pela espuma do kit?

um duvida com o abl 100 ... se eu colocasse como vc falou antes teria uma atenuação parecida com o sistema q eu coloquei na figura ?
 
dei uns gritos lah dentro, mais nas quinas da sala e n teve muita reverberação, quase nada.. :lol: .

Uma curiosidade quanto a isso : dei uns gritos no meu quarto, reverberação chata, umas frequencias altas, dava ate agunia no ouvido, peguei meu travesseiro levantei o mais proximo do teto e gritei e... voi lah acabou, grito limpo e seco! achei isso um maximo !! :wink:
 
Victor,

Uma vez eu fiz isso num ginásio que íamos sonorizar, ouvi o mesmo grito umas quatro vezes, encostei a cabeça na parede e danei a chorar no sentido figurado da palavra.:lol: Por que chegar ao ponto de reverberar em médias meu amigo, e caso quase perdido :? Saia correndo sem olhar pra trás e chegue disfarçado no evento porque a culpa vai ser sua quando ninguém tiver entendido uma só palavra do que foi dito :!: Já avisei o Pastor se alugar de novo não conte comigo.

É importante lembrar que a voz está na banda de frequências médias e os maiores culpados pela reverberação geralmente são os graves, as baixas frequências, que são ondas de grande comprimento e dependendo da intensidade também de alta amplitude, e que despejam desta forma grande quantidade de energia, por isso são tão difíceis de serem absorvidas.

Essas ondas precisam encontrar pela frente materiais construídos apropriadamente para segurar toda essa energia de forma que ela seja gasta (utilizada quase no seu total). Eliminando assim o excesso de reverberação no ambiente.

Com certeza alguém vai aparecer e dar uma explicação mais completa à respeito.


Abç,

Marcelo
 
Olá Vitctor,

Olhe só o que eu achei nas bancas de revistas:

tomsaboia.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lojahmp.com.br/sitenovo/produto_novo.asp?shw_ukey=39763143430HEC2YFM">http://www.lojahmp.com.br/sitenovo/prod ... 430HEC2YFM</a><!-- m -->

"Neste método o Engenheiro de som e produtor Tom Sabóia mostra como montar, configurar e tirar o máximo proveito desta tecnologia para produzir uma música mais criativa e bem acabada. Com quase 20 anos de carreira, Sabóia mostra passo a passo como montar seu Home Studio dentro de espaços diferentes, sejam eles grandes, médios ou pequenos"

Comprei neste domingo (ontem). Só deu para folhear, mas achei muito bom o material. Ele não entra em fórmulas e cálculos complicados, mas dá todo o fundamento básico.

Pelo preço, tá excelente.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo