Fabricar case, alguém sabe?

fernando augusto disse:
marcelo falar sem ver e dificil mais a ordem geralmente e essa

1 se faz a caixa de madeira
2 depois de pronto se corta a tampa
3 cola se a formica geralmente o pessoal usa formica de garrafa pet reciclada e mais barata e nao risca
  chega a custar 30% o valor da formica normal
4 depois se corta os buracos do fecho e das alças
5 coloca-se as cantoneiras com rebites nele todo
6 coloca-se o perfil macho e femea na tampa e no case
  depois coloca-se alça fechos e dobradiças
7 coloca-se mata juntas nos perfis macho e femea e os cantos bola
8 coloca-se rodas com skate de madeira embaixo ou sarrafos para os pes do case

as cantoneiras em aluminio sao de suma importancia elas nao sao de enfeite ou so para proteger de pancadas
elas que reforçam a estrutura do case para ele aguentar peso elas sao rebitaddas de 15 em 15 cm um case feito dessa maneira com compensado de 10 mm ja cheguei a colocar 80 kg , sem as cantoneiras com certeza o case abriria todo

obs a instalaçao de tudo e feita com, rebites de aluminio
mais ou menos por ai

um case que eu fiz
8c95ffa602cfc14b0bac3af2bcfe5872.jpg

Bom dia, Fernando

Qual o tipo de compensado vc usou para fazer essa case?
Vc só colocou as peças ou usou pregos tbm?

Gostei dessa case que vc fez, estou querendo fazer umas tbm.

Desde já lhe agradeço
 
Welton, já fiz umas cases também, consegui um otimo produto final, economizei um pouco de $ em relação a comprar pronto.
Porém para fazer caprichado da MUITOOO trabalho. Voce tem de ter boas ferramentas da marcenaria, serra de corte de aluminio, etc...
Ainda me pergunto até hj se faria de novo ou compraria pronto???

A espessura da madeira geralmente é compensado de 10mm, a madeira encaixa dentro do perfil macho/femea do aluminio.
Então a espessura da madeira depende do perfil de aluminio que vc vai usar.
A caixa segue o padrao normal de marcenaria: cola de madeira e pinador automatico (pregos), revestida com formica propriamente dita ou um tal formplast (um revestimento plastico mais barato mas também bem resistente a riscos)
 
Pessoal Boa Tarde,

também vou iniciar a fabricação do meu case, apenas para guarda meus cabos, componentes e etc....

só uma duvida, quando for iniciar a caixa, uso apenas cola ?
 
Vou fazer um novo case para a mesma utilidade. Guardar diversos.
A marcenaria hoje em dia se resume em cola e prego. "prego" leia-se aquele pinador de grampos pneumatico.
Acho que ninguém usa parafuso, a caixa vai ganhar resistencia mesmo depois que entrar todas as ferragens, cantoneiras e rebites.

Já fiz outros cases antes desse e digo que é muito trabalhoso, mas se consegue economizar um pouco metendo a mão na massa.
Se quiser posso compartilhar o projeto com as medidas e o fabricante que compro as ferragens. ate mais.
 
Jnascimento, a ideia que tive foi um case bau convencional, sem nenhum revestimento interno (não vi necessidade) e que acomode 4 caixas plasticas dessas de mercado, de modo a funcionar como divisórias removiveis. Assim consigo separar melhor, cabos eletricos, cabos de audio, cx de ferramentas e fica mais facil tambem de chegar aos itens no fundo do case. O fecho com porta cadeado, assim dependendo do lugar posso deixar trancado e evitar o furto de pequenos componentes constantemente.
As ferragens comprei com "[email protected]", só pedir o catalogo e tabela de preços que eles enviam na hora para seu email.
Vendem pequenas quantidades para pessoa fisica. O chato é o frete pois as cantoneiras de aluminio são varas de 3 metros, somente transportadora, correios não.
 

Attachments

  • case bau.jpg
    case bau.jpg
    137.3 KB · Visitas: 14
Sandro muito bom seu case, parabéns ficou muito bom mesmo. a fórmica é uma espécie de adesivo que irá colado na madeira ???
 
Sim, é o revestimento geralmente preto fosco. Porem tem a formica mesmo, mais rígida, mais cara. Mais tem um tal formplast, tipo um revestimento de PVC mais barato e mais dificil de aplicar segundo os marceneiros, dá bolha com mais facilidade.
No meu caso vou terceirizar todo a parte de marcenaria, o cara vai me entregar o caixote pronto revestido e eu vou apenas colocar as ferragens. Chuto uns 250-300,00 nas medidas do desenho.
Vou batendo os rebites devagar e quando estiver pronto posto a foto final.

Esses 2 aqui foi os primeiros que fiz:
ferragenscase.jpg
 
poxa, muito bacana mesmo... já da para abrir uma loja..hahahahaha

você acha que compensa mais terceirizar a parte de marcenaria ? a parte de colocar o fecho borboleta e as alças retrátil de embutir é muito difícil ? aplicar a fórmica também é difícil?
 
Terceirizar ou não? Facil ou dificil? Vai depender das ferramentas disponiveis que vc tem. A caixa + tampa tem de fechar certinho então exige boas ferramentas e capricho na mão de obra. A formica usa aquela cola de contato (sapateiro), passa nas 2 extremidades e junta as partes. não é muito complicado.

Um fabricante mesmo pequeno tem: serra madeira de bancada, serra tico-tico para os recortes, uma serra esquadria de aluminio, uma rebitadeira pneumatica e um compressor de ar.
Eu bati mais de 1000 rebites no alicatinho manual ...kkkkkk pelo menos era aquele de cabo grande (faz menos força).
 
kkkkkkkkkkkk, imagino o trabalho...

é como você disse, o caixa e a tampa tem que sair perfeito... eu acho que vou fazer um orçamento mesmo da caixa, ai já passo as medidas da borboleta e das alças retrátil.

quando eu for juntar a tampa + caixa, eu uso perfil macho e fêmea Sandro ? ate na parte de traz aonde vai as dobradiças ???
 
com dobradiça eu ainda não fiz nenhum modelo. Tambem tenho essa duvida.
vou ter de fazer uns testes aqui com o perfil macho-femea + dobradiça para ver se abre e fecha legal sem agarrar.
Vou usar um pedaço de madeira de rascunho.
Na realidade o pessoal usa o "perfil hibrido". é uma vara única, aí vc corta e inverte um dos lados e faz o tal macho e femea.
No youtube tem varios videos, da uma olhada que vai ajudar.
 
entendi....

eu vou ver se consigo alguma coisa, mas muito obrigado pela as dicas ai Sandro.

assim que terminar meu case posto aqui..rs..

abraços
 
com as ferragens em mãos fica mais fácil de verificar esses detalhes.

- A tampa também não tem 15cm de profundidade como coloquei na foto do meu projeto. 15 cm é muito para uma tampa.
Costuma ser de 7 a 10 cm. eu não gosto de deixar muito estreito senão as ferragens começam a trepar uma sobre a outra.
- Nas alças também onde faz mais força eu costumo colocar arruelas nos rebites.
 
depende muito to tamanho do case e do tamanho das ferragens.
não existe uma regra. nesse meu projeto pedi ao marceneiro para fazer a tampa com 10cm (medida externa).
Assim a foto/projeto que postei ficou com 55cm da base + 10cm da tampa = mesmos 65 de altura anterior

geralmente o padrao dos fabricantes é fazer bem raso ou estreito. só visualizar as fotos no google.
 
Back
Topo