FBT promax 14 x JBL PRX615M comparem !!

@tonreb , @mbenedito , @MarceloCavic , Vocês já usaram as Promaxx 12a? Pergunto porque tenho um P.A. parecido com esse, todo FBT, mas com 2 x Promaxx 14a e 2 x Promaxx 12a. A diferença é bem presente entre uma e outra, mesmo ambas terem basicamente as mesmas características básicas (a diferença fica somente de 0,5db em spl), inclusive compartilham o mesmíssimo gabinete, apenas com o corte físico maior na saída do drive.
Por conta da diferença do tamanho do falante e do corte do crossover eu acho o timbre da 12a bem "quente" que o da 14a, inclusive acho o som dela mais próximo da RCF HD 12 que da irmã 14a.
 
@dudufeijo , já utilizei lado a lado as promaxx 14a e 12a e não vi diferenças no timbre, a maior diferença é no spl e nos graves, e pouca ainda....
 
@tonreb , foi mesmo? Logo que comprei eu coloquei também lado a lado os dois modelos. Fiz um patch na minha mesa pra mandar o mesmo sinal mono para as duas e fiquei alternando entre elas mutando a saída para uma ou para a outra.
A 14a realmente tem um low end mais presente e o grave mais "na cara". Em alguns eventos, jantares para 40 a 60 pessoas somente com música mecânica, nem levo sub.
Mas eu realmente sinto uma diferença ali entre 1KHz e 1.5KHz. É certo que você já sabe disso, mas pra quem não sabe, o ponto de corte do crossover é 1.3k na 14 e 1.6k na 12, deixando o falante responder por essa região de 1.3 a 1.6 ao invés do drive. Eu sempre preferi falantes de 10 ou 12 pra voz, e pode realmente ser meu subconsciente agindo e me fazendo ouvir essa diferença. Não sei se de repente o @andry110 já notou alguma coisa...
 
Back
Topo