Feedback no retorno do músico por uso de efeitos.

Yan Dias

New Member
Fala Galera tudo beleza?

Recentemente (+/- 6 meses) montei um PAzim para eventos externos da igreja e locação pessoal.

Em resumo trata-se de:

1 par da nossa querida Art310a MK3

1 par de WLS W10 Ativa+Passiva (Usado normalmente como retorno)

3 Mesas: Yamaha MG16XU, Makie ProFX8 e Yamaha MG102c

Mics: SM58, Beta58, Sennheiser e835, AT MK1 e Samson Q7


Meu problema, acontece quando eu mando o efeito interno da MG16XU ou da ProFX8 para o retorno do músico. O Efeito no retorno aumenta muito a sensibilidade a microfonia. O efeito que mais gera problema é o Reverb.

Essa situação só melhora quando uso o Beta58 (supercardioide), mas ele é sem fio, prefiro deixa-lo para outras ocasiões. O Q7 também é supercardioide mas adquiri ele recentemente ainda não testei ele com efeitos.

Posicionamento de caixa e mic tudo certo, nada que seja propenso ao feedback. Já usei uma RCF no Lugar da WLS e nada de melhora. A microfonia é bem aguda, com o e835 por ele ter agudo/brilho é o campeão pra esse tipo de problema, e é o que mais gosto de usar.

Eai galera, como resolvo isso? Quais opções eu tenho?

Desde de já agradeço qualquer informação.
 
Mano, sem um EQ grafico dificilmente você conseguirá resolver.. (que consiste em você provocar a microfinia e com um RTA da vida identifica-lá e atenuar no EQ). Mas de uma forma mais simples seria você estudar outra posição para seu retorno em que fique em uma zona "neutra" em relação ao seu microfone.... Lembre-se também que de levar em conta o diagrama polar dos seus microfones na hora de localizar o melhor lugar para seus retornos.
 
Inserindo efeitos no microfone a chance de microfonia aumenta mesmo. Normalmente atenuando um pouco o agudo resolve. Uso mics superlux pra d na minha igreja, mesmo samson Q7, e não tenho problemas com microfonia, mesmo não usando equalizador, e utilizando dois efeitos ao mesmo tempo.
 
Isso acontece em qualquer lugar que você faça isso? Até em locais abertos?

Realmente enviar os efeitos pro monitor de chão podem facilitar a microfonia, porém não é tão sensível assim.
Já enviei algumas vezes o RVB da voz pro monitor de chão sem dificuldades.

Então das duas uma, ou seu alinhamento esta péssimo (inclua aqui a estrutura de ganhos) ou você este fazendo algo errado em sua ligação.
 
Sobre alinhamento do retorno e mic:
sempre monto levando em consideração o diagrama polar do microfone que irei usar.

Locais:
Qualquer 1, até abertos.

Ligações, ganhos etc.:
Mic direto mesa, regulo o ganho, eq praticamente flat e efeitos da própria mesa. No caso da ProFX8 ela tem um EQ no masters que raramente uso.

Uso de supercardiodes:

O Beta58 não rola esse tipo de problema, provavelmente o Q7 também não vai dar microfonia por ser super também. O lance é que gosto dos outros mics eles são a preferência dos músicos.

Sobre a questão do EQ para matar a frequência que ta gerando o feedback:
Sim, essa foi minha primeira ideia, Estou procurando alguém que tenha 1 (de preferência com leds ou tela que indique a frequência exata que ta dando a microfonia) para me emprestar. O lance é que um Eq bom é caro, já vi alguns Eq's baratos que ligando o bypass da um som, retirando o Eq literalmente do setup da outro som, mesmo dando um bypass ele ainda colore um pouco.

Echo, delay, etc... vai bem, muito difícil dar problema, o lance é o RVB que é zika.

Sei, que existe soluções como usar um in ear, um Eq no retorno para matar a microfonia, ou, pode ser que os reverbs dessas mesas que eu possuo realmente não seja bom e seria melhor comprar um efeito externo.

Minha esperança é não ter que carregar mais Equips.
 
Back
Topo