Feliz por nova Yamaha 01v96

andregui7

New Member
Pessoal, queria compartilhar minha alegria. Conseguimos uma mesa seminova Yamaha 01v96. Estou muito impressionado com ela e muito feliz pelas funcionalidades.

Meu pai trouxe de São Paulo e infelizmente no negócio o rapaz tirou a placa de expansão e deixou com o slot aberto. Aonde poderia comprar uma tampa nova?

Como as caixas ativas da nossa igreja estão em mono, tem algum problema utilizar somente uma saída XLR da saída estéreo? Ou preciso ocupar obrigatoriamente as duas saídas atrás da mesa?

Hoje meu sub está separado das outras caixas. Pensei em ligar num auxiliar separado na mesa. É interessante ficar dessa forma independente? Ou seria melhor ligar o sub nas caixas normais, deixando tudo junto? É uma boa poder regular de forma independente o sub?

Obrigado!
 
Somente sinto necessidade de um grave mais profundo no bumbo, baixo e teclado (no meu templo).
Então uso o SUB em um AUX POST.
Mais caso você queria mais grave em tudo, faça os devidos cortes no PA e deixe o trabalho pesado com o SUB.

A maneira certa a ser usada é a que te de melhor resultado.
 
pTjz disse:
Somente sinto necessidade de um grave mais profundo no bumbo, baixo e teclado (no meu templo).
Então uso o SUB em um AUX POST.
Mais caso você queria mais grave em tudo, faça os devidos cortes no PA e deixe o trabalho pesado com o SUB.

A maneira certa a ser usada é a que te de melhor resultado.
Pensei em ligar o sub nas caixas e deixar tudo no canal ST só pra não ter que regular dois faders em todos os canais. Pra cada canal tenho que lidar com um fader só pra caixa normal e outro pra sub. Fora que tem um outro fader só pra retorno.

O problema é que só o sub tem corte, as caixas normais não tem.
 
andregui7 disse:
Pensei em ligar o sub nas caixas e deixar tudo no canal ST só pra não ter que regular dois faders em todos os canais. Pra cada canal tenho que lidar com um fader só pra caixa normal e outro pra sub. Fora que tem um outro fader só pra retorno.
O problema é que só o sub tem corte, as caixas normais não tem.
Qual seu SUB?
Sem cortes creio que não terá um bom resultado...
Melhor então usar o SUB em um AUX, assim você seleciona o master e com o GEQ você faz um HPF até onde quer que seu SUB trabalhe.
De igual modo selecionará o master do AUX do SUB e fará um LPF até onde quer que ele fale.
 
pTjz disse:
andregui7 disse:
Pensei em ligar o sub nas caixas e deixar tudo no canal ST só pra não ter que regular dois faders em todos os canais. Pra cada canal tenho que lidar com um fader só pra caixa normal e outro pra sub. Fora que tem um outro fader só pra retorno.
O problema é que só o sub tem corte, as caixas normais não tem.
Qual seu SUB?
Sem cortes creio que não terá um bom resultado...
Melhor então usar o SUB em um AUX, assim você seleciona o master e com o GEQ você faz um HPF até onde quer que seu SUB trabalhe.
De igual modo selecionará o master do AUX do SUB e fará um LPF até onde quer que ele fale.
É, vou fazer isso então.

O problema é ter que mixar todos no os canais só pro sub. Não tem como endereçar diretamente todos os canais pro aux? Sem precisar mexer nos faders?
 
Achei algo parecido com que quero aqui: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=3255&start=75">viewtopic.php?f=4&t=3255&start=75</a><!-- l -->

BUS = SubGrupo na 01v96

Antes da resposta da pergunta, algumas informações e dicas sobre o BUS que pode ser usado de diversas formas, as mais conhecidas são:
- Como via independente, similar ao auxiliar, mas sem a possibilidade de controle de volume independente de canal. Um exemplo, usar SUB nesta via podendo definir quais canais vão para ela, ajudando a limpar o som, nesta via não iria adicionar o canal do chimbal (high hat). Pode também usar como Front Fill, Delay, tia da rádio, via da Internet, Gravação e por aí vai.

- Utilizar o BUS como Front, Delay e outros, com o controle independente de equalização e delays, o filtro nas baixas (HPF) ou como SUB o filtro nas altas (LPF) pode ajudar a evitar a exitação de frequencias indevidas no equipamento. O ideal é que tenha um processador externo para fazer estes ajustes de frequencia e delays, mas na falta esta função na console ajuda bastante.
Como fazer isso?
 
Caixa é desse modelo <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundmakeramplifier.com.br/?page_id=481">http://www.soundmakeramplifier.com.br/?page_id=481</a><!-- m -->
Meu sub é desse modelo <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundmakeramplifier.com.br/?page_id=498">http://www.soundmakeramplifier.com.br/?page_id=498</a><!-- m -->
 
andregui7 disse:
O problema é ter que mixar todos no os canais só pro sub. Não tem como endereçar diretamente todos os canais pro aux? Sem precisar mexer nos faders?
Use o AUX em modo POST.
Ao diminuir o PA linearmente ele será também diminuido no SUB... (Se zerar o PA pelo fader do canal também zera o SUB)
Usando um SUBGRUPO para mandar para o SUB funciona da mesma forma que um AUX POST, porém o AUX POST você tem a vantagem de poder abaixar/aumentar o volume no SUB sem precisar aumentar/abaixar no PA.

Desta forma você não precisa "mixar" o SUB, estabeleça uma mandada que seja agradável ao PA e SUB, dai pra frente se preocupe somente com volume, pois o fader afetará linearmente o SUB e PA.
 
andregui7 disse:
Achei algo parecido com que quero aqui: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=3255&start=75">viewtopic.php?f=4&t=3255&start=75</a><!-- l -->

BUS = SubGrupo na 01v96

Antes da resposta da pergunta, algumas informações e dicas sobre o BUS que pode ser usado de diversas formas, as mais conhecidas são:
- Como via independente, similar ao auxiliar, mas sem a possibilidade de controle de volume independente de canal. Um exemplo, usar SUB nesta via podendo definir quais canais vão para ela, ajudando a limpar o som, nesta via não iria adicionar o canal do chimbal (high hat). Pode também usar como Front Fill, Delay, tia da rádio, via da Internet, Gravação e por aí vai.

- Utilizar o BUS como Front, Delay e outros, com o controle independente de equalização e delays, o filtro nas baixas (HPF) ou como SUB o filtro nas altas (LPF) pode ajudar a evitar a exitação de frequencias indevidas no equipamento. O ideal é que tenha um processador externo para fazer estes ajustes de frequencia e delays, mas na falta esta função na console ajuda bastante.
Como fazer isso?

Quer usar uma saída BUS como mandada para FRONT/SUB/DELAY?
1- Acesse o “patch out” e enderece uma saída omni/adat com o BUS desejado.
2- Acesse o view do canal desejado e habilite ele no BUS que você fez o patch.
 
Muito obrigado! Vou testar isso hoje a noite em casa.

É uma pena que a mesa não tenha um equalizer com mais de 4 layers de faders. Estava equalizando na igreja e percebi que precisava de mais.
 
andregui7 disse:
Muito obrigado! Vou testar isso hoje a noite em casa.
É uma pena que a mesa não tenha um equalizer com mais de 4 layers de faders. Estava equalizando na igreja e percebi que precisava de mais.
Os GEQS parametricos não te atendem bem?
Há também a possibilidade de insertar um addon, a O1V tem o Equalizador 601... Ele também é paramétrico, porém mais criterioso e com ótima sonoridade!
AE011_eq601.jpg
 
pTjz disse:
andregui7 disse:
Muito obrigado! Vou testar isso hoje a noite em casa.
É uma pena que a mesa não tenha um equalizer com mais de 4 layers de faders. Estava equalizando na igreja e percebi que precisava de mais.
Os GEQS parametricos não te atendem bem?
Há também a possibilidade de insertar um addon, a O1V tem o Equalizador 601... Ele também é paramétrico, porém mais criterioso e com ótima sonoridade!
AE011_eq601.jpg
Pode ser eu que não estou sabendo usar corretamente. Recebemos essa mesa sábado agora e tive pouco tempo pra regular o equalizer na igreja. Na verdade nossas caixas não cooperam muito também. Mas com uma mesa dessas é impossível não chegar a uma regulagem boa.

Nem comecei a usar o gate, compressor e efeitos. Vai ficar muito melhor.
 
pTjz disse:
andregui7 disse:
O problema é ter que mixar todos no os canais só pro sub. Não tem como endereçar diretamente todos os canais pro aux? Sem precisar mexer nos faders?
Use o AUX em modo POST.
Ao diminuir o PA linearmente ele será também diminuido no SUB... (Se zerar o PA pelo fader do canal também zera o SUB)
Usando um SUBGRUPO para mandar para o SUB funciona da mesma forma que um AUX POST, porém o AUX POST você tem a vantagem de poder abaixar/aumentar o volume no SUB sem precisar aumentar/abaixar no PA.

Desta forma você não precisa "mixar" o SUB, estabeleça uma mandada que seja agradável ao PA e SUB, dai pra frente se preocupe somente com volume, pois o fader afetará linearmente o SUB e PA.
Testei ontem e ficou perfeito! Deixei o sub e até o retorno em POST. Posso regular individual o sub e o retorno e depois quando abaixo no fader principal ou aumento ele também abaixa/aumenta no sub e no retorno. Muito obrigado!

Fiz os cortes devidos de frequência no sub, no PA e nos retornos. Ficou perfeito!

Fiz a divisão (corte) entre sub e caixas na faixa de 125Hz. Tá bom nessa faixa?
 
andregui7 disse:
Fiz a divisão (corte) entre sub e caixas na faixa de 125Hz. Tá bom nessa faixa?
Não existe receita de bolo... Depende do seu sistema!
Mais eu também faço desta forma, PA fala em LPF a partir de 120Hz e SUB HPF até 120Hz.
Deixo somente grave de voz no PA.

Que bom que obteve bons resultados, Deus continue te abençoando.
 
pTjz disse:
andregui7 disse:
Fiz a divisão (corte) entre sub e caixas na faixa de 125Hz. Tá bom nessa faixa?
Não existe receita de bolo... Depende do seu sistema!
Mais eu também faço desta forma, PA fala em LPF a partir de 120Hz e SUB HPF até 120Hz.
Deixo somente grave de voz no PA.

Que bom que obteve bons resultados, Deus continue te abençoando.

Valeu! Obrigado! Deus abençoe tbém!
 
pTjz disse:
Use o AUX em modo POST.Ao diminuir o PA linearmente ele será também diminuido no SUB... (Se zerar o PA pelo fader do canal também zera o SUB)Usando um SUBGRUPO para mandar para o SUB funciona da mesma forma que um AUX POST, porém o AUX POST você tem a vantagem de poder abaixar/aumentar o volume no SUB sem precisar aumentar/abaixar no PA.
Só completando a resposta,vc pode colocar o master (L/R) em fader group e mute groupe com o auxliar usado para o sub,isso depois de ter regulado a intensidade de cada um,dessa forma quando vc mutar ou abaixar o volume principal (master) também ocorrerá o mesmo no auxiliar.
Abraço, Deus abençoe.
 
Back
Topo