Filtro nas potências

brank!nho

New Member
Na igreja temos um filtro padrão de rack aqueles com 8 tomadas e ele tem as seguintes especificações:
O cabo de AC é de 1mm² e vem marcado nele 10A
O visor do amperimetro que fica na frente do filtro marca até 20A
E por fim o fusível que veio nele é de 15A

As nossa potências são:
Staner 800S - 2x5A
HotSound 300 HS SX - 6A
e um antigo Quasar de 295watts - 3A

Usamos rede 127V~

Agora a duvida é a seguinte:
O antigo tecnico de som que doou alguns equipos para a igreja disse q é melhor ligar as potências nesse tal filtro, mas eu axo q ele não suporta e ira sobrecarregar, assim danificando as potencias.

Será que estou certo? ou ele foi feito para suportar toda essa carga especificada nele?
 
Rapaz, que "legal" esse seu filtro:

O cabo de AC é de 1mm² e vem marcado nele 10A
O visor do amperimetro que fica na frente do filtro marca até 20A
E por fim o fusível que veio nele é de 15A

Qual será o limite dele? 20A como escrito no amperímetro? Mas se colocarmos 20A nele, o fusível vai romper.... Então talvez o limite seja 15A, mas se colocarmos 15A, o cabo de 10A vai derreter...

Não tem jeito. A capacidade máxima do aparelho é sempre dada pelo seu elo mais fraco. Nesse caso, o cabo que só aguenta 10A. Alguém até pode dizer que ele aguenta picos de 15A ou até mais por alguns segundos, o que acredito ser até verdade. O problema é que o usuário fica sem saber em que confiar, e nesse caso, melhor confiar no valor mais baixo. Será a situação onde a chance de problemas por sobrecarga será mínima.

O antigo tecnico de som que doou alguns equipos para a igreja disse q é melhor ligar as potências nesse tal filtro, mas eu axo q ele não suporta e ira sobrecarregar, assim danificando as potencias.

Não faça isso. Primeiro, como dito, este seu "filtro" não deve suportar esses amplificadores em carga máxima, vai estourar. Segundo, amplificadores são os equipamentos de áudio mais robustos, e por isto menos sujeitos a problemas elétricos que um periférico, por exemplo. Assim, se você tiver periféricos e mesa de som, computador e outros aparelhos, ligue-os no filtro. Ao final, calcule a sobra de amperagem e sim, se algum amplificador se encaixar no valor, pode ligá-lo também.

Mas, venhamos e convenhamos. Esse aparelho seu... é filtro mesmo ou só um tomadeiro com amperímetro? Qual a marca e/ou modelo?

Um abraço,

Fernando
 
Ele tem uma abertura em uma das laterais e deu para ver quem tem alguns componentes, agora to na duvida, mas ele tem mais cara de tomadeiro
 
Condicionadores de energia projetados para trabalhar com amplificadores são os Pentacústica da série 9000. Estes sim, são show de bola.

[]'s
 
Na igreja eu fiz o calculo do disjuntor dos amplis somando a amperagem do fusivel deles, o que resultou +ou- 18 à 19 Amperes.

Mas dando uma lida em um dos tópicos do fórum vi que o certo é calcular dessa seguinte maneira:

Tensão da rede: 110 V~
Amp's:
Staner 800S: 800 Watts
Hot Sound HS 300SX: 300 Watts
Quasar QA5500: 300 Watts
TOTAL: 1400 Watts

1400 / 110 = 14 Amperes
14 / 2 = 7 Amperes

Então um filtro de 10A a 15A com um fusível do mesmo valor suportaria os amplis?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra dúvida:

Qual desses valores é melhor utilizar para calcular amperagem:

110, 115, 120, 125 ou 127 V~ ???

(Eu prefiro utilizar 110 para ficar com um pouco de folga, pois a tensão da rede é sempre um pouco mais alta que isto)
 
Brankinho,

você está confundindo...

Tensão da rede: 110 V~
Amp's:
Staner 800S: 800 Watts
Hot Sound HS 300SX: 300 Watts
Quasar QA5500: 300 Watts
TOTAL: 1400 Watts

Primeiro erro. Você considerou potência, e não consumo elétrico. Por exemplo, no seu Staner 800S. Ele tem 800W de potência total, mas o consumo elétrico dele é maior. Como ele é classe AB e tem eficiência na base dos 66%, então o consumo elétrico máximo dele deve ser na casa dos 1.200W. Esse será o valor a entrar na conta.

O Hotsound é só olhar no site...são 6A para 127V, o que dá 127 x 6 = 762W. Incrível, não? Um amp de 300W com consumo elétrico máximo de 762W... Mas tá lá nas especificações... fusível de 6A para 127V.

O Quasar... bem, este não tem informações à muito tempo... recomendo copiar a do HotSound.

Refaça as contas e terá o valor... Esse será o valor a qual você terá que dimensionar o sistema. Em teoria, seria o máximo consumo possível que você poderia ter em um determinado momento, e o sistema precisa estar preparado para suportar isto.

1400 / 110 = 14 Amperes
14 / 2 = 7 Amperes

Eu não entendi isto aqui. Por que você dividiu por dois? Duas fases? Mas duas fases só se fossem ligados em 220V. Em 110V não se aplica.

Um abraço

Fernando
 
Não bersan, vc entedeu errado.
O calculo dos disjuntores eu fiz através da soma da amperagem dos fúsiveis dos amplis e dos pereféricos, o que resultou em:

15A - Pereféricos e datashow
20A - Amplificadores de Potência

A tensão da rede é 127V~

O que na verdade que eu estava meio confuso é que um artigo aqui do site diz para dividir a potência total dos equipos por 2 e depois pela tensão da rede, para assim obter a amperagem dos disjuntores

O que eu não entendi é porque dividir por 2?

Me desculpe, pois me expressei mal na mensagem anterior
 
Olá,

desculpe a demora em responder.

O que na verdade que eu estava meio confuso é que um artigo aqui do site diz para dividir a potência total dos equipos por 2 e depois pela tensão da rede, para assim obter a amperagem dos disjuntores

Não lembro não... você poderia colocar o texto ou o link? A única explicação para dividir por 2 seria no caso de amps com 220V, pois geralmente 220V é feito somando-se 2 fases 110V, em um sistema Fase - Fase - Neutro/Terra. Neste caso, a amperagem é realmente dividida por 2, já que são dois cabos, dois disjuntores (melhor ainda, um disjuntor duplo).

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo