Fletar o Som..

Vi os videos, mas não entendi.
Tipo ele vai se basear nas microfonias para alinha as frequências das caixas, até ai ok!
Mas ele usa um mic qualquer, onde sem duvidas esse mic não é flat, ou seja, ele tem respostas diferentes a determinadas frequências!
Sendo assim, se ele usar outro mic ou um instrumento qualquer, o som não vai estar FLAT, ja que ele se baseou em apenas um mic.


Essa minha ideia esta correta, caros amigos? :shock:
 
olá, jonatan, eu vi esse video, e pelo que eu vi ele faz com material que a igreja tem, se lá na igreja usa 5 mics sm58, pra que alinhar o sistema com um outro tipo de mic. ex. pegar uma caixa de guita e equalizar com uma fender depois de ter feito todo o ajuste com a fender ligar uma tonante pra tocar.
foi o que eu entendi, ele usou o que a igreja tinha.
 
Quando você vai alinhar o monitor, o ideal é usar mesmo os microfones que você vai utilizar no evento, dessa forma você garante que conjunto Caixa/Mic estarão atuando em harmonia. Não adianta querer alinhar o monitor com um microfone de respostas planas e depois utilizar um mic que tenha uma acentuação na faixa dos médios-agudos, por exemplo. Pois pela caracteristica do mic, essa acentuação vai se destacar e você poderá ter microfonias nesta região.

Agora para o PA, creio que um bom mic apropriado para o uso seja o ideal.
 
Mas é ai que entra a questão alex PEREIRA, será que ele só vai usar o mic da Behringer no PA?
TIPO,
se ele for microfonar uma bateria, será que isso também vai funcionar?

...pelo o que o METAL disse até acho adequado (usar só para alinhar o monitor). Agora para o PA, onde você tem muita coisa diferente sendo tocada,
não entendo o porque de se basear em um mic só.
 
Muita coisa que o rapaz falou no video vai contra o que sempre é discutido no forum , principalmente quando ele diz que "nao precisa de RTA pra alinhar um PA"
 
Para o Monitor o procedimento é basicamente este mesmo, se você conseguir identificar a frequencia que apitar, não precisa necessáriamente um analizador de espectro (RTA), caso não tenha essa facilidade para identicar, o analizador é fundamental.

Para o PA a coisa é um pouco mais complicada, porque a intenção não é somente eliminar microfonia, neste caso entra muita coisa a considerar.
 
Esse vídeo mostra o cara fazendo o alinhamento do monitor com auxilio de um Analizador, o procedimento é o mesmo, só que aqui você vê a frequencia que sobra.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=xBeV2BL-aRo&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=xBeV2BL- ... re=related</a><!-- m -->
 
Fiz o teste la na igreja, conforme o vídeo, houve uma sensível melhora, tudo bem que anteriormente eu tinha feito no "ouvidômetro", e não sou bom de ouvido. Mas gostei do resultado, agora é só esperar acontecer um culto pra confirmar.
 
bom, já vi um cara alinhar um sistema com um shure sm 58 sem fio, o som ficou audivelmente bom, nessa igreja eles só usam shure sm 58, eu acho o seguinte, que é correto alinhar um sistema com o melhor mic que o lugar tem, se so uza shure faz com o shure e assim vai, agora se for um projeto que esteja executando e se tiver em mãos um mic bom vá em frente.
 
esse eq do video é sofrido hein

nao tem precisao como um de 45 mas é a realidade de muita igreja.

ou a caixa é muito ruim, ou o mic é muito ruim, ou ele cortou muita coisa ai da onda.

as alterações foram significativas para o tamanho do fader.

praticamente, destruiu o som flatado, limou frequencia, vixe, ta feia a coisa. foi bem radical nos cortes.
 
esse eq do video é sofrido hein
espero que esteja falando em quantidade de bandas , não em qualidade... por que esses dois eq's são bem legais.. muito superiores aos behringer que encontramos na maioria das igrejas.
gugasom disse:
ou a caixa é muito ruim, ou o mic é muito ruim, ou ele cortou muita coisa ai da onda.
não , o som melhorou significamente depois dos ajustes, mesmo ouvindo o mic da filmadora.
gugasom disse:
praticamente, destruiu o som flatado, limou frequencia, vixe, ta feia a coisa. foi bem radical nos cortes.

um equalizador com todos seus faders em 0db não significa em nada que o som esta fletado e bem ajustado, da mesma formaque um equalizador com em formato de escadinaha significa que o som esta todo avacalhado... ajuste de equalizador é indepedente e individual para cada local, situação, caixas usadas e etc...!



Esse video destaca um ponto importante.... a imprtancia de termos sempre microfones da mesma marca e modelo para determinados usos... ex... os back ter sempre modelo x , o palestrante ter sempre o modelo y , salvo casos especiais que nescessitam de condensadores ou micorfones com respostas específicas para tais finalidades.
 
Artur disse:
Fiz o teste la na igreja, conforme o vídeo, houve uma sensível melhora, tudo bem que anteriormente eu tinha feito no "ouvidômetro", e não sou bom de ouvido. Mas gostei do resultado, agora é só esperar acontecer um culto pra confirmar.
Se com o ambiente vazio você já sentiu melhoras, acredito que com ele cheio vai ser bem melhor ainda.

RodrigoHenriq disse:
Esse video destaca um ponto importante.... a imprtancia de termos sempre microfones da mesma marca e modelo...
Concordo totalmente, uma salada de Mics só dificulta o trabalho

RodrigoHenriq disse:
Metal disse:
neste caso entra muita coisa a considerar.
Metal, aprofunde-se nisso, o que você levaria em conta?
Da uma lida nestes topicos
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=4019">viewtopic.php?f=21&t=4019</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=4192">viewtopic.php?t=4192</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=4192">viewtopic.php?t=4192</a><!-- l -->

Acho que aqui já dá pra ter uma noção de que alinhar o PA não é tão simples como foi mostrado no vídeo.
 
Metal disse:
RodrigoHenriq escreveu:

Metal escreveu:neste caso entra muita coisa a considerar.


Metal, aprofunde-se nisso, o que você levaria em conta?


Da uma lida nestes topicos
viewtopic.php?f=21&t=4019
viewtopic.php?t=4192
viewtopic.php?t=4192

Acho que aqui já dá pra ter uma noção de que alinhar o PA não é tão simples como foi mostrado no vídeo.

Eu nao estava tao errado quando disse ....
"o que o video mostra vai contra muita discussao aqui do forum"
 
Back
Topo