Fones ao invés de Cubos! Estou aqui em missão de PAZ!!

jacksonfoz

New Member
Fala galera blz?!!

O assunto já foi bastante comentado... bastante discutido... mas como técnico de som, e perante um sério problema que estou enfrentando com os musicos da minha banda, resolvi pegar dicas diretamente com vcs aqui, que são musicos.

Por que raios é tão difícil certos musicos se acostumarem com fones?!

Possuimos equipamentos de qualidade, desde os instrumentos até o mix. Minha mesa é a Yamaha O1v96, os fones são PORTA PRO, ótima qualidade, me possibilita mandar para cada musico EXATAMENTE o que ele quer ouvir, tenho certeza que posso dar a eles muito mais qualidade do que os cubos que eles utilizam.... e mesmo assim, está tão difícil convence-los.

Me digam voces, por que gostam de usar fones, por que não gostam... se eu poderia fazer um conjunto de fone mantendo os cubos... pois minha meta é diminuir o som de palco, para aumentar a qualidade e a inteligibilidade dos louvores cantados.

Com a palavra.... os músicos.
 
Graça e paz, não sou músico,sou um dos operadores de áudio da igreja ,minha opnião:
Cubos + pa:sa sa la la da da,uma verdadeira mistura sem contar exesso de volume,falta de inteligibilidade........
Missão de PAZ :?: :?: :?: :cry: ,ou seja tecnico pedindo os músicos(em toda programação) por favor abaixe o volume do cubo pois esta interferindo o som do PA (embolando,sobrando.......).
 
Pois é... e sabe o que mais acontece?!

Voce passa o som com o pessoal... depois de muito tempo implorando, eles até diminuem o volume... mas na hora de tocar pra valer... é incrivel, a primeira coisa q fazem é aumentar novamente o volume. E quando eu faço sinal pra diminuir, primeiro eles dão uma balançadinha de ombro tipo " não é o meu ", dai dão um sinalzinho com a cabeça.. " é o batéra "... e depois fingem que diminuem o volume, mas quando na verdade eles só enconstam o dedo la no volume.

É complicado, algumas vezes precisei ir até o cubo do individuo pra diminuir o volume.

Estive pensando em algo assim:

Um fone de ouvido pro musico ouvir o som dele e dos demais instrumetos, de acordo com o gosto dele.
E um monitor na frente dele com retorno das vozes... visto que minha banda tem 5 backvocal e mais a voz principal.

Eu imagino ´que se colocar tudo isso no fone vou deixar o coitado surdo.
 
Estava pensando em alguns eventos que fui, dependendo do local cubo é muito util, dependendo da altura causa cancelamentos com o som do P.A. ou o som dele sai com delay no P.A. (ouve primeiro no cubo e depois no principal), e a maior causa que eles não querem de modo ,jeito, hipotese alguma não sentir o ambiente que eles tocam, então tire os cubos, deixe os monitores de chão para os backs e principal, coloque também tudo no fone dele e se der de um CUE na mesa para ouvir o monitor dele, se realmente som d fulano ta baixo ou ta alto, se tiver alto, só disfarça que tá aumentando para ele não reclamar.

A compre microfone como o behringer c2 (que vem em par) , e direciona ele para os monitores dos musicos ,coloque ele a uma boa distancia da caixa (uns 5m ou mais)

Mas como falei, cubo caracteriza o som do instrumento, um cubo por exemplo 4x12 para guitarra, um cubo 1x15 mais um de 4x10 para baixo, mas tem lugares especificos , lugares grandes que se usa cubo sem interverir no P.A. ,ou quando não se tem um subwoofer usa o cubo do baixo mesmo.
 
Pessoal,

Corro o risco de exagerar, mas fones são para PROFISSIONAIS.

Com isto não estou dizendo que os músicos tem que ser profissionais para usarem fones, estou dizendo que é a mentalidade amadora que faz com que alguns músicos rejeitem fones.

Em nossa igreja no início tive dificuldade, sempre que encontrava um músico que era contra fones eu perguntava a razão, notei que os argumentos eram sempre amadores e sem razão técnica alguma.

Marquei uma reunião com todos os músicos e dei uma espécie de aula mostrando a razão dos fones, os benefícios e os problemas que ele resolvia.

Em nosso caso, nossa acústica é deficiente, logo quanto menor o volume MAIOR a inteligibilidade. Neste ponto não entra gosto pessoal, é lei da física. Diante disto é uma decisão que se toma, ou continuam com volumes elevados no altar/palco e se auto-prejudicam ou diminuem volume para se auto-beneficiarem.

Lendo o monitorland (http://web.archive.org/web/20040217095700/www.monitorland.com.br/guerra_de_monitores.htm li algo sobre a solução de cabo de 15m e montei um e fiz exatamente como esta no artigo.

Deixei o músico ajustar o volume, coloquei o guitarrista, depois o baixista, no meio da igreja e pedi para ele tocar. Ora eu abria ora eu desligava o som dele no PA. Foi um choque para os caras. Depois deste dia NENHUM guitarrista toca sem fone. Uma vez ocorreu de um dos fones darem problema, o cara ficou bravo por não ter fone para ele.

Outra coisa é sobre a forma de operar, neste ponto é necessário SABER exatamente o que o músico quer nos fones, e saber também o básico de mixar fones. Mesmo que seja bons fones, não adianta querer entupir a via do cara com tudo. Ele vai te dizer que quer ouvir tudo, vc tem que saber que não é necessário. Em nossa igreja noto que mandar o instrumento do cara em primeiro plano, caixa hi-hat e kick, baixo, voz e um instrumento de harmonia já é suficiente. Mas cada caso é um caso, vale ai o bom senso.

Usamos em nossa igreja a 01V. Eu estruturei o ganho do PowerPlay de forma que na posição que eu o deixo, eu consigo solar a via e ouvir EXATAMENTE o que o músico esta ouvindo. Vez por outra eu solo as vias dos caras para dar uma checada no que esta indo. Eu limito tb as vias.


Abraços,
 
Spurgeon disse:
Corro o risco de exagerar, mas fones são para PROFISSIONAIS

Exagerou, tem musicos e musicos... conheço profissionais que até hoje não aceitam a ideia de fones, outros que são só de tocar final de semana em igreja aceitam tranquilamente, tudo é questão de gosto.
 
V. do Fly,

Como disse, mentalidade amadora de alguns músicos, não importando se vive do ofício ou não. O guita do André Valadão não gosta de fones, mas usa por entender que é melhor para a banda. Já o Adriano Pezão que hoje acompanha o Cesar Menotti e tocou muito tempo com o André Valadão já me disse várias vezes que sem fone ele nem senta na bateria.

A banda do Antonio Cirilo não toca sem fone, e das duas bandas que eu acompanho aqui em BH sem fones os caras quase cancelam o evento. Quem toca com amplis abertos em eventos de alta potência e usa fones bem operadores com somas corretas de side e PA sabe o que estou falando. Palco enxuto e bem alinhado em termos de resposta em frequência é música e não barulho.

Argumentar contra fones é loucura ao meu ver!

E por fim, esta provado, redução de volume e o uso de fones pelos MELHORES TÉCNICOS E BANDAS,
definitivamente não é questão de gosto, é questão puramente TÉCNICA!

Em igrejas com ambientes acusticamente defeituosos como é a maioria dos nosso templos não é questão de gosto, não mesmo!

Abraços,
 
Acho que é a Hora que entra o técnico de som psicólogo , temos que ter consciência que precisamos de menos SPL em ambiente vivo, para maior inteligibilidade do som (essa palavrinha super difícil que você leu).

Só de pensar na possibilidade, fazer tudo isso, instalações, consultas psicológicas com os musicos, tudo isso se resolve com o técnico de som, isso te faz um grande técnico até mesmo pois você não ganhou nada com isso.
 
Bom algo que resolve então, faz assim conversa com o pastor, faz ele ir na house e ver como fica com cubo e com os fones, assim ele descide ,ou faz tratamento acústico na igreja, ou fala com os musicos para usar fone.

A e sempre tenha uma tabela de decibéis e um decibelimetro para mostrar bem tecnicamente o que acontece.
 
off

spurgeon, a banda do Antonio Cirillo usa msm um sistema de monitoriação por fones que eles levam pra td lugar?
me falaram que usam um mixer digital individual, não me lembro a marca, mas eles diziam que cada mixer recebia o sinal via cat5, semelhante aquela solução que a roland tem da linha v mix... sabe de algo?
 
Philip,

Da última vez que vi o Cirilo ao vivo eles usavam o S-monitor da Samsom para a banda e in Ear para o cantor. Pode ser que estejam com estas soluções mais modernas, tem tempo que não o vejo ao vivo.

Abraços,
 
A questão é complicada p/ caramba. Demais.
Não são poucos os casos de problemas entre operadores e "músicos" em pé de guerra nas igrejas por causa desse assunto.

Como disse o Spurgeon, a questão é técnica. Quem é profissa sabe se flexibilizar p/ conseguir oferecer o melhor.

E eu ainda acrescento: estamos falando de igrejas, não shows. Num show, o artista tem toda a liberdade p/ exigir as coisas mais esquisitas que bem entender; mas no trabalho de Deus tudo muda -- deixa de ser eu p/ ser Ele. O que eu quero só vale se for p/ fazer bem o trabalho de Deus.
E ponto.

Os caras precisam ter essa consciência. Se o que ele quer/prefere vai, de algum modo, causar prejuízos nesse aspecto (no nosso caso específico, a inteligibilidade da Palavra, e mesmo o conforto e a saúde dos presentes -- quem consegue se concentrar num culto com som forte demais??), então deve-se buscar uma alternativa.

Dureza é convencer alguns deles de que um culto a Deus não é uma disputa de egos, volume, ou uma jam session. É um culto!


A nós operadores só resta apresentar os argumentos, orar, e ter paciência p/ lidar com certas situações, pq tem hora que a luta é pesada... :wink:
---------------------------------------------------------------------------------


Spurgeon disse:
saber também o básico de mixar fones
Alguma leitura recomendada? Eu preciso!
 
V. do FLY PA disse:
Mas como falei, cubo caracteriza o som do instrumento, um cubo por exemplo 4x12 para guitarra, um cubo 1x15 mais um de 4x10 para baixo, mas tem lugares especificos , lugares grandes que se usa cubo sem interverir no P.A. ,ou quando não se tem um subwoofer usa o cubo do baixo mesmo.

É, nesta sexta feira vamos fazer um ensaio, vou tentar faze-los tocar ja com fones, pra que ja possam se acostumar... e para q o vizinho tenha uma sexta feira de PAZ, e mostrar que em ambientes menores o ideal é o fone. Quando o som for ao ar livre dai eles podem usar os cubos.


TSA disse:
Dureza é convencer alguns deles de que um culto a Deus não é uma disputa de egos, volume, ou uma jam session. É um culto!

Falou tudo.
 
Pessoal, estava aqui me planejando pra colocar os fones pra galera.

Mas analisem comigo:

Preciso dos seguintes endereçamentos:

1- Batera
2- Baixo
3- Teclado1
4- Teclado2
5- Guitarra
6- Violão
7- Naipe de Metais
8- Backvocal
9- Voz principal (talvez possa ser junto com o back).

Vai ser meio dificil eu conseguir mandar todos separados... pra cada um poder ouvir mais o seu, e uma pitadinha de só outros...

Lembrando que Backvocal e voz nao vao usar fones, mas preciso manda-los tbm pra algum musico caso eles se interessem.

Na O1v96 tenho 8 AUX. Porém Quatro deles ja tem função, 1 monitor back vocal, 2 monitor voz principal, 3 side, 4 efeito.
Tenho 8 BUS tbm, mas ja estou usanto uns 4 ou 5 pra subgrupo.

Alguém ai trabalha com a O1v96 ou tem uma idéia bacana de como posso fazer os endereçamentos pra fones?
 
jacksonfoz disse:
1- Batera
2- Baixo
3- Teclado1
4- Teclado2
5- Guitarra
6- Violão
7- Naipe de Metais
8- Backvocal
9- Voz principal (talvez possa ser junto com o back).

Ideia minha:

1- Pastor
2- Batera
3 - Os dois teclados
4- Guitarra
5- Violão
6- Metais
7- Subwoofer (não mande voz para ele só bumbo,surdo,teclado,e baixo, tem uns pianos que tem uma boa pegada em subgrave)
8- voz e backvocal

A mande a voz, destacada na caixa deles, e a voz mais no fundo nos fones, musicos odeiam não ouvir a voz, vai ficar que nem playback se não mandar as vozes.
 
Graça e Paz Jackson,aqui na minha igreja temos 6 aux. na mesa, o enderesamento foi feito por um multi cabo direto da mesa para os amps dos fones;
Aux. 1 baixo;
Aux 2 guitarra;
Aux 3 violão;
Aux 4 teclado , esses no power play;
Aux 5 batera , power clik,batera no aquario;
Aux 6 vozes,principal e backs



MCIAS GP
visite nosso site
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.gracaepaz.org.br">www.gracaepaz.org.br</a><!-- w -->
 
Retorno pra pastor, side e sub podem ser muito bem feitos com os bus ao invés de auxiliares.
Quando for juntar duas pessoas em um mesmo auxiliar, busque duas coisas que trabalhem em faixas de freqüência diferentes, para que os dois possam se ouvir.
Estas seriam as minhas sugestões por enquanto.
 
jacksonfoz disse:
Pessoal, estava aqui me planejando pra colocar os fones pra galera.

Mas analisem comigo:

Preciso dos seguintes endereçamentos:

1- Batera
2- Baixo
3- Teclado1
4- Teclado2
5- Guitarra
6- Violão
7- Naipe de Metais
8- Backvocal
9- Voz principal (talvez possa ser junto com o back).

Eu faria o seguinte:

Aux 1 - Batera + Baixo (batera precisa ouvir bem o baixo, e vice versa)
Aux 2 - Teclados
Aux 3 - Guitarra
Aux 4 - Violão
Aux 5 - Metais
Aux 6 - Backvocal
Aux 7 - Voz principal

Aux 8 deixa pra efeito... e side manda por Bus...
 
Back
Topo