Fontes Genéricas - Alteração no timbre

ivan.freitas

New Member
Olá Pessoal.

Acabei esquecendo o motivo real de ter entrado no forum hj. Por aqui tá mto corrido.

Olha só. Alguém fez o favor de queimar a fonte do meu Piano. É um Kurzweil Sp-88X.

Desde então arrumei outra fonte, nos mesmos moldes da original, porém:

Desde que usei essa fonte, não sinto mais a vontade de tocar. Achei que era psicológico, mas, várias pessoas me disseram que o timbre do meu piano mudou, parece mais seco.

Pode acontecer isso mesmo? A mudança de fonte, da original para uma "genérica" muda o timbre do instrumento?

Abraços
 
Exatamente idênticas ... se não me engano a única coisa que não verifiquei foi os mA's (Corrente elétrica ou comumente chamada de amperagem).
 
Entao, esse é o parametro mais importante.

Talvez a fonte generica tenha por exemplo 12V que o teclado precisa mas nao tenha corrente suficiente para alimenta-lo.

Se a fonte original for 12V/1A voce obrigatoriamente devera comprar um fonte com 12V/1A ou acima de 1A, nunca abaixo de 1A.
 
A diferença é muito gritante? Chegando a dar alteração no timbre?

Se for, vou correr atrás de uma fonte descente.

Ahhh... quase esquecí. Algum irmão muito abençoado (após eu deixar meu teclado para uso da igreja durante a semana) quebrou um plug (de má qualidade) p10 dentro do Jack.

Daí, não muito satisfeito, quebraram outro plug dentro da outra saída.

Ou seja, estou ligando ele na saída do Fone de Ouvido. Daria alguma alteração muito grande também?
 
Nao posso afirmar nada, apenas citei a amperagem da fonte pois pode ser um dos causadores dessa alteracao.

Ja sobre usar a saida de fones pode estar causando algum efeito diferente pois provavelmente voce ligou uma saida stereo numa entrada mono, estou certo?

Se for, alguns determinados tipos de timbre do teclado serao afetados pois a sua monitoracao sera mono.
 
Então rapaz ... eu configurei ele para que todas as saídas fiquem "mono" enquanto não passa a preguiça de abrir aquele piano pesado! :mrgreen:

Mas vou verificar a fonte, e trocar os plugs. Se não melhorar, creio que chegou a hora de dizer adeus dos teclados, e ficar apenas como obreiro/som! :D
 
Nunca vi fonte dar alteração no timbre do instrumento.
Eu resetaria o teclado para as configurações de fábrica. Provavelmente voltará ao normal.
Teclado que muita gente mexe acaba com configuração bagunçada rapidinho.

Quanto aos plugs P10 quebrando dentro do jack, isso é coisa de cabo vagabundo.
Um bom tecladista anda com um bom cabo P10 no bag.
A qualidade do cabo é tão importante quanto o teclado, senão mais, pois sem cabo, não tem som nenhum.
 
se altera o timbre realmente também não sei, mas uma coisa é certa... seu teclado não vai funcionar como deve funcionar e corre o risco de danificar algum componente dentro dele.. Use o recomendado pelo fabricante e seja feliz, talvez na economia de uma fonte você perde um teclado...
 
Entendí os lances do cabo (não foram os meus cabos utilizados). Mas há males que vem para o bem. Conseguí uma verba para comprar apenas cabos Santo Angelo e Plugs Idem. Agora só cabos bons.

Os meus cabos sempre foram Santo Angelo.

O Lance da fonte é que não achei uma fonte descente. Não é economia. Até achei no mercadolivre, porém é genérica também.
 
Dificil é carregar o "filhote". Isso sim.

E quanto aos cabos, para ilustrar a situação, era um cabo amarelo (Daqueles sem blindagem) e o "ser" ainda teve coragem de me cobrar o plug R$ 3,00 cada um. É mole?
 
O fato de você usar a saída de fone do teclado também pode fazer diferença. Muitos sons em nossos teclados, são configurados para LR, ou seja, usando estas duas saídas. Tenho um Yamaha MO6 que quando uso somente o L(Mono) o piano fica sem vida e quando uso LR fica melhor.

Recomendação:
1º - procure uma fonte com as mesmas especificações da original, até mesmo para não danificar nenhum circuito do seu equipamento;
2º - se o teclado não estiver mais na garantia, abra-o e tire os plugs quebrados, não é uma tarefa difícil. Com um teclado desses eu não teria preguiça em abri-lo. Se não tiver experiência com isso então procure uma autorizada ou eletrônica de sua confiança.
 
Experiência em abrir eu tenho. Ele já foi aberto algumas vezes, até já está agendado uma "abrida" para pintar ele inteiro (ele é de ferro, e os apoios de pulso estão enferrujando).

Vou abrir e trocar, mas não sei se aqueles Jacks P10 de plástico ficam legais, entende?

E para ligar ele Stereo na mesa? Como fazer? Lembramos que estamos falando de uma mesa de igreja (8 canais balanceados), e estamos quase sem canais. Seriam ocupados 2 canais? Ou aquela "Gambi" de cabo em Y?
 
Tem certeza que quer saber? :mrgreen:

Na igreja temos uma Ciclotron CMR8 :oops:
8 Canais,
2 Auxiliares (eram 1 pré e 1 post, agora são 2 prés - Modificadas).
 
Ivan, tudo bem?

O lance da fonte pode sim gerar alguma alteração como nossos amigos já falaram. A utilização da saída de fone de ouvido também. Pois as saída L&R fornecem sinal de linha para a mesa, já a do Phone não sei...Pode haver um problema de casamento de impedância.

Quanto a ligação stereo, você precisa que sua mesa tenha um canal stereo e você vai enviar dos cabos para este canal que possui duas entradas ou se sua mesa não tiver. Use dois canais da mesa, mono e direcione o PAN 100% para os respectivos lados de acordo com as saídas do teclado. Não conheço mesa com entrada stereo em apenaso um plug para utilizar o tal do cabo Y.

Abç,
 
Sim meu caro, dois canais... Você está em Curitiba, já foi na loja 0dB? Talvez lá tenha a fonte...

A fonte do teclado lá da igreja queimou também é um SP76 o irmão menor do 88, como estou em São Paulo, comprei na Nodaji "Casa das Fontes" eles já tinham fontes destinadas a diversos modelos de teclados, inclusive o Kurzweil...Lá eles também fabricam, é só enviar a fonte queimada que eles fazem outra igual.

Abç,
 
Back
Topo