Gravação multipista Yamaha 01 v96

renanlf

New Member
Olá pessoal,

recentemente compramos para a nossa igreja uma Yamaha 01 v96 v2 .
Nós costumamos gravar e disponibilizar as mensagens no nosso site ( <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.ipgii.org.br">www.ipgii.org.br</a><!-- w --> ).

Pra gravar só a pregação era tranquilo na outra mesa (velha pra caramba), a gente só jogava uma saída auxiliar direto no PC e usava o Audacity pra gravar.

Creio que da pra fazer o mesmo nessa mesa, mas além da gravação da mensagem a gente quer gravar os momentos de louvor também.

Pra isso, acredito que temos que gravar multipista certo?

Quais programas eu devo utilizar pra gravar multipista?? Eu estive olhando o audacity e acho que ele não faz isso... Ele só consegue jogar tudo em uma unica faixa...

Se alguem puder me dar um norte eu agradeço!
;)

Renan
 
Huuuum....

Mto legal....

Mas não seria mais interessante usar algum software da própria mesa (se houver) pra fazer gravação?
Ou o Audacity é melhor?
 
Eu acho que a Yamaha não manda nenhum software junto com a mesa. Mas existem excelentes programas no mercado, Cubase, Sonar e muitos outros.
 
... eu direcionaria o audio para duas omni out, uma com audio do pregador e outra com audio do louvor (logicamente tudo seria gravado mono) ... uma entrada no L e outra no R da placa de audio do PC ... o software pode ser o Audacity mesmo, configurar duas tracks mono.

... lembre que a O1V nao tem direct outs por canal (pode ser usado o insert pegando o out) ... e mesmo se quizer gravar mais que dois canais precisaria de uma placa de audio multipista.

[ ]'s
 
O problema de gravar multipista é muito mais de hardware do que de software, é necessário ter uma placa com várias entradas. Mas não precisa, é só mixar no auxiliare gravar daí, pode até ser o mesmo auxiliar usado para o pregador.

amarildo santana disse:
... lembre que a O1V nao tem direct outs por canal (pode ser usado o insert pegando o out) ... e mesmo se quizer gravar mais que dois canais precisaria de uma placa de audio multipista.

A 01V96 não tem direct outs antes do conversor, mas pode ser feito direct outs utilizando-se as saídas digitais (OMNI OUT e saídas de placas de expansão), nesse caso dá pra pegar o áudio depois de passar pelo EQ, processadores, etc.
 
Tem uma placa de expansão que liga FireWire com o PC.
Essa é que é bacana pra gravar multipista.

MY16_main.jpg


É a MY16mLAN, só não é tão fácil de achar para comprar.
Mas ela só pega 16 canais... não sei se tem alguma que jogue 24 ou 32.
 
Ah, sem contar que depois tem que editar, nivelar e encodar todas as pistas em uma só...
 
Tchover se eu consigo explicar melhor o que eu quero...

Eu queria de alguma forma, jogar todas as 16 entradas das Mesa, em algum programa de audio, tipo Audacity.
Só que ao invés de jogar apenas 1 track no audacity, eu quero que cheguem 16 tracks.
1 pra cada canal.

Aí dps eu posso fazer uma mixagem mais fina... Regulando volumes, retirando ruídos e etc...

-> É possível fazer isso na Yamaha 01v96?
-> Precisa de uma placa de audio tipo aquela que o rapaz ali em cima mandou?


Obrigado!
 
renanlf disse:
... Eu queria de alguma forma, jogar todas as 16 entradas das Mesa ... Aí dps eu posso fazer uma mixagem mais fina... Regulando volumes, retirando ruídos e etc... Precisa de uma placa de audio tipo aquela que o rapaz ali em cima mandou?
... precisa.

isinho disse:
Ah, sem contar que depois tem que editar, nivelar e encodar todas as pistas em uma só...
... no lugar de "encodar" fica melhor dizer "fazer um mixdown" :lol:

[ ]'s
 
amarildo santana disse:
... no lugar de "encodar" fica melhor dizer "fazer um mixdown" :lol:
Ou bounce...

Hahahah não to acrescentando nada ao tópico. Então vamos lá: se o SO reconhecer a interface com vários canais, basta configurar o Audacity. Vá em Editar, Preferências. No grupo "Recording", selecione sua interface e a quantidade de canais a gravar simultaneamente.
 
carlosecg disse:
amarildo santana disse:
... no lugar de "encodar" fica melhor dizer "fazer um mixdown" :lol:
Ou bounce...
Sabe como é, sou apenas um rapaz do interior, sem toda a cultura dos amigos... hehehe

Brincadeira, aprendi mais uma.

Aliás, de gravação não sei nada mesmo! :mrgreen:
 
renanlf disse:
Eu queria de alguma forma, jogar todas as 16 entradas das Mesa, em algum programa de audio, tipo Audacity.
Só que ao invés de jogar apenas 1 track no audacity, eu quero que cheguem 16 tracks.
1 pra cada canal.
Isso é gravação multipista. Já havíamos entendido o que você quer.

renanlf disse:
É possível fazer isso na Yamaha 01v96?
É

renanlf disse:
Precisa de uma placa de audio tipo aquela que o rapaz ali em cima mandou?
PRECISAR não precisa, mas na minha opinião é o melhor jeito de fazer.
Dá para fazer analogicamente também, comprando uma placa de som de 16 canais e tirando 16 cabos dos inserts da sua mesa funcionando como Direct Out.
Na minha opinião, essa forma analógica é bem precária, pra quem já gastou R$7000 só na mesa.

Não tenho certeza se o Audacity funciona com o Firewire, mas com certeza você consegue gravar com o Sonar.
 
gabriel_renascer disse:
Não tenho certeza se o Audacity funciona com o Firewire, mas com certeza você consegue gravar com o Sonar.
Não testei no Windows, mas no Mac funciona sem problemas. Basta que a interface seja reconhecida pelo sistema como dispositivo de áudio.
 
gabriel_renascer disse:
PRECISAR não precisa, mas na minha opinião é o melhor jeito de fazer.
Dá para fazer analogicamente também, comprando uma placa de som de 16 canais e tirando 16 cabos dos inserts da sua mesa funcionando como Direct Out.
Na minha opinião, essa forma analógica é bem precária, pra quem já gastou R$7000 só na mesa.

Não tenho certeza se o Audacity funciona com o Firewire, mas com certeza você consegue gravar com o Sonar.

audacity funciona bem com Firewire pois nao ta sabendo mesmo que 'e uma firewire ou USB mesmo.Audacity 'e so um software (bastante simpes e sem graca).O principal papel aqui esta fazendo os drivers de audio que Audacity esta interpretando do Sistema Operacional.
Sugeria usar um Cubase (ou agum outro tipo de host-software) pois ao contrario de Audacity esta trabalhando com ASIO e VST na forma nativa, sem aplicativos intermediarios e nao tem os mesmos limites de gravacao e processamento como Audacity.
Vc pode gravar 16 com 01V usando algum tipo de interface para seu computador e uma expansao adequada da mesa (ADAT,TDIF,MADI).Como exemplo :
- Creamware Scope
- TC elctronics Konnekt48
- M-Audio 1814
- RME Fireface,
- LYNX LS-ADAT
- MOTU ... ('e so legal com MacOS)
- interfaces de TDIF ,MADI
- e monte de etc. (se esqueci alguma coisa - podem acrescentar) -
tudo isso vai funcionar com 01V96 e outras mesas digitais similares.
OBS : sobre mLAN estou na divida.Acho que pode fazer no maximo 8 canais.Ja o mLAN2 pode fazer 16 mas vi funcionando somente com MotifXS.

Abrcs,
andry110
 
carlosecg disse:
O Ardour também é free. Mas não tem pra Windows...
... carlao, nao conhecia esse soft, pelo que li eh uma excelente ferramenta ... nao sabia que ja tinhamos essa qualidade em software de audio para o linux ... preciso rever meus conceitos, acho que vou montar um note com linux e esse software para gravacao.

[ ]'s
 
Back
Topo