Gravação [multitrack] de ensaio com retorno só de vocais

villas

New Member
Pessoal boa noite
Estou com um problemão que não sei como resolver e já queimei pestana, pesquisa, testes e nada.

Tenho os seguintes equipamentos:
- Mesa soundcraft EFX12 (não tem direct outs mas sim inserts por canal)
- 2 Presonus Firepod : 8 entradas XLR cada linkados via firewire (sim funciona belezinha)
- Um PCzinho limpo com XP e Sonar X1 producer funcionando com ASIO belezinha.

Agora o objetivo: Gravar os ensaios e ter retorno porém quero que só 4 vocais saiam na caixa amplificada.

Já tentei a coisa que parece que deu certo mas o sonar fica dando pau : na parte de traz a Firepod tem 8 saidas ditas "Line Outputs TRS Balanced" e tem entradas tipo P10.

Veja a imagem da parte de traz da firepod:

firepodback2.jpg

Eu direciono pelo sonar no Output dos 4 vocais para o firepod (mesmo canal do input) e ai consigo ouvir só os vocais mas a coisa fica meio travando e um cidadão me disse que isto dá latência e tal.

Imagem da mesa acho que não precisa né. Se for o caso faço um esqueminha.
Eu gostaria muito de uma solução. Me mandaram uma de que teria que ter direct out na mesa. Ja tentei inserir meio pau no P10 nas Insert para coletar o sinal dali e mandar só os mics pra caixa mas se eu coloco, corta o sinal do mic no XLR.

Alguma idéia? Será que eu expliquei direito?

Muito obrigado.
 
Villas,

Eu faria de duas formas:
primeira:
Se não me engano, se você inserir um cabo apenas no primeiro estalo do insert na mesa, ele apenas envia o sinal do respectivo canal.
E você liga cada canal em uma entrada da placa e pronto, você teria o controle do que sairia na caixa amplificada a partir da mesa, as placas apenas gravariam e não interferiam no som que sai nas caixas.

Segundo opção:
Ligaria cada microfone direto na placa e direcionava cada um destes canais para um respectiva saída ( in1 > out1, in2>out2, in3>out3 .. . . . . )
Depois na mesa eu direciono o que será ouvido nas caixas.

A partir das suas informações foi isto que eu entendi.

Lembrando que na primeira opção se o micro der pau, vc não compromete o som dos microfones nas caixas, agora na segunda opção, se o micro der pau, vc fica sem som nas caixas.


Abraço !!
 
unformed disse:
Villas,

Eu faria de duas formas:
primeira:
Se não me engano, se você inserir um cabo apenas no primeiro estalo do insert na mesa, ele apenas envia o sinal do respectivo canal.
E você liga cada canal em uma entrada da placa e pronto, você teria o controle do que sairia na caixa amplificada a partir da mesa, as placas apenas gravariam e não interferiam no som que sai nas caixas.

Nesta opção, quando eu "penetro" o P10 no insert apenas no primeiro estalo, ele corta o sinal da entrada XLR manja? Então não consegui embora no manual da mesa tenha alguma coisa que, embora eu entenda um bom tanto de ingLes, não consegui saber se dizem que se fizer um cabo próprio, não vai cortar e talvez seja isto abaixo que diz a este respeito e se alguém puder ou souber os termos técnicos eu agradeço muito:

Código:
3 - Insert Point
The unbalanced, pre-EQ insert point is a break in the channel signal path, allowing
limiters, compressors, special EQ or other signal processing units to be added in the
signal path. The Insert is a 3-pole ‘A’ gauge jack socket which is normally bypassed.
When a jack is inserted, the signal path is broken, just before the EQ section.
efx1.jpg


Código:
The Send may also be tapped off as an alternative pre-fade, pre-EQ direct output
if required, using a lead with tip and ring shorted together so that the signal path
is not interrupted (see below).
efx2.jpg


unformed disse:
Segundo opção:
Ligaria cada microfone direto na placa e direcionava cada um destes canais para um respectiva saída ( in1 > out1, in2>out2, in3>out3 .. . . . . )
Depois na mesa eu direciono o que será ouvido nas caixas.

Esta opção é a que funcionou hoje à tarde mas me pareceu meio "pesada" para o PC além de eu não entender o porque ficou bem pesado, notei que pra ouvir o que foi gravado no somar (todos os canais) eu tinha que setar o output para um dos mics.

Abraço.
 
Villas,

Sobre a primeira opção:
Eu já utilizei ha alguns anos atrás este recurso de inserir o cabo no conector insert até o primeiro click, pelo menos na minha mesa funcionou ( Mackie ), no próprio SAV existe um tópico tratando sobre isto.
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=3661&view=previous

Talvez a sua mesa não dê a condição de fazer conforme esta sugestão.

Você pode montar um cabo jumpeado conforme mensagem abaixo onde o Bersan explica o jumpeamento:
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=487
Verifique no manual da sua mesa qual a forma de como o cabo insert deve ser montado para ver se a sugestão do jumpeamento se aplica a sua mesa.

Sobre a segunda opção, pode ter algum problema na configurção/drivers no computador, aconselho a reduzir a qualidade de gravação para ver se o problema ocorre, tente utilizar um software mais leve como o Reaper que é excelente e tem menos de 10 megas.


Abraço
 
Fabio obrigado pela resposta e quanto ao manual da mesa, as imagens e texto em inglês são do dito cujo e entendi que tenho que fazer um cabo jumpeando o tip e o rig para que o sinal não seja interrompido pois é o que acontece se eu colocar o P10 somente no primeiro click.

Tenho a seguinte dúvida posterior que já me bagunça tudo: O sinal que vai sair deste P10 é pré fader e pré EQ mas PÓS ganho, entõ presumo que passe pelo pré da mesa + ganho ok?!
Dali vou mandar para as firepods. Com este trajeto todo não vou perder qualidade do sinal? E o fato de passar por 2 prés (da mesa e da interface) ?????? :roll: :roll:

Vou fazer o cabo e testar.

unformed disse:
Villas,

Sobre a primeira opção:
Eu já utilizei ha alguns anos atrás este recurso de inserir o cabo no conector insert até o primeiro click, pelo menos na minha mesa funcionou ( Mackie ), no próprio SAV existe um tópico tratando sobre isto.
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=3661&view=previous

Talvez a sua mesa não dê a condição de fazer conforme esta sugestão.

Você pode montar um cabo jumpeado conforme mensagem abaixo onde o Bersan explica o jumpeamento:
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=487
Verifique no manual da sua mesa qual a forma de como o cabo insert deve ser montado para ver se a sugestão do jumpeamento se aplica a sua mesa.

Sobre a segunda opção, pode ter algum problema na configurção/drivers no computador, aconselho a reduzir a qualidade de gravação para ver se o problema ocorre, tente utilizar um software mais leve como o Reaper que é excelente e tem menos de 10 megas.


Abraço
 
Usar até o primeiro click é gambiarra, mais funciona. (se encostar demais ja era, corta sinal)
Usar um stereo soldado send no return é um recurso seguro e funcional.
 
O esquema do insert não é para gravar? É para monitorar?
Não entendi nada... Você quer jogar apenas os 4 vocais para uma caixa amplificada?
Porque então não usa um AUX?
 
Você quer dizer entrar tudo na mesa > sair para interface e via AUX da mesa pegar só os mics?

pTjz disse:
O esquema do insert não é para gravar? É para monitorar?
Não entendi nada... Você quer jogar apenas os 4 vocais para uma caixa amplificada?
Porque então não usa um AUX?
 
pois faço a mesma pergunta do pTjz, por isso pergunto qual o modelo da mesa e com está as disposição de entradas e saidas dela
 
Tenho os seguintes equipamentos:
- Mesa soundcraft EFX12 (não tem direct outs mas sim inserts por canal)
- 2 Presonus Firepod : 8 entradas XLR cada linkados via firewire (sim funciona belezinha)
- Um PCzinho limpo com XP e Sonar X1 producer funcionando com ASIO belezinha.

objetivo: Gravar os ensaios e ter retorno, durante a gravação, porém só de 4 vocais na caixa amplificada.

Tá no infografico acima.


alex PEREIRA disse:
vamos lá
qual o modelo da sua mesa
me descreva as ligações que você está fazendo com ela ou nela
 
A mesa é essa em tamanho grande pra poder ver tudo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.performanceaudio.com/images/products/195/32723_2.jpg">http://www.performanceaudio.com/images/ ... 2723_2.jpg</a><!-- m -->

Abraço e muito obrigado.
 
villas disse:
Objetivo: Gravar os ensaios e ter retorno, durante a gravação, porém só de 4 vocais na caixa amplificada.
Para gravar você pode fazer o cabo insert e enviar para sua interface.
Para mandar também para o retorno, você deve usar um AUX.

Como usar o AUX?
Vai no canal dos microfones, aumenta o AUX1.
Vai na mesa e pega o OUT do AUX1 e liga com a caixa amplificada.
 
Alex no início, eu pretendia entrar tudo direto na interface pra usar os prés dela que são muito bons, e talvez melhores do que os da soundcraft.
Dai eu pretendia pegar o sinal somente dos 4 vocais para ir à caixa amplificada pra não ficar aquela zueira no ensaio manja? ... guitarra gritando junto com vocais e baixo tudo na caixa amplificada .. é impossível o vocalista ficar feliz assim hehehe.

Resumindo: Gravar ao vivo com os vocais na caixa amplificada. Sacou?

alex PEREIRA disse:
então você usa os aux para gravar, é isso
 
Para gravação você pode tirar pelo Insert como foi dito, usando um cabo estéreo "P10 TRS" com um jumper entre a ponta e o anel. Para monitoração do vocal, usa uma saida auxiliar da mesa, você envia para esta saida somente o que quiser.

Você também pode usar o prórpio main out para monitorar, já que o insert é pré fader, você não precisa subir os faders do que não quiser ouvir nas caixas.
 
Pessoal gostaria de atualizar o tópico pois estou com algum problema no esquema que não entendi o porque.

Só pra lembrar: fiz os cabos jumpeados e estou fazendo a ligação daquela forma que expliquei no info:
esquema.jpg


Acontece que, nos vocais, especificamente em 1 deles, está "clipando sem clipar", a gravação aparece com uma "ceifada" na onda por volta de -4db pra cima e pra baixo sem que o led que indica clipagem, ou o meter de volume da track apresentar aquele vermelho.

ceifando.jpg


Lembrando dos seguintes detalhes técnicos: Usando a saida de insert da mesa com o cabo jumpeado, o sinal vai para a interface de gravação usando o pré da mesa e é PRÈ-FADER, ou seja, na mesa só tem efeito o ganho do canal e mais nada. Entrando via cabo insert nas firepods via P10, anula o pré da interface ou estou com os 2 prés em sequencia??? isto explicaria a ceifada não ??

Que complicadiz diria mussum hehe.

Agradeço os engenheiros de plantão pra me ajudar.

Edu
 
Back
Topo