Gravador de Som - me ajudem

pessoal.... to precisando de uma ajuda. to querendo saber se existe algum equipamento que grave o som da mesa de som direto pro aparelho, sem a necessidade de um pc...
nem sei se existe... algo q coloque o cabo rca no rec da mesa e ele grave em alta qualidade igual a um sound forge no pc... obrigado desde jah!!!
 
Olá Thiago,
Seja bem vindo ao som ao vivo! :wink:

Sobre gravação desse tipo tem sim, são várias opções de diversos preços. O uso de jukebox está se tornando comum em alguns lugares, mas muito cuidado, elas sõa verdadeiros HD's móveis, são delicadíssimas. Também tem as opções de se utilizar um mp3 player com entrada para gravação(a gravação de ambiente não serve, fica horrível) e uma idéia que eu vi que fica legal tbm é o uso de um aparelho de dvd que grave, o problema aqui é o mesmo do jubebox, evite sempre choques mecânicos. Ah! Para isso seria bom comprar um pack de cds, seria ruim perder uma gravação por falta de cds, neh?!

JUKE6000.gif


Esse aí é o Jukebox da Archos modelo, muito usado em igrejas da minha denominação. Esse modelo(Archos 6000) é dificílimo achar para comprar,
preço bom, porém foi descontinuado.
Dá uma pesquisada no mercado, vc pode conseguir coisa boa por R$300,00 ou até menos.
Alta qualidade só gravando e tratando o sinal por canal, mas já consegui resultados muito bons gravando nos masters, mas eu usei o pc e um soft de edição.

Espero ter ajudado em algo,

Abçs :!:
 
Olá a todos,

as soluções do David e do Rafael são profissionais e valem cada centavo, mas infelizmente custam caro.

Uma solução barata (mas longe de ser profissional) pode ser feita com os simples MP3 Players, fáceis de encontrar e com preços bem mais em conta.

Vários deles tem, além da saída OUT, também uma entrada LINE-IN, que pode receber o sinal da mesa de som (ou outra fonte), normalmente através de um cabo RCA (2 x mono)- P2 (estéreo), que pode ser encontrado facilmente nas eletrônicas.

Entre as marcas, já vi com entrada LINE-IN os da IRIVER e os da Creative (linha ZEN NANO) e os da GT. Todos gravam diretamente para o formato MP3.

Os da Sony não tem essa entrada LINE-IN, mas uma funcionalidade muito interessante: por software você pode fazer o conector trabalhar como OUT ou como LINE-IN.

Mas em todos esses fabricantes, antes de comprar verifique a existência dessa funcionalidade no aparelho. Cada uma dessas marcas tem dezenas de opções, alguns sem e outros com essa opção.

Eu ainda não tenho um aparelho desses (e$tou com algun$ problema$), mas amigos que tem o Iriver e o Sony falam bem, gostam da gravação. A qualidade fica muito melhor que gravar o som por aqueles microfones comuns em muitos MP3 (esse eu tenho, e não fica bom mesmo não, muitos ruídos).

Um abraço,

Fernando
 
Ah, também vc pode optar pelo MD, tive 3 e ainda tenho 1. A diferença na qualidade de guavação para os MP3 é muito notória. Se vc puder comprar um gravador como os citados acima que gravam em WAV sem perdas é muito melhor. Um MD recorder simples grava cerca de 74 mins por Minidisc. Se vc precisar gravar mais, opte pelo MDLP que comprime mais o audio e permite gravar mais tempo.
 
pessoal. esses dias alguem me disse q com um gravador de dvd pra gravar coisas de televisao... serve pra gravar audio saindo das mesas
eh soh ligar os RL da mesa no gravador de dvd e colocar um dvd virgem pra gravar
a qualidade fica bom sera?
obrigado
 
Olá Thiago

Quando CD era coisa rara ainda e MP3 não existia, eu gravava muita coisa de som em fita de vídeo K7 (VHS) uns anos atrás (muitos anos atrás). Tinha qualidade muito maior que uma gravação em fita K7.

O trabalho era depois colocar o vídeo para tocar e dele passar para o tape-deck. Como o vídeo era estéreo, era só interligar os aparelhos via cabo RCA-RCA, colocar Play no VHS e REC no tape-deck. A grande vantagem é que eu podia fazer inúmeras cópias do VHS para K7 sem perder qualidade, coisa que de fita K7 para fita K7 acontecia.

Com o DVD-Recorder, que começam a se popularizar (já os vi a R$ 500,00), o princípio é o mesmo, mas existem algumas diferenças. Você vai colocá-lo para gravar e ele vai gravar áudio e vídeo. Depois, coloque em um computador com leitor de DVD, use um programa para extrair o áudio digital (ele aproveita o áudio e descarta o vídeo, que no caso estará todo preto). E pronto, terá o seu arquivo .MP3 gerado.

O único problema é o seguinte: alguns gravadores exigem um intrincado sistema para iniciar a gravação (ah que saudade do botão Rec do VHS). As instruções para iniciar a gravação aparecem na tela, então será necessário uma TV.

Assim, cuidado com este sistema, pois ele poderá sair muito caro. Dependendo da situação, você precisará de um DVD-Recorder, um computador e uma TV.

Então porque não partir logo para gravação em um computador? Eu uso no Anfiteatro, para gravações dos cultos (nada muito complicado), um computador K6-500, com 10GB de HD e 128MB, Windows 98, desses que ninguém quer mais. Gravo tudo pelo Audacity, em formato .MP3, depois é só gravar os arquivos em um MP3 pela porta USB. O custo foi zero, pois hoje quanto vale um micro desses, com monitor de 14"? Quase nada, alguém foi lá e doou um para a gente.

As vantagens do micro são inúmeras: usamos para gravar MP3, para tocar MP3, temos cópias em PDF dos manuais dos equipamentos para consulta, nossos arquivos (inventários, escalas), etc. A desvantagem é o tamanho grande, exige uma mesa e um bom espaço.

Um abraço,

Fernando
 
Fala galera, andei sumido, depois de quase 30 dias sem folga arrumei uma hj.
To postando aki pq comprei um MP3 da Creative ZEN VPlus de 4 GB, tava querendo algo para gravar os cultos aki da minha igreja mas nao tinha ideia, depois das sugestoes do Bersan fui pesquisar e achei esse mod. q comprei, na verdade eh um presente pra minha esposa, mas vou usa-lo tb pra essa finalidade. Bom, ainda nao posso falar da qualidade da gravacao pois ainda nao testei, vou estrea-lo na vigilia, logico q com alguns testes antes...mas eh isso, agradeco ao Bersan pela dica, pois nao conhecia nenhum MP3 q gravasse via Line-in, so atraves do proprio mic. Ah, o preco dele foi US$105.

Assim q testar falo pra vcs, vou usar a saida Tape-out da Mackie e comprar um cabo P2 TRS com 2 RCA.

Abracos.
 
Olá Raphael, que bom que voltou, eu estava sentindo a sua falta mesmo.

A qualidade fica boa. Não é uma placa M-Audio, mas fica decente. Mas faça uns bons testes antes, para acertar a estrutura de ganho. Explico:

imagine que você usa um amp muito potente, e o "volume" do amp (na verdade, aquilo é um atenuador, não um volume) fica no máximo. Assim, você usa a mesa longe do zero dB (lá nos leds dos masters, as luzes que acendem indicam -20, -10dB apenas).

Nessa situação, o som sai perfeito nas caixas, mas gravará em um nível de sinal muito baixo. Para ouvir, você terá que aumentar muito o volume e o ruído de fundo (todo aparelho tem ruído de fundo) aparecerá.

A solução é simples: atenue as entradas do amplificador (para isso que aqueles controles servem), de forma que os leds da mesa chegem próximos a zero dB. Com isso, você terá maior nível de gravação (e menos ruído) e o som nas caixas permanecerá o mesmo.

Você terá que fazer alguns testes para achar a melhor relação nível da mesa x nível do amplificador.

Um abraço,

Fernando
 
Ola Bersan, valeu pelas dicas, assim q fizer uns testes eu falo como ficou, no meu caso terei q regular entao o volume das caixas, pois as mesmas sao ativas eh isso?

Ah, eu acho q minha mesa tem controle de volume pro tape out. Vou verificar depois...
 
No caso de caixas ativas, o princípio é o mesmo. Mas se sua mesa tem volume no REC Out, tá resolvido mais fácil ainda.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo