Home Theater como som ambiente em restaurante

Rodela

Member
Saudações a todos! Sei que minha dúvida parece um tanto esdrúxula, mas vamos lá.
Abri um restaurante, e, pela falta de grana, utilizei uma única JBL GO para o som ambiente (não riam kkk), e, por incrível que pareça, o negócio fica até alto demais se colocar no máximo.
Estou agora querendo melhorar esse som, espalhar mais caixas, tudo com volume baixo (é som ambiente, não show), e fui atrás das opções de baixo custo, pois não tenho muito para investir nesse momento.
As opções mais "indicadas" pelos vendedores são sempre os sistemas Frahm e Oneal, com um amplificador (receiver amplificado) de menos de 50w. Tudo isso, com duas caixas apenas, fica pelo menos uns R$ 500,00 na minha cidade, aumentando se for mais caixas. Não achei o som ruim (Oneal achei um pouco melhor que as Frahm mais baratas), mas fico pensando que poderia ser melhor.
Assistindo um filme com Home Theater, me deu um estalo: esse som fica melhor que aqueles sistemas baratos. Com o mesmo valor você compra home theaters Sony usados, por exemplo, e de bom som.
Meu Home Theater caseiro Philips, que tem 800w RMS declarados (não sei se é real). Cada caixa tem falantes de 3'' (as caixas de som ambiente que vi tinham 4'' ou 5''), mas a potência declarada é bem maior (166w por caixinha contra no máximo 40w das de som ambiente). A resposta de frequência das caixinhas (tirando o sub) é basicamente a mesma (120hz a 20k), embora pra mim isso não diga muita coisa, pois a resposta dinâmica pode ser outra. As caixas de som ambiente em geral são 2 vias, enquanto as caixinhas do home são full range (fora o sub). A impedância é bem menor (4 ohms contra 8), e talvez por isso a potência maior. E, de quebra, já teria 5 caixinhas.
O Home Theater já toca pen drive e tudo mais.
Em matéria de volume eu não tenho dúvidas que daria pro meu ambiente, já que atualmente a própria JBL Go ta sendo suficiente, só preciso espalhar melhor esse som.
A dúvida fica: o que, na prática, diferencia o som de um sistema de som como home theater para caixas de som ambiente?
O que tanto eu perderia usando um home theater com caixas espalhadas pelo salão?
A diferença de 1'' no tamanho do falante fará tanta diferença assim, considerando a resposta de frequência e a potência até superior às caixas de som ambiente?

Minha intenção é quebrar o galho e futuramente colocar um negócio legal de verdade (caixas jbl control X, bose, etc).

agradeço desde já!
 
Back
Topo