Iluminação geral do templo - Dúvidas

Vanderson

Member
Prezados amigos do SAV,

Eu imagino que cada local é um local com suas especificidades, liturgias, programas e etc. Mas estou com uma dúvida e gostaria da ajuda e compartilhamento dos demais: Eu gostaria de saber se o seu culto é iluminado ou não?

A Igreja que eu frequento hoje e todas as outras que já frequentei, tinham os seus cultos totalmente iluminados, detalhando: nave (plateia) e palco ou púlpito conforme a definição de cada um, sempre iluminados. Nessas Igrejas sempre foi e é assim até hoje. Na minha Igreja mais antiga, luzes fluorescentes em todo o templo, 100% do tempo, nada de moving head, wash light. Uma cortina em dias de peça e olhe lá. Na Igreja atual, também luzes brancas o tempo todo nos cultos, até temos algumas luzes coloridas (fixas) que funcionam em peças do pessoal do teatro. Apagamos as luzes conforme a peça precisar. Nada contra da minha parte. Eu sei que uma iluminação profissional ajuda (e muiiiiito) peças, louvor e etc. Mas a questão não é essa.

Porém estou percebendo algumas situações: Tenho assistido alguns cultos em vídeos no Youtube, que algumas Igrejas e Pastores, pregam com iluminação apenas no palco ou púlpito (luz branca ou colorida) deixando a plateia muitas vezes na penunbra. Outra situação: Estive visitando uma outra Igreja aqui próximo da minha casa e chegamos cedo para o culto, com luzes 100%, e no início, durante o período de louvor, houve um pequeno "apagar de luzes" na nave e a iluminação se concentrou no palco. Ficou legal. Após o período de louvor, a iluminação subiu um pouco sobre o publico (digamos uns 50% das luminárias ficaram acesas) durante a pregação e somente voltou 100% no final para a saída do pessoal.

Essas são as minhas perguntas iniciais: O seu culto é iluminado? na penumbra? Era diferente no passado? Como foi a transição? Partiu do pastor ou da liderança ou foi gradativamente tomando forma? Foi assim desde sempre? Alguns reclamam?

Gostaria de entender como foi essa decisão, mesmo sabendo que cada caso é um caso e cada Igreja é uma Igreja. Mas essa discussão pode nortear o início de uma conversa com os pastores e a liderança e o pessoal responsável pela iluminação/mídia/louvor.
 
Cultos normais, 100% das luzes ligadas, mas ainda uso luzes cênicas por conta da transmissão da internet.
Cultos especiais, 30% da iluminação da nave e luzes cênicas o culto todo.
 
Back
Topo