Instalação de equipamentos

Não importa se usar cabo balanceado ou não, o problema é na interferência pega do instrumento até o DI. Usando o DI perto da mesa é o mesmo que ligar o instrumento direto em line na mesa.
 
o cabo só vai ser balanceado se o sistema for balanceado, essa referência de aterramento se dá pelo sistema em um todo não por usarmos cabos de microfone, um exemplo claro é se uma ponta do cabo for balanceada (usando plug XLR ou TRS-P10 Estéreo) e o outro lado usar um plug mono qualquer o resultado do sistema é DESBALANCEADO, o DI serve entre outras coisas para isso, depois de já ter injetado ruído no sistema através cabos longos desbalanceados aí não adianta mais o DI...
 
o pastor deixará os racks de potencia tambem a 20 metros das caixas?

parece que só tem um rack aí no sistema e tudo tem que ser nele a 20 metros

o powerplay deve estar junto a mesa, porem junto a mesa de monitor.

no caso vai fazer monitor e p.a. e operar a 20 metros.

mesa de monitor fica ao lado do palco.
mesa de p.a. não controla fones.

no seu caso vai fazer p.a. e monitor com a mesma mesa e com distancia do palco.

o multicabo das vias de fone p10 mono saindo da mesa será curto ate o power play e depois 20 metros de cabo balanceado com o sinal amplificado dos fones que poderá passar pelo multicabo.

reserva 8 vias de multicabo para passagem das vias de monitors balanceadas e amplificadas.

porem 20 metros até o palco, no comprimento.

voce deve considerar mais uns 5 ou 10 metros ate o musico no palco.

pode entao chegar na snake o sinal, depois voce faz a distribuição com os cabos na medida certa até os musicos.

eu tenho cabo de 10, 20, 25 metros balanceados p10 stereo macho e femea na ponta pra os musicos.

mesmo com a mesa de monitor ao lado do palco, as distancias são grandes em um palco com 18 metros de boca.

sem problemas usar essa metragem no cabo balanceado p10.

então, sua montagem ficará assim
mesa>via de monitor>multicabo 3 metros de p10 mono até o rack com powerplay>8 vias do multicabo principal para passagem das vias de monitor amplificadas até o palco com p10 stereo e femea de painel p10 stereo no palco com 20 metros de comprimento>cabo p10 stereo macho e femea de linha na medida certa saindo da snake até o musico>fone do musico.

pode fazer.
 
Compre um outro rack, pode ser pequeno, não é caro e vale a pena, para colocar o DI no palco próximo aos músicos, e já que terá um rack no palco, então pode colocar o powerplay neste rack, fica mais simples a implementação.

Analisa a possibilidade de colocar as potências o mais próximo possível das caixas, ou se for deixar no rack a 20 metros, atente para a bitola dos cabos que vão sair das potências para as caixas percorrendo estes 20 metros, mas como você pretende colocar caixas ativas, se for logo, talvez não compense mexer nisso agora.
De quantas vias é seu multicabo?
 
Pastor.

Se vc enviar o sinal do amp de fones da house mix para o palco com uma distância de 20m, poderá haver alguns problemas com a impedância total do sistema. Normalmente os fones têm baixa impedância e se adicionarmos cabos longos (lembre-se que num cabo a impedância aumenta com a distância), a impedância destes cabos, mesmo baixa, somadas à baixa impedância do fone, fará diferença e poderá haver alguma alteração na resposta.

Quanto ao DI, seu lugar é junto ao músico. Quanto menor for o cabo desbalanceado do instrumento melhor.

[]'s
 
Olá pessoal,

Vou deixar o DI e o power play no palco mesmo com um rack.
Sobre os amplificadores eles ficam no palco em um rack próprio, envio o sinal para eles via multicabo que tem 36 vias.

Dos amplificadores para as caixas dá no máximo 6 metros de cabo. Para essa distância qual a bitola mais indicada?

Abaixo postei algumas fotos da igreja, e como podem ver nossas caixas estão penduradas uma de cada lado da igreja, e estamos com o velho problema de som alto na frente. Pensei em colocar uma caixa no centro na frente e outra centralizada mais no meio da igreja. Minha dúvida é:
- Para isso preciso do delay (lembrando que a igreja tem do início do palco até a parede 20 de comprimento, 12 de largura e 6 de altura)?
- Dessa maneira fica melhor o rendimento?

c5be376dc02fe0f2063d9de3e64b9e97.jpg

7234df32d1112d756651ced7f433ce6b.jpg

506d6bf8c87826e2bff4d01fca5b5b7f.jpg


Até mais
 
se for bem feito resolverá o problema de homogeneidade na cobertura e na pressão, o delay é necessário mas não é indispensável, outra dica é se não tiver problemas com os vizinhos em dias mais frescos economize energia das centrais de ar e use os vidros abertos é o melhor absorvedor que existe...
 
dei uma dica na pergunta anterior se se enroscar em mais alguma coisa posta lá que a gente tira sua dúvida inclusive o Caio é muito bom nisso
 
Olá Arley, me desculpe, mas não entendi sua resposta, não entendi então a dica que disse ter dado na pergunta anterior.

Consegui desenhar o salão da igreja, as caixas, tudo no sketchup e apenas não consegui desenhar os ângulos das caixas para saber o alcance como você fez no seu (e muito bem porm sinal). Caso possa me ensinar como faço agradeço.

Até
 
Olá Guga, obrigado estamos trabalhando agora para melhorar no conforto acústico. Sobre a bateria, é que estavamos terminando o aquario.

Guga tu sabe me ajudar na dúvida sobre o sketchup?
 
Olá pessoal, já que ninguém comentou sobre como fazer os ângulos no sketchup e o Arley disponibilizou o projeto dele aqui, copie a caixa do projeto dele já que preciso dos mesmos ângulos 90 na horizontal e 60 na vertical. Gostaria da opinião dos mestres aqui do SAV se dessa forma ficaria bom ou ainda é muito som indo para as paredes?

a3993125232d07484b70031812cc0c11.jpg


b7ec53bf1117eec51f08aedf46aec8ae.jpg


602d9926bd9525f0c3f29a84b1a48b23.jpg
 
é que o Senhor já tinha perguntado em outro tópico e eu acabei confundindo está lá:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=10428">viewtopic.php?f=22&t=10428</a><!-- l -->

mas copiei e colei aqui também:

considerando que o Senhor já desenhou as caixas com as medidas coletadas dos papers do fabricante, trace uma linha formando um angulo de 90º com o centro do drive, use a ferramenta transferidor pra inclinar essa linha 90º para esquerda, depois nessa mesma linha use novamente a ferramenta transferidor para inclinar 60º para cima.

Trave uma nova linha igual a primeira (90 graus com o centro do driver) use a ferramenta transferidor incline novamente 90º para esquerda e depois 60º só que dessa vez para baixo.

repita a operação novamente só que dessa vez incline a linha para direita e para cima e para direita e para baixo, depois é só ligar as pontas, e pintar com alguma transparência a cobertura que irá formar!
 
projete um pouco mais os a cobertura da caixa de forma que passe do piso para poder delimitar a cobertura da primeira caixa em relação a segunda...
 
Olá Arley,

Seria isso que você indicou no post anterior?

0d5c8890af3e6853ed0782bb6e11e307.jpg


de227543d1d08fb8d5363aa53dac6d8f.jpg


Lembrando que as caixas estão fixadas na altura do forro (6 metros) e com ângulos de 50 graus em relação ao forro.
Pensei também em abaixar elas um pouco (pelo menos 50cm) para evitar mais som nas paredes, isso ajudaria?
 
isso mesmo, aí você pode visualizar a área onde as duas caixas se cruzam.

Tentou fazer o Senhor mesmo os ângulos ao invés de usar esse aí? você têm que simular os ângulos das caixas que pretende usar! Ressaltando que se vendo que estas não atendem sua necessidade deve procurar caixas com cobertura que lhe atendam. Esse ângulo de cobertura que tanto falamos é o da corneta do driver de compressão que fique claro.

É importante que a caixa que vai simular, digo o gabinete em si, tenha as mesmas dimensões básicas do modelo que vai usar pois isso vai influenciar nas mediadas na hora de determinar o ângulo de inclinação e vai servir para orientar na hora de fazer o serviço, para conferir se a angulação está correta.

o critério que eu adoto para instalar as caixas é

1º partindo da caixa próximo ao palco, evitar inclinar mais de 45º para que não haja vazamento significativo do woofer para o palco, em casos excepcionais se necessário, incline um pouco mais mais nunca, nunc mesmo a cobertura do driver deve ultrapassar 45º em relação ao piso, pelo mesmo fim evitar vazamentos para o palco.

2º costumo instalar a primeira caixa alinha fisicamente ou bem próximo da posição do locutor/pastor/pregador, isso faz com que o som esteja alinhado com quem fala ajudando no panorama sonoro uma das principais vantagens do cluster central ao meu ver.

3º A cobertura da primeira caixa começa na primeira fileira da audiência, mesmo havendo controvérsias se ficar uma pequena área de sombra nas extremidades da primeira fileira não é um problema tão grande assim até diminui um pouco a pressão sobre o palco , e muita cornetas tem o ângulo horizontal inferior um pouco mais largo que o superior para compensar esse defeito, e acaba nem constando do catálogo da caixa...

4º A instalação da segunda caixa é determinado pela cobertura da primeira e não precisa necessariamente ser no meio da Igreja, a posição deve ser otimizada para atender os critérios expostos no item 1º e o limite inicial da cobertura será onde termina a primeira caixa levando em consideração a cobertura necessária para uma pessoa sentada receber som direto, cerca de 1,30m ou 1,5m.

5º A segunda caixa deverá jogar o mínimo possível de som na parede de trás da Igreja, também no limite de uma pessoa sentada.

A caixa mais alta pode até incidir mais som nas paredes, porém, em compensação diminui a diferença relativa de intensidade entre o ouvinte mais próximo da caixa e o mais distante, de forma que quanto mais alto mais homogenia será a pressão sonora.

Depois de tudo instalado deve-se regular os delays entre as caixas com um processador digital, e regular os níveis, lembre-se que a caixa de trás recebe influência da caixa mais próxima ao púlpito de forma que a uma soma de suas intensidades, logo, a caixa de trás deve ser atenuada para que toda a extensão do salão tenha a mesma pressão.
 
:shock: Ok Arley,

As caixas que estamos estudando tem esses ângulos, mas se formos mudar verificarei novamente no programa, mais uma vez agradeço a ajuda. E tenho certeza que te procurarei novamente.
 
Porém se não forem essas não têm as mesmas dimensões, e vai atrapalhar na hora de verificar o angulo de inclinação, pois fará isso tirando a diferença entre o teto e fundo da caixa...
 
Back
Topo