Isolamento acústico.

G

Guest

Guest
Pessoal, estou montando um estudio de intrumentos não temperados, e portanto, necessito de um isolamento térmico também, pois estes intrumentos são altamente sensíveis à temperatura.

Alguém me recomenda alguma empresa do estado de SP para fazer o seviço para mim???

Eu estou orçando nésta já:
IsoSystems - Isolantes Térmicos...

Mas queria orçar em mais algumas empresas do tipo!


Desde já, valew a ajuda pessoal. :)
 
Olá pessoal.

Isso envolve questões musicais propriamente ditas, como intervalos e enarmonia. Se você quiserem saber a fundo, posso complementar em outra resposta.


A princípio, instrumentos não temperados seriam instrumentos que não possuem trastes ou teclas, como os violinos e as nossas próprias vozes.


Guitarras e teclados seriam exemplos de instrumentos temperados.


Um grande abraço.
 
Se você quiserem saber a fundo, posso complementar em outra resposta.

Opa! Tô vendo nascer um artigo aí? Adoraríamos, com certeza.

E por favor, como isso influencia na sonorização.

Um abraço,

Fernando
 
Rapaz. FAlar de instrumentos não temperados dá muuuuuito pano pra manga hein!
Eu tenho um contrabaixo fretless...olha o cara tem q treinar muuuuuuuito mesmo pq como não á trastes para fazer a divisão exata da nota. As notas são divididas perfeitamentes o que faz com que o músico faça esta divisão com o próprio dedo...difícil não? rssrs
Esse estudio ai...qual é a idéia?

Abração
 
Em quantas partes se pode dividir uma oitava? Ou quantas notas se pode ter num intervalo de uma oitava? Historicamente, diversas culturas desenvolveram os seus próprios conceitos e regras para a organização dos sons e a escala sempre esteve presente como a organização das alturas. Na cultura ocidental, o ponto de partida para o desenvolvimento das escalas e para a base teórica foi dado na Grécia Antiga. Pitágoras estudou os modos de vibração de uma corda estendida (instrumento: monocordio) e descobriu a relação matemática entre os harmônicos. Os primeiros sistemas de afinação foram baseados nos fenômenos relacionados com a série harmônica. Eles baseavam a relação das alturas nas razões dos diversos intervalos obtidos na série harmônica.

A cultura ocidental acabou por dividir uma oitava em 12 partes iguais (sistema de temperamento igual), como nos instrumentos digitais. É importante salientar que, na prática, dependendo do instrumento e da técnica instrumental utilizada, não se tem a precisão de dividir minuciosamente a oitava em 12 partes (notas) de igual tamanho, portanto, jogamos sempre com uma “precisão relativa” no que diz respeito ao temperamento.

Instrumentos de afinação fixa ou “temperados” são aqueles em que o menor intervalo é o de 01 semitom. Alguns exemplos: violão, guitarra, cavaquinho, piano, teclado, viola caipira, contrabaixo (com trastes), acordeon, ...

Instrumentos “não temperados” são aqueles que não tem uma afinação fixa e os seus intervalos podem ser menores que 01 semitom. Alguns exemplos: violino, violoncelo, contrabaixo (fretless), flautas doces, cítara (indiana), ...

fonte: http://www.marcotureta.com.br/harmonia.html

Aqui na igreja temos o problema do ar condicionado. Os violinos vao sofrendo alteracao de afinacao de acordo com a temperatura. Isso nao influencia na sonorizacao, apenas na afinação. Instrumentos temperados como sax, trompete, trombone, tambem podem sofrer com a diferenca de temperatura.
 
Olá pessoal.

Muito didática essa explicação. Só complementando, até as distâncias entre semitons são diferentes dependendo da nota tocada. Por incrível que pareça, se nós avançarmos meio tom a partir de Dó (Dó#) e recuarmos meio tom a partir de Ré (Réb), elas não tenderiam a soar a mesma nota. Há uma mínima diferença entre elas, e assim sucessesivamente entre alguns semitons.

O detalhe é que o sistema temperado dividiu essa diferença (leia-se erro) em doze partes iguais, ou seja, para os doze semitons que formam a escala natural.


Um exemplo que eu creio que vocês já vivenciaram: um cantor ou cantora pode cantar numa nota "entre" Dó e Dó#. Traduzindo: ela está desafinada...!!! ( e coitados dos músicos que o/a acompanharem...)


Um grande abraço à todos.
 
Tópico bom.
Para entendermos isso, precisamos saber como são divididos os tons.
Vejam algumas citações feitas por amigos.
Aberto a discussão..rsrsrs

o menor intervalo entrte dois sons eh na verdade a diferença de um vibração(por exemplo uma nota com setenta e outra com 71 vribrações por segundo)(esse diferença eh quase imperceptivel para o ouvido humano). Entretanto o sistema ocidental utiliza somente uma seleçao semitonal dos sons existentes. algumas culturas orientais utilizam em seu sistema musical fraçoes menores q um semitom( 1/4 de tom, 1/8 de tom etc)

SISTEMA NATURAL
fundamentado em calculos acusticos, define com precisão o numero de vibraçoes para cada nota e as relações entre elas. nesse sistema o som da sobreposição de doze quintas eh mais agudo do que de sete oitavas. de acordo com esse sistema existiriam tons e semi tons maiores e menores:
DO TM RE Tm MI SM FA TM SOL Tm LA TM SI Sm DO


COMA(nona parte de um tom)
o tom era dividido em nove partes(comas) entao foi estabelecido Do p/ Do# = 5 comas
............ Do p/ Reb = 4 comas
Esse sistema foi usado durante mto tempo por todos os instrumentos
* por isso o caito fala q c# eh diferente de Db, existe a diferença de um coma

SISTEMA TEMPERADO
iguala os semi tons em partes perfeitamentes iguais, ficando com 4,5 comas cada um
DO p/ DO# = 4,5 comas
DO p/ Reb = 4,5 comas

o sistema temperado representa o abandona da perfeiçao da afinaçao absoluta do sistema natural em favor de um sistema cromatico. eh uma renuncia aos calculos fisicos, a acustica pura, pra facilitar as projeções harmonicas
a Escala temperada(ou cormatica) cosnsiste na divisão da oitava em doze semitons iguais.
o primeiro tratado sobre o sistema temperado é da autoria do teorico e organista Andreas Werckmeister e foi publicado em 1691. JS bach reconheceu as vantagens desse sistema e consagrou-o na famosa coleçao de 48 preludios e fugas " o cravo bem temperado"

INSTRUMENTOS TEMPERADOS sao instrumentos de som fixo(piano orgão.....) que produzem somente as notas da escala tem perada.
INSTRUMENTOS NAO TEMPERADOS sao instrumentos que não possuem som fixo e podem produzir as notas da escala natural(violino, trombone, canto...)
o SIstema naturas é mais afinado mas por outro lado é bastante complexo. o sistema temperado por sua vez eh menos afinado porem masi pratico


mais uma
COMA(nona parte de um tom)
o tom era dividido em nove partes(comas) entao foi estabelecido Do p/ Do# = 5 comas
............ Do p/ Reb = 4 comas
Esse sistema foi usado durante mto tempo por todos os instrumentos

o primeiro tratado sobre o sistema temperado eh da autoria do teorico e organista Andreas Werckmeister e foi publicado em 1691.
 
Nesse assunto ae eu nao meto a colher...nao entendo nada de teoria musical, a unica coisa que sei tocar eh campainha...hehe...
 
agora, Quanto a instrumentos sensíveis:
Todo instrumento é sensível a mudanças climaticas. Os tempetados são mais resistentes do que os não temperados.
pode-se fazer uma experiência: tocar em um local com clima ambiente....e depoois tocar em um outro ambiente controlado. Você irá notar que o instrumento desafina! Incrível, não? hehe.
A explicação é fácil: Física (ixi...rsrs) quando um corpo é aquecido ele tende a espandir-se. Quando um corpo é resfriado tende-se a contrair-se.
Mas isso depende muito do material (madeiras) utilizado na fabricação do instrumento. Há madeiras mais resistentes a mudanças climaticas o que não quer dizer que ele não irá desafinar.
O lance do estúdio ai parece ser interessante. Nunca ouvi falar de um estúdio proprio para esses tipos de instrumentos.
Espero ter ajudado.

abraço
 
Agradeço a todos a aula.

Mas acho que a solução para o dono do tópico não é um Isolamento térmico, mas sim um controle de temperatura.

Um ar-condicionado que fique ligado direto mantendo a temperatura dentro de um determinado valor resoveria a situação.

Ruim é a conta de energia depois.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo