KF 850 ou 853?

Ja me falaram bem dos dos modelos(850=15-10-dti(3 vias); 853=12-12-dti(2 vias)). Quanto a processamento, Amplis e etc não precisam levar em conta esses fatores.. quero mesmo saber qual das duas tem maior qualidade de som.

Obrigado desde já pela atenção.
 
Então... no carnaval desse ano aqui, pusemos um PA todo eighteen Sound-Crown-dbx-Digidesign com line projetado pela própria eignteen... só que não deu muito certo por causa da apresentação dos blocos.. eles paravam na frente dos subs cortados em 75Hz e com um fly de cada lado paralelo ao grupo da percussão... eles reclamaram que não dava pra ouvir bem a voz nem o cavaco.. Parei pra pensar aqui e lembrei que as Lines não foram feitas pra isso... afinal elas são pra maior dispersão vertical e de tiro longo(long-throw) e as KF's que são de dispersão horizontal e tiro médio dependendo da associação de caixas seria a solução correta pra esse tipo de evento. o meu raciocínio está correto ou há alguma falha??

Grato pela atenção .
 
os subs foram desenhados pela Vitória Som baseados no design dos subs que acompanham as JBL VT48xx.. os cortes eram SUB:20-75Hz MG:150-1k6 HF: 1K6-16k5. os graves estavam sendo amplificados com 4 machine 10.0SD, os médios com 4 Crown XTi 6000 e os agudos com 2 Crown XTi 4000. o processador é um dbx 480. O que aconteceu é que os blocos se posicionaram entre as torres de Fly das Lines e a menos de 1 metro dos graves(estes que estavam no centro do palco pra jogar o som mais longe). eu fui ouvir depois na mesma posição em que estava a maioria dos blocos e de fato a inteligibilidade não era das melhores. Um dos blocos usou num trio um kit de KFs no segundo dia após falar isso pra nós. o som espalhou pela avenida muito mais do que as lines.
 
Augusto, tudo bem?

Você escreveu:
Lines não foram feitas pra isso... afinal elas são pra maior dispersão vertical e de tiro longo(long-throw) e as KF's que são de dispersão horizontal e tiro médio dependendo da associação de caixas seria a solução correta pra esse tipo de evento. o meu raciocínio está correto ou há alguma falha??

É exatamente ao contrário, os ângulos de dispersão horizontal dos lines geralmente são bem abertos, 100 a 120 graus, e a vertical sim é muito estreita, para permitir o acoplamento e diretividade.

Sobre o sistema utilizado, o que eu entendi que as pessoas que reclamaram estavam bem próximas do palco, neste caso é aconselhável a instalação de fron fill.

Sds,
 
Uma ligeira correção, a KF 853 é composta por DOIS FALLANTES de 10 e não 12 Pol, e mais DOIS DRIVERS. Essa versão de 2x12 + 1 Driver foi invenção de alguem.

Outra coisa : " ... os cortes eram SUB:20-75Hz MG:150-1k6 HF: 1K6-16k5. "
Se os cortes eram esses, então devia haver O BURACO entre os subs eas medias, ja que existe um intervalo de UMA OITAVA entre ambos

Tenho minhas duvidas que alguem processe um PA para som ao vivo com corte em 20 Hz

E qual das duas tem o melhor som ? Antes de mais nada, vai depender EXCLUSIVAMENTE dos alto-falantes e drivers utilizados, a caixa em si pouco ou nada acrescenta nesses termos

Abs
 
Pr Wagner Pacheco disse:
As KF seriam ótimas para você fazer torres de delay na avenida para dar reforço... Mas como PA principal, não troque os lines por elas...!

É pastor, então acredito que o senhor irá gostar de ver um dos dois carnavais que fiz este ano....bem ao modo que o senhor falou:
Não da pra ver bem, mas line no sistema principal e da pra ver duas KF's (selenium) em cima da house...
555879_407285889365121_847546712_n.jpg


vista melhorada...
184276_407285946031782_137629321_n.jpg


quase não deu ninguém..rrssr...
426066_407285879365122_2050958220_n.jpg


como eu não conhecia essa cidade...pensei a principio em fazer apenas com o PA principal, mas depois da primeira noite vi que seria necessário um reforço....por sorte eu tinha 2 KF's dentro do caminhão, que usei como delay....mas ano que vem vou montar pelo menos umas 3 ou 4 torres alem do sistema principal...pois trata-se de um local muito grande !
 
Caro Wagner, essa sua pergunta parace simples, mas SO parece !

O primeiro fator limitante que devemos impor é que as cornetas ou guias de ondas de ambas as ciaxas sejam rigorosamente iguais. Motivo cada cornet tem uma caracteristica propria inclusive de timbre, cornetas distintas implicam em cortes distintos e timbres distintos, mesmo utilizando o mesmo driver.

Agora os falantes, vejamos o seguinte, teoricamente um falante de 10 polegadas tem um cone mais leve que um falante de 12. Assim dsendo o cone mais leve e o motor do falante (bobina/ima) adequadamente dimensionado, a inercia menos do dito cujo, vai proporcionar respostas mais rapidas, um fato importante qdo se lida com frequencias mais altas. O proprio corte tipico das 850, entre 300 e 1k2 para os 10 pol, ja dão um alivio para o falante, por não ter que reproduzir frequencias mais baixas.

Lembrando que a 2x12 deve ter uma resposta tipica para o 12, entre uns 120 e 1k5. Essa diferença entre 120 e 300 Hz realmente faz uma diferença (sta redundancia !) em termos de sonoridade.
na parte pratica, temos o seguinte, muitas empresas usam o mesmo motor magnetico para seus modelos de 10 e 12 polegadas (em certas linhas), sendo esse motor o minimo necessario para empurrar um cone mais pesado (12 pol), obviamente no momento em que esse mesmo motor for empurrar um cone de 10, obviamente vai ter um pouco mais de combustivel para queimar.

Mas tudo em audio é um cobertor curto, então ao passo que vc ganha alguma coisa na 850, tambem perde por ser um canala a mais, um cjt de ajuste a mais e por ai vai. Na 2x12, vc tem duas vias, semelhança de falantes, menos interação entre as vias, logo menos problemas de equalização, fase etc., ou seja, na hora da bagunça quem vai determinar o que se deve usar é a aplicação e as necessidades do momento.

Ajudou ou complicou ?
 
Back
Topo