Ligação Caixas Line Array

Madruga MIx

New Member
Pessoal tenho SOM médio porte e estou montando umas line de alto falante de 8"
Cada caixa contem um alto falante e um drive.
A minha dúvida é a seguinte: como está dificil encontrar alto falante aqui em natal-RN estou colocando um drive TI de 8 ohms e um alto falante oversound 200w de 16 ohms...sendo que em cada caixa tem um divisor passivo para o TI ligando no drive e saindo para o alto falante...gostaria de saber qtos (ohms) vou ter em cada caixa??

Outra opção que tenho é colocar o alto falante da "selenium pw3 de 125w" de 8 ohms...ou o "line hinor de 100w" tb de 8 ohms!!
 
Só pra corrigir, você não tá fazendo um Line Array, tá fazendo um sistema de PA convencional "horizontalizado".
Line Array é oooooutra coisa.
 
são 4 caixas line q comprei feita por uma empresa aqui de Natal que vários sistemas de som de grande porte usa...line com estrutura e guia de onda!
A empresa tem vários modelos e optei por esse!
 
Madruga MIx disse:
são 4 caixas line q comprei feita por uma empresa aqui de Natal que vários sistemas de som de grande porte usa...line com estrutura e guia de onda!
A empresa tem vários modelos e optei por esse!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jkpAvhTyEiM[/youtube]
 
INTERESSANTE É QUE NINGUÉM SE PREOCUPOU EM RESPONDER NO QUE EU PERGUNTEI E SIM EM SABER SE É "LINE" OU NÃO..... DEIXE PRA LÁ, EU VEJO EM ALGUMAS PERGUNTAS AQUI QUE VCS SO SABEM FALAR MAU DAS COISAS....PRINCIPALMENTE SE FOR PRODUTOS BEHRINGER, E PRODUTOS NACIONAIS...DEVEM SER TODOS CHEIO DE DINHEIRO Q SO COMPRAM PRODUTOS TOP DE LINHA!!
 
Madruga MIx disse:
INTERESSANTE É QUE NINGUÉM SE PREOCUPOU EM RESPONDER NO QUE EU PERGUNTEI E SIM EM SABER SE É "LINE" OU NÃO..... DEIXE PRA LÁ, EU VEJO EM ALGUMAS PERGUNTAS AQUI QUE VCS SO SABEM FALAR MAU DAS COISAS....PRINCIPALMENTE SE FOR PRODUTOS BEHRINGER, E PRODUTOS NACIONAIS...DEVEM SER TODOS CHEIO DE DINHEIRO Q SO COMPRAM PRODUTOS TOP DE LINHA!!

Não devemos generalizar amigo !!!

Sua caixa vai ficar com 5,33 ohms.
 
ESSE CALCULO EU JA TINHA FEITO..NÃO SEI SE É O MESMO CALCULO PQ USO TODAS AS MINHAS CAIXAS ESTILO FULL RANGE.
TIPO TENHO CAIXA COM FALANTE EM 8 OHMS E DRIVE TB EM 8 OHMS E NESSE CALCULO DA IGUAL A 4 OHMS.
SO Q POR CAUSA DO DIVISOR TODAS AS CAIXAS SÃO EM 8 OHMS TOTAL.
QUAL SERIA A FORMULA CORRETA?
 
Primeiro seja bem vindo ao Sav!

Você teve a sorte de bater com uma galerinha "bem legal" de cara :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (no fundo são gente boa, você vai ver :wink: :wink:) , mas não desista do forum por isso, a galera atormenta mesmo, com o tempo agente acostuma.

Mas falando sobre o seu caso... é amigo, sinto muito te dizer, mas você caiu em uma cilada, isso não é um line array, mesmo não conhecendo o seu sistema digo isso, pois line array é algo muito complexo, vai muito alem de caixas e guias de ondas...

Bem, nem sei o que dizer, na minha opnião, seria mais vantajoso pensar em comprar um sistema Line Array pronto, a Staner tem algumas opções com um custo bem acessivel.

Abraço !
 
Ola amigo Madruga, vi seu tópico agora,

Então cada caixa sua terá 16ohms, sabe por que?

Você usa um divisor passivo, quando aplicamos divisão passiva num sistema com duas vias ou mais, o que prevalece é a potência do maior, nesse caso do seu falante, e a Resultados da pesquisa Impedância não deixa de ser a mesma coisa,

Para alterar a impedancia final apenas com dois ou mais falantes no modo passivo, exemplo:

Uma caixa com drive de 8ohms, dois falantes de 8ohms, utilizando o que foi dito acima teremos 4ohms finais, devido a associação em paralelo dos dois falantes,

Deu para entende amigo?

Abraço
 
Madruga MIx disse:
INTERESSANTE É QUE NINGUÉM SE PREOCUPOU EM RESPONDER NO QUE EU PERGUNTEI E SIM EM SABER SE É "LINE" OU NÃO..... DEIXE PRA LÁ, EU VEJO EM ALGUMAS PERGUNTAS AQUI QUE VCS SO SABEM FALAR MAU DAS COISAS....PRINCIPALMENTE SE FOR PRODUTOS BEHRINGER, E PRODUTOS NACIONAIS...DEVEM SER TODOS CHEIO DE DINHEIRO Q SO COMPRAM PRODUTOS TOP DE LINHA!!
Concordo. Apoiado! :mrgreen:

Ah, escreva em letra minúscula da próxima vez, ok?
 
Madruga,
Eu sei que voce já investiu uma grana na compra das caixas, e após a compra veio aqui se informar para melhor montagem da mesma, se eu fosse voce também ficaria chateado com comentarios assim, já que a grana foi gasta nos gabinetes...
É que esse assunto já foi largamente discutido aqui no forum, e realmente, não é bom fazer DIY de caixas line, porque o resultado é sempre uma caixa normal "horizontal", tavez ela soe bem, te agrade e te atenda, mas nunca será uma line de verdade só porque possui formato de uma e guia de ondas, o dia que voce estudar sobre caixas line e entender as leis da fisica e calculos realizados na produção dessas caixas vai dar razão ao pessoal que pega no pé, se voce entrou no forum com uma pergunta então é para receber conselhos, aceite isso mesmo que seja contrario às suas ideias, o forum é para discutir e crescermos no assunto, e por favor, assim como nós, use o forum como um privilegio e não como um direito.

Sobre suas ligações para não extender o topico fico na mesma do lucasoliveira.

[]´s
 
olha amigo eu concordo com o que o Fabio falou porque Quando vim para o forum estudar sobre o som da minha igreja me deparei com muitas criticas e uma coisa eu aprendi que trabalha com som em sua equipe te que ter sempre um mais critico do que o outro ; imagina se todos concordasse que o som é este mesmo
e que esta muito bom então tudo bem mas um dia quem sabe a gente é convidado para uma festa ao chegar notamos uma aparelhagem de som com o mesmo sistema e der-repente olhamos esta lá um consultor de som e fala este som tem que mudar estas caixas estão em locais errados a acústica vai ficar horrível com a quantidade de pessoas que estarão no evento ai você ve o quanto o cara de terno e gravata falar na teórica você vera ele usar a Lei da física o tempo todo então me desculpe pelas palavras mas é isso
 
Blz...mas o q me aborreceu é que perguntei sobre ligações em paralelo de impedancia diferente e em vez do pessoal responder sobre o assunto foi se preocupar se o projeto era "LINE" ou não...hehehe.
Era pra eu ter colocado no assunto "LIGAÇÕES EM PARALELO COM IMPEDANCIA DIFERENTE" ai so teria uma resposta concreta q é a de Lucas.
 
No meu ponto de vista amigo Madruga,

Creio que os amigos a cima quiseram apenas ressaltar o assunto sobre o line, o qual eu concordo plenamente com os amigos. São só caixas Horizontais, pouco melhor dimensionado digamos por causa da guia de ondas.

Mas não fique estressado, todos somos do bem :lol: ,

Uma observação que queria ressaltar em uma resposta sua
Madruga MIx disse:
é que perguntei sobre ligações em paralelo de impedancia diferente e em vez do pessoal responder sobre o assunto foi se preocupar se o projeto era "LINE" ou não!

Só gostaria de comentar, que aqui é uma comunidade aberta para debatermos, fazermos trocas de informações, conhecimentos etc, então quero deixar claro que ninguém tem a devida responsabilidade de responder um tópico, afinal é como se fosse um trabalho voluntário entendes amigo?

Forte Abraço
 
com certeza amigo...é porisso q estou cadastrado no forum....ja aprendi bastantes com alguns assunto aqui, como tb ja discordei de algumas coisas e tenho plena conciencia q qdo coloquei esse "topico" sabia q ninguém era obrigado a me responder.
valeu!!
 
Madruga
Possivelmente vc tenha comprado seus gabinetes do Senio (Reference Box) e me parece estranho que ele tenha sugerido essa configuração, falante 16 ohms + driver 8 ohms, isso me parece mais um ajuste de sua parte.
Imaginando que os falantes de 16 ohms ja estaja comprados, e os drivers idem, minha sugestão é a seguinte, invista uns trocados a mais e compre um divisor eletronico de pelo menos 3 vias, pode ser usadim mesmo, deve gastar uns R$ 300 nisso e mais um amp que funcione em 2 ohms e uma potencia digamos de 1,000 watts a 2 ohms. Não vai gastar muito.
O passo seguinte é se livrar dos divisores passivos, faça seu sistema ATIVO.
FAzendo seu sistema ativo e lligando 4 vias de "gravbes" (8 pol) em paralelo, vc vai ter no final 4 ohms em para 4 caixas.
E par os drivers 2 ohms.
O sistema vai trabalhar folgado e ter uma sonoridade muitissimo superior ao que vc esta pensando em fazer. se puder comprar um processador melhor ainda.

Se vc tem no total 4 caixas e vai usar duas por lado, as contas acima passam para 8 ohms (8pol) e 4 ohms (driver).

Essa de usar um falante de 16 ohms com um divisor passivo desenhado para 8 ohms não é uma boa medida, visto que vai mexre muito na frequencia de corte entre driver e falante.
Se originalmente o x-over tem uma freq de corte de 1 kHz em 8 ohms, se vc subir para 16 ohms na carga, o corte vai para 500 Hz e se usar carga de 4 ohms o corte vai para 2kHz. Logo vc pode notar que vai rolar uma certa bagunça na sonoridade da caixa. E iss antes de liga-las em paralelo.

Qto ao LINE, conforme o pessoa falou, vc vai ter um empilhamento de caixas, e que dificilmente funcionara como line, e nas condições que vc esta propondo dificilmente vão funcionar direito. Mas como vai tocar do mesmo jeito, então não adianta muito a gente ficar dando palpite, certo ?

Abs
 
Ullmann me confirme uma frase que se não me engano li num pdf da selenium, por favor,

"Apesar da precisão do corte ativo, tem uma desvantagem, a potência do mesmo, cai pela metade, ficando eficiente apenas 50%"

Em seu conhecimento, procede?

Abraço
 
A questão foi a seguinte: é que so tinha falante de 8" em 16 ohms pra vender da oversound aqui, mas não comprei ainda justamente por causa desse detalhe. A outra opção q tenho aqui de alto falante de 8" são os pw3 selenium de 125w e mid/Line hinor de 8" de 100w.
 
Back
Topo