Ligação Caixas Line Array

Lucas

Essa frase solta não faz sentido ( a mim), teriamos que ver qual o contexto. Potencia em quem / de quem cai pela metade ?
Se lembrar ou souber em que paper esta isso, agradeço, ai posso dar uma opinião.

Madrugas

Quer um conselho ? Se esta pensando nesses falante ai, esqueça seu projeto, as vezes é melhor ser surdo a ouvir certas coisas !

Abs
 
Ullmann, realmente não lembro mesmo, irei procurar aqui nos meus pdfs,

O que me lembro era exatamente eles explicando sobre divisão passiva e ativa, sendo que uma divisão ativa, ou seja amplificador dedicado para cada drive digamos, o drive perderia 50% de eficiência ou seja de 100rms, o mesmo teria 50rms,

Ë o que me lembro, tentarei pesquisar aqui para poder lhe mostrar.

Madruga,

Concordo com Ullmann,

Uma observação é que para esse tipo de caixa, precisamos do máximo de acoplamento e sensibilidade possível, e esse falante não traz boa sensibilidade.

Amigo já considerou gastar pouco mais e ver os midbass da selenium? Irá dar uma reforçadinha nos médios graves também

Abraço
 
Lucas,

sera que não esta fazendo confusão entre os dois? O que eu sei, é que quando a caixa possue, por exemplo, um af de 300wrms e um ti de 100wrms, se o divisor for passivo a potencia dela é de 300wrms e se for bi-amplificada a potencia passa a ser de 400wrms (ou 300+100wrms).

Abraço !
 
O artigo comentado pelo Lucas deve ser esse: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/powerlim.pdf">http://www.studior.com.br/powerlim.pdf</a><!-- m -->
 
Obrigado Rafael, não é bem esse artigo, era um da selenium, mas acho que está claro, me enganei nos valores, ali cita 40% de eficiencia em relação aos sistema passivo que o valor é o informado no manual,

Tinha lido a um tempo, e queria ter só certeza dessa frase, mas pelo jeito faz sentido :mrgreen: Obrigado novamente

mbenedito disse:
Lucas,

sera que não esta fazendo confusão entre os dois? O que eu sei, é que quando a caixa possue, por exemplo, um af de 300wrms e um ti de 100wrms, se o divisor for passivo a potencia dela é de 300wrms e se for bi-amplificada a potencia passa a ser de 400wrms (ou 300+100wrms).

Abraço !
Não fiz confusão amigo, e realmente se for bi-amplificada a caixa passa a ter a potência descrita, mas me encafifa uma coisa,

Se for bi-amplificada ou seja um amplificador para cada componente, e se o drive tem sua potência reduzida em 60% como descreve o o artigo, será que o mesmo é utilizado drivers de 100rms mesmo? no caso sendo passivo o drive iria ter 250rms :roll: ?

Não sei se procede né, isso exemplo claro!

Essa parte ainda não é minha praia, mesmo tendo um leve conhecimento nesse mundo.

Abraço
 
Ullmann disse:
Madruga
... faça seu sistema ATIVO.
FAzendo seu sistema ativo e lligando 4 vias de "graves" (8 pol) em paralelo, vc vai ter no final 4 ohms e para 4 caixas.
E par os drivers 2 ohms.
O sistema vai trabalhar folgado e ter uma sonoridade muitissimo superior ao que vc esta pensando em fazer. se puder comprar um processador melhor ainda.

Se vc tem no total 4 caixas e vai usar duas por lado, as contas acima passam para 8 ohms (8pol) e 4 ohms (driver).

Essa de usar um falante de 16 ohms com um divisor passivo desenhado para 8 ohms não é uma boa medida, visto que vai mexre muito na frequencia de corte entre driver e falante.
Se originalmente o x-over tem uma freq de corte de 1 kHz em 8 ohms, se vc subir para 16 ohms na carga, o corte vai para 500 Hz e se usar carga de 4 ohms o corte vai para 2kHz. Logo vc pode notar que vai rolar uma certa bagunça na sonoridade da caixa. E iss antes de liga-las em paralelo.

Qto ao LINE, conforme o pessoa falou, vc vai ter um empilhamento de caixas, e que dificilmente funcionara como line, e nas condições que vc esta propondo dificilmente vão funcionar direito. Mas como vai tocar do mesmo jeito, então não adianta muito a gente ficar dando palpite, certo ?

Abs


ótima aula sobre divisão passiva... Mas eu tambem sempre achei a divisão passiva um quebra-galho (quando não se tem um ativa,ou para coisa muito pequena).

Obrigado mestre Walter !
 
Lucas .. ET FIAT LUX ...

Se for isso memo que vc escreveu, o paper é sobre potencia em drivers. E o valor de 40% refere-se a uma redução na potencia maxima admitida pelo driver qdo em modo ativo em relação ao modo "passivo".

Os motivos tecnico seriam meio complicados de explicar para a galera em geral, mas entenda-se que qdo ligado direto o driver recebe um potencia muito mais alta do que aquele nominalmente admissivel.

Relaciona-se a perdas de mais de 50% no divisor e por ai vai. Essa redução de potencia se faz necessaria em função da norma de medição que pressupõe um filtro passivo entre o amp e o driver.

Esclareceu ?

Abs
 
Ullmann, veja se me equivoquei, mas pelo que entendi através de suas palavras é que os componentes ligados entre amplificador e drive, faz com que perca esse valor em potência, por isso a necessidade de se mandar mais RMS, é isso?

Abraço
 
Não, Lucas, exatamente ao contrario.
As normas, ( amaericana AES / alemã DIN / brasileira NBR ) estabelecem que para se obter a potencia maxima admissivel de um falante, deve se aplicar um filtro conformador de sinais. Esse filtro impõe um certo jeitão à curva de sinal. Na região de baixas e medias, o jeito da curva não é problema em termos de potencia, porem no caso de drivers é meio problematico, pois suprime muito conteudo espectral do ruido.
Outro detalhe é que essas normas implicam tambem no uso de um divisor passivo. Nenhuma delas contempla (ainda) x-overs eletronicos.

Pois bem, é fato sabido que ao pssar um sinal de potencia por um divisor passivo, ocorre uma perda de potencia, na forma de calor nos componentes do filtro, correto ? Alem dessa perda (natural) existe o tal filtro conformados entre o gerador de sina e o amp. Resumo da opera,
a potencia desperdiçada nesse processo é de cerca de 60% da potencia injetada no driver, ou seja, efetivamente ele esta recebendo apenas 40%.
Assim se um driver, medido pela norma, apresenta uma potencia maxima admissivel de 100 W, isso implica que DENTRO de sua faixa de funcionamento, ele vai admitir no maximo 40 Watts.

Ja reparo que TODOS os programas para calculo de ajuste de LIMITERS, tem a opção WOOFER / DRIVER ? É exatamente por isso.

Não sei se ainda existe a NBR 10.131 (????) para downloda aqui na lista, caso haja de uma lida na mesma, esses detalhes todos são melhor explicados por lá.

Abs
 
Oi sou novo no fórum aqui entrei exatamente sobre essa discussão!
sei q ñ tem nada a ver o q vou falar aqui mais poderá ajudar um pouquinho...
Só para resultar prefiro iluminação! Mais meu pai tem uma empresa de som em SC.
aquilo q li vagamente logo acima o rapaz La tinha razão um PA para CE tornar um Line ñ é da noite pro dia! meu pai já velho e experientes rodo esse Brasil todo já trabalho em PA line inclusive da peavey, nexo, vertec entre outros mais entre todos uma sempre vai ser diferente do q o outro uns tem muito outros tem pouco em certa forma freqüência ou outras coisas.
ele veio a tona em resolver fazer um line! Trabalhou e muito tempo com caixas trapezóides aquelas de 4 vias A,M,MG de 15´,G acho q muitos conhecem esse sistema logo apos trabalhou com sócios com o sistema da HPS mais aquilo q falei ele sempre percebeu uma falta de médio grave na voz! Então criou um PA de 2 falantes de 12´ e um drive TI d3300 em 2 caixa uma com tiro longo outra com guia de Honda outras 2 com 2 d220 com aquelas cornetinhas de plástico pequenas! sei o q parece ridículo mais a frente delas 4 guias para espalhar o som!
Resultado 120 dB com qualidade fizemos 2 dublas sertanejo universitário fin de semana agora uma era de Curitiba e residente da wood´s! Só elogios do PA e de grave as famosas T18.
Agora divisor meu pai ñ usa nelas ele usa 2 processadores da behringer quebra um galho e de equalizador principal um Yamaha.
Levou mais de 1 ano para aperfeiçoar o PA agora com 4 caixa de cada lado fico 10 fizemos eventos ao ar livre com ele e fechado e amos os lugares tivemos resultado satisfatório!
 
Oi sou novo no fórum aqui entrei exatamente sobre essa discussão!
sei q ñ tem nada a ver o q vou falar aqui mais poderá ajudar um pouquinho...
Só para resultar prefiro iluminação! Mais meu pai tem uma empresa de som em SC.
aquilo q li vagamente logo acima o rapaz La tinha razão um PA para CE tornar um Line ñ é da noite pro dia! meu pai já velho e experientes rodo esse Brasil todo já trabalho em PA line inclusive da peavey, nexo, vertec entre outros mais entre todos uma sempre vai ser diferente do q o outro uns tem muito outros tem pouco em certa forma freqüência ou outras coisas.
ele veio a tona em resolver fazer um line! Trabalhou e muito tempo com caixas trapezóides aquelas de 4 vias A,M,MG de 15´,G acho q muitos conhecem esse sistema logo apos trabalhou com sócios com o sistema da HPS mais aquilo q falei ele sempre percebeu uma falta de médio grave na voz! Então criou um PA de 2 falantes de 12´ e um drive TI d3300 em 2 caixa uma com tiro longo outra com guia de Honda outras 2 com 2 d220 com aquelas cornetinhas de plástico pequenas! sei o q parece ridículo mais a frente delas 4 guias para espalhar o som!
Resultado 120 dB com qualidade fizemos 2 dublas sertanejo universitário fin de semana agora uma era de Curitiba e residente da wood´s! Só elogios do PA e de grave as famosas T18.
Agora divisor meu pai ñ usa nelas ele usa 2 processadores da behringer quebra um galho e de equalizador principal um Yamaha.
Levou mais de 1 ano para aperfeiçoar o PA agora com 4 caixa de cada lado fico 10 fizemos eventos ao ar livre com ele e fechado e amos os lugares tivemos resultado satisfatório!
Foto.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/284282_2266850236137_1394972604_32649268_2880474_n.jpg">http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 0474_n.jpg</a><!-- m -->
 
mbenedito disse:
Lucas,
sera que não esta fazendo confusão entre os dois? O que eu sei, é que quando a caixa possue, por exemplo, um af de 300wrms e um ti de 100wrms, se o divisor for passivo a potencia dela é de 300wrms e se for bi-amplificada a potencia passa a ser de 400wrms (ou 300+100wrms).
'E uma das coisas mais engracadas do mercado de PA.Vamos ver : se voce tem uma caixa de 10 vias com amplificacao por via isso aumenta potencia (atraves da soma de amplificacao) em vezes.Certo?Junto aumenta preco e etc..
Agora pergunta : e a pressao sonora :wink: ? ...

Abrcs,
andry110
 
Só por curiosidade...

Adriano, não dá pra você colocar fotos das caixas que seu pai construiu mostrando os detalhes?
 
Back
Topo