Ligação de caixa ativa, passiva e mesa: Quais cabos usar?

Expedictus

New Member
Prezados, saudações!

Sou músico componente de uma banda e estamos montando um home studio, no qual adquirimos um par de caixas antera cp 10, (uma ativa e uma passiva). Já temos uma mesa Yamaha MG 82CX e adquiriremos um cubo para baixo e outro para guitarra.

Usamos no estúdio: quatro microfones, um violão eletroacústico, um teclado semiprofissional, (todos serão ligados às caixas antera), baixo (que terá sua própria caixa) e uma guitarra (com caixa própria). A bateria é acústica.

As dimensões do estúdio são: quatro metros em uma parede, na paralela a esta, quatro e meio, uma parede com 5,5 metros e a paralela a esta, com 4,5 metros.

Quais cabos precisaremos ter para ligarmos as caixas entre elas e, em seguida, ligá-las à mesa? Podemos usar P10, ou tem de ser Speakon?

Não tenho muito conhecimento de sonorização, mas estou buscando ampliá-lo a cada dia.

Obrigado pela ajuda e atenção.

Expedictus.
 
Re: Ligação de caixa ativa, passiva e mesa: Quais cabos usar

Amigo, a ligação da mesa à caixa ativa deve ser feito com um cabo balanceado, igual o de microfone.
Sua mesa só tem saída TRS, e a caixa tem entrada XLR.
Então será um cabo XLR-TRS, com a metragem necessária.

Para ligar a caixa ativa à passiva, não é você que escolhe se será P10 ou Speakon.
Veja a conexão que já existe atrás da caixa.
Não tenho certeza se a Antera CP10 é bi-amplificada, mas acho que é.
Se for, um cabo PP 4x1,5mm resolverá.
 
Re: Ligação de caixa ativa, passiva e mesa: Quais cabos usar

Olá Gabriel!

Eu não vi a entrada da caixa ainda, pois ainda não chegou na loja...

Mas pelo site, consegui a imagem abaixo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://antera.com.br/imaster/images/stories/_produtos/CP10.1/ativa/3.jpg">http://antera.com.br/imaster/images/sto ... tiva/3.jpg</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://antera.com.br/imaster/images/stories/_produtos/CP10.1/ativa/5.jpg">http://antera.com.br/imaster/images/sto ... tiva/5.jpg</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://antera.com.br/imaster/images/stories/_produtos/CP10.1/passiva/5.jpg">http://antera.com.br/imaster/images/sto ... siva/5.jpg</a><!-- m -->

Não consegui identificar o tipo de cabo, (me parece ser P10 mesmo).

Seguem abaixo as especificações das caixas:

* Ativa:

Aplicação: Para uso em palestras, convenções, e sistema de sonorização de pequeno porte.
Sistema: Caixa Trapezoidal de 2 vias amplificadas
Amplificador: 120 W/rms (4 ohms) e 80 W/rms (8 ohms) com DCO, proteção DC e auto rampa.
Resp. de Frequência: 60 Hz a 18 kHz
Entradas: 2 canais independentes c/ filtro subsonic em 40 Hz (12dB/oitava)
Canal 1: 1 Mic (P 10), 1 line (P 10) balanceadas com controle de volume, High, Mid, Low (+/- 15 dB)
Canal 2: 1 Mic (P 10), 1 line (P 10) balanceadas com controle de volume, High, Mid, Low (+/- 15 dB)
Saídas: 1 line out (P 10), 1 pré-out (P 10), 1 (P 10) p/caixa passiva externa (8 ohms).
Alimentação: Automática 120/230 V (50/60 Hz) com acionamento Soft Start.
Falantes: 1x10”, 1 Drive de faixa estendida cob. angular: Falante 90°H e 90°V - Driver 90°H e 40°V
Dimensões (mm): L = 365 A = 540 P = 330 TR = 265 Peso: 14,6 kg.
Acabamento: Forração em carpete preto ou pintura especial, tela de aço com pintura epóxi, cantoneiras, alça e flange para suporte de caixa.
*''DCO: Dinamic Compressor Output''

DCO* (Dinamic compressor output)
Circuito projetado para detectar e comprimir distorções de áudio no estágio de saída do amplificador, proporcionando som limpo, cristalino e maior proteção ao alto falante e drive.
Kapton: Marca registrada da DuPont.


* Passiva:

Aplicação: Sistema de sonorização de pequeno porte.
Sistema: Caixa Trapezoidal de 2 vias com crossover passivo interno
Impedância: 8 ohms
Cap. Potência: 100 W/rms
Resp. de Freqüência: 60 Hz a 18 kHz
Entradas/Saídas: 2 paralelas (P 10)
Falantes: 1x10”, 1 Drive de faixa estendida cob. angular: Falante 90°H e 90°V - Drive: 90°H e 40°V
Dimensões (mm): L = 365, A = 540, P = 330, TR = 265 Peso: 11,5 kg.
Acabamento: Forração em carpete preto ou pintura especial, tela de aço com pintura epoxi, cantoneiras, alças e flange para suporte de caixa.


Sendo assim, quais cabos devo adquirir para efetuar a ligação entre as caixas e da ativa para a mesa? (XLR-TRS, TRS-TRS, P10-P10 ou P10-XLR?)

Obrigado!
 
Re: Ligação de caixa ativa, passiva e mesa: Quais cabos usar

A ligação entre mesa e caixa ativa deve ser TRS-TRS, com cabo de microfone balanceado.
A ligação entre caixa ativa e passiva deve ser TS-TS, com cabo PP 2x1,5mm².

Lembrando que:
TRS = P10 estéreo;
TS = P10 mono.

Sua caixa não é bi-amplificada. Só por não ter o conector Speakon já dá para saber isso.
E ela tem pouca potência... Cuidado para não trabalhar no vermelho o tempo todo, se não quiser fazer churrasco de alto-falante.
 
Re: Ligação de caixa ativa, passiva e mesa: Quais cabos usar

Gabriel, saudações!

Ao invés do cabo PP 2x1,5mm², posso usar cabo TS-TS para instrumentos, com blindagem melhor?
Pergunto isso com o fim de evitar captação de ruídos externos, já que o estúdio fica em casa.

Obrigado pela ajuda!
 
Re: Ligação de caixa ativa, passiva e mesa: Quais cabos usar

pela descrição acima o cabo de ligação entre as caixas é TRS X TRS ou seja P10 X P10, mas como foi dito deve ser cabo PP. o cabo para instrumentos não aguenta a corrente que vai circular e não foi desenvolvido para isto.

se quiser blindagem (que não fará diferença a menos que a malha esteja aterrada, e aterrar não é colocar em um prego na parede) pode usar cabos de par trançado para redes de automação onde os condutores internos são como nos cabos PP e tem blindagem veja o cabo par trançado blindado 2x18AWG (1,21mm²) ou cabo par trançado blindado 2x16AWG (1,5mm²) ou cabo par trançado blindado 2x14AWG (1,85mm²)
 
@gabriel_equalize e @pTjz

Eu tenho um quarteto de vozes, nós adquirimos duas caixas ativas de 15", uma mesa mackie profx8 e estamos atrás dos cabos agora.

Estou pensando em compra dois cabos pp 15m de 2,5mm. Vocês acham que é o suficiente? Qual o mais indicado?
 
Back
Topo