Ligação de instrumentos na mesa (L&R)

Whenderson

Member
Olá pessoal. Tenho uma pequena dúvida quanto a ligação de instrumentos (teclados, pedaleiras) que tem saídas (OUTPUT) L/Mono e R pra conexão à mesa. (foto abaixo):

1346726762_435264821_3-Sintetizador-Juno-Di-Praticamente-Novo-Bag-Sao-Paulo.jpg


pedaleira-me25-boss.jpg


Atualmente ligo cada saída em um canal da mesa. Por exemplo L em um canal e R em outro, e deixo o mesmo volume/equalização em ambos, com o PAN em 12 horas.

Gostaria de saber se este tipo de ligação está correto, ou se é preciso alguma modificação. Desde já agradeço a colaboração dos colegas.
 
Se for usar L/R na mesa, vire o PAN do L todo para esquerda e o PAN do R todo para direita.
Se não quizer usar L/R (como eu) use o L(mono) em apenas um canal.
 
Entendo. Mas no caso aqui, nossa mesa, usamos um Par de caixas ativas que está conectada em L, enquanto o R está vazio (sem nenhuma caixa conectada). Então se eu fizer isso que você falou (sobre o PAN) não irá funcionar né?
 
na minha opinião, vc está usando o seu sistema em mono, assim não ha necessidade de usar dois canais em stereo, pois o que for pro R não vai sair, dependendo do que estiver tocando não vai sair.

poderia usar todos nas saidas L/mono que vai funcionar certim e vai te sobrar mais canais.

Agora se sua mesa tiver aqueles canais stereos que entra dois canais controlado por um mesmo fader, pode usar esses que vai funcionar igual.

espero ter ajudado.
 
Whenderson disse:
Entendo. Mas no caso aqui, nossa mesa, usamos um Par de caixas ativas que está conectada em L, enquanto o R está vazio (sem nenhuma caixa conectada). Então se eu fizer isso que você falou (sobre o PAN) não irá funcionar né?
Se seu sistema é mono, torna-se inútil usar o L/R do instrumento na mesa.
Use somente o L em um canal.
 
Compreendo colegas. Então devo desconectar os canais R, certo? Um da pedaleira e outro do teclado, e usar só o L/Mono.

Mas "segundo os músicos", se eu cortar (mutar ou tirar) o R dá o efeito de como o instrumento estivesse ou ficasse mais baixo. Isso ocorre?
 
Se seu PA é montado em mono, use apenas uma das saídas da pedaleira.
No seu caso, use o L da pedaleira, que o fabricante sugere para fazer conexão mono.
 
Claro que vai haver a impressão de que o volume diminui, onde antes tinham dois sinais sendo somados agora só tem um (queda de 3dB). Pra isso existe controle de volume na mesa.
 
ocorre sim, pois o sinal é o mesmo nas duas entradas, e estao 'se somando'. é como se voce estivesse tocando dois instrumentos iguais no mesmo tom ao mesmo tempo, e claro que o som de dois instrumentos é mais alto do que o som de um só.

faça os testes mutando um dos canais e voce notará a diferença.
 
Não se esqueçam que, da mesma forma que há soma de sinais, pode haver cancelamentos, caso estejam em fases opostas.
Isso ocorre, por exemplo, com o Kurzweil SP76.

Por isso a importância de abrir os PANs (em caso de PA estéreo), ou usar a ligação mono (em caso de PA mono).
 
Compreendi agora.. Iria adquirir dois cabos que estávamos precisando.. Agora nem vamos mais, vou aproveitar esses dois que vão sobrar..

Agradeço a vocês pela GRANDE ajuda. Farei alguns testes, qualquer outra dúvida volto a postar aqui. Obrigado! :D
 
Back
Topo