ligação de instrumentos na mesa

Bom, vou detalhar a dúvida...

DIs podem atenuar o sinal. Se forem passivos, isso é inevitável. Se forem ativos, é configurável, logo, dependendo do instrumento conectado o nível de sinal continua sendo inadequado à entrada MIC. Mas a impedância, sim, fica adequada à imp. da entrada MIC. OK.

O cenário que eu sempre visualizei foi o seguinte: usando DIs passivos, usa-se a entrada MIC, já que há atenuação. Já usando DIs ativos, não há pq não conectar em LINE*, a não ser que se queira propositalmente atenuar o sinal, já que a maioria dos instrumentos tem sinal de nível de linha.

*Não estou considerando o phantom power, mas alimentação externa.

Os DIs também ajustam a impedância. De qualquer maneira, ela fica adequada à entrada MIC, que é de baixa imp. Mas a entrada LINE tem imp. ainda mais alta que MIC. Bom, o que eu já li em alguns lugares é que não é desejável necessariamente um casamento de impedâncias, mas sim, o que se chama bridging, ou seja, conexão de fontes de certa impedância em entradas de impedância mais alta (pelo menos 10 vezes mais alta).
Vi que desse modo, ocorre a máxima transferência de tensão (voltagem), enquanto o casamento de impedâncias causa a máxima transferência de potência. Vi tb que o 1º cenário é o mais desejável (maxima transf. de tensão), pelo menos em áudio.

Então, o que eu sempre tive em mente foi conectar os DIs (ativos) em LINE, não sendo necessário atenuar nada, e mantendo a questão das impedâncias correta.

Meu pensamento tá correto? Ou perdi/interpretei mal alguma coisa?

Confrontando isso com as informações que recebi aqui no fórum, fiquei com um nó na cabeça :D.


Abraço.

Tailan
 
TSA,

simples e fácil. Faça um teste.

Se som OK, então sem problema! Se mudar a timbragem, então não fica legal e pronto.

Avise aqui o que descobriu e pronto, nó desatado.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, só há um problema(ão): não tenho como fazer esses testes, pq o equip. da igreja é bem capado :(. Só pela mesa vc tira: uma MXSD - nem entradas balanceadas ela tem. Na verdade, eu fico pensando nessas possibilidades p/ quando (ajuda, Senhor!) tivermos um equip. decente.
Mesmo sem os aparatos, fico construindo vários cenários em minha mente.

Então, passo a "tarefa" a algum "SaVeiro" disposto a fazê-la.


Abraço.

Tailan
 
Tailan,

com DI lá no Anfiteatro, fazemos o seguinte:

ligamos o instrumento no DI e dele na mesa na entrada MIC IN.
Impedância baixa com impedância baixa.

Quanto ao nível de sinal, ou habilitamos o -20dB no DI ou o -20dB no PAD da mesa.

Como o som fica PERFEITO e a medusa já é XLR, fica meio complicado testar em LINE IN (P10) sem atenuação.

Assim que puder, testo, mas acredito que dificilmente mudaremos algo que já funciona perfeitamente.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

TSA me permita aproveitar o assunto e perguntar ao Fernando o seguinte:

Vocês sabem que a mudança do som em nossa igreja tá igual a radio-novela do casamento de Jeronimo com Aninha em Jeronimo o Herói do Sertão(ajahahahahahahah esta é só pra mostrar como sou novo aahhhh) bom, vamos pular para o que interessa, como estamos em processo de mudar (divagar quase parando) pensei em mudar o Multicabo aproveitando a banheira com os plugues que temos, na banheira todos são XLR, mas nos plugues são P10 TS, a minha pergunta é vai ter muita diferença, ou dá para usar assim até conseguirmos comprar a mesa balanceada a atual é a ARGH CICLOBOMBA MXDS 16?

Heriberto
 
bersan disse:
Assim que puder, testo, mas acredito que dificilmente mudaremos algo que já funciona perfeitamente.

Vc tá certo. Com uma estrutura montada, e que está perfeita, ñ precisa "se acabar" p/ mudar. Pra mim, de qq forma é mais simples, pq se eu for implementar, é num equipamento sendo montado, não num sistema já pronto, então testar fica mais fácil.

E muito obrigado pela disposição em testar! Não esquece de postar os resultados, quando der.
---------------------------------
Heriberto, a mudança de multicabo que vc pensa, é só dos cabos, mantendo o resto? Pq se for assim, considerando que vc tem uma MXSD 16 (tb sofro com essa mesa, hehehe), creio que ñ tenha problema. Basta lembrar de fazer as soldas/conexões corretamente (usando cabos de 2 condutores + malha), e, quando chegar a mesa com entradas balanceadas, trocam-se os plugs no "fim" do multicabo, tb.


Abraço.

Tailan
 
rafaellerm disse:
Mas quanto mais eu aumentar o ganho, mais esses ruídos vão ser aumentados, certo? Se o sinal já vem satisftoriamente alto, não há sentido em atenuar na DI e depois ter que colocar mais ganho para compensar. Isso não irá causar mais ruído ainda?

Rafael, me desculpe a demora em responder, mas fui confirmar nos meus alfarrábios alguns conceitos. Vamos lá...

O ruído é inserido no sinal na etapa de saída do circuito, por isso, qd vc ajusta o nível do sinal de entrada, ele não atua no ruído intrínseco do dispositivo. Sendo assim, qd vc trabalha com o ganho muito baixo, o sinal de entrada fica com nível muito próximo do ruído, destacando o segundo e denegrindo o headroom.

TSA disse:
Os DIs também ajustam a impedância. De qualquer maneira, ela fica adequada à entrada MIC, que é de baixa imp. Mas a entrada LINE tem imp. ainda mais alta que MIC. Bom, o que eu já li em alguns lugares é que não é desejável necessariamente um casamento de impedâncias, mas sim, o que se chama bridging, ou seja, conexão de fontes de certa impedância em entradas de impedância mais alta (pelo menos 10 vezes mais alta).

A entrada MIC já prevê esta diferença em torno de 10 vezes. Se vc conecta um sinal no nível de MIC numa entrada LINE, a diferença salta para algo em torno de 50 vezes. Neste caso, as perdas das altas freqüências já são claramente perceptíveis. Por esta razão, se o seu DI ativo tem PAD, é melhor usá-lo e compensar com o controle do ganho de entrada, se for necessário (na maioria dos casos é).

[]'s
 
Heriberto,

pelo que entendi, você tem uma medusa onde liga as coisas na sua MXSD. XLR na frente e P10 atrás, na mesa.

Bem, a ideia melhor é deixar tudo como está. Quando você conseguir comprar uma mesa nova, simplesmente troque os P10 por XLR, só isto. A medusa já é balanceada mesmo...

Um abraço,

Fernando
 
Esqueci de comentar outra coisa...

TSA disse:
Vi que desse modo, ocorre a máxima transferência de tensão (voltagem), enquanto o casamento de impedâncias causa a máxima transferência de potência. Vi tb que o 1º cenário é o mais desejável (maxima transf. de tensão), pelo menos em áudio.

No caso de ligação entre DI e mesa, o que se busca não é a máxima transferência de tensão, mas a preservação da forma de onda do sinal. Na maioria dos casos, com a máxima transferência de tensão há distorção da forma de onda... e as altas freqüências são sempre as mais prejudicadas.

[]'s
 
Entendi, entendi.
Então a diferença de 10 vezes é um valor "ideal", não mínimo. Eu pensava que esse problema de prejuízo em altas frequências só acontecesse se a imp. da fonte fosse maior que a da carga.

Obrigado!

Agora, uma pergunta, como curiosidade: numa aplicação profissional, usam-se bem pouco as entradas LINE de uma mesa, não?


Abraço.

Tailan
 
Acho que nem os CD Players usam Line-In, devem usar as entradas RCA.
Vejo em certas fotos que algumas mesas ficam com todos os MIC In ligados num multicabo com conectores multipino.
 
Pessoal,

Eu sei que microfone é para ligar no canal destinado a microfone e instrumentos elétricos no canal de linha (exceto violões com captadores, que se pode ligar nos dois canais). Passei essa regra para um garoto de uma pequena igreja e ele logo me falou: Pegue um cabeçote Ciclotron de 105 RMS em 4 homs e eu duvido se você não vai ligar o violão elétrico no canal do microfone. rsrsrsrsrsrsrsrsrs coitado..... dizer o que a ele?

sds

Toninho
 
Duas opções:

1) Dizer a ele que pode até não queimar de imediato, mas que vai sim queimar, e , quando queimar, ele vai entender o porque devemos fazer as coisas direito, e não usar de "artifícios" que podem até funcionar no momento, mas que vão trazer prejuízo depois.

2) Dizer a ele que está certo. Que a melhor coisa a fazer é queimar logo essa joça, porque enquanto funcionar direito, ninguém vai fazer nada para mudar uma vírgula. Então, é melhor queimar logo tudo e, finalmente, quando forem comprar alguma coisa, comprar algo CERTO.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
2) Dizer a ele que está certo. Que a melhor coisa a fazer é queimar logo essa joça, porque enquanto funcionar direito, ninguém vai fazer nada para mudar uma vírgula. Então, é melhor queimar logo tudo e, finalmente, quando forem comprar alguma coisa, comprar algo CERTO.

Um abraço,

Fernando

Esse Fernando me mata de rir...
Ja foi eleita a melhor do dia!
 
bersan disse:
2) Dizer a ele que está certo. Que a melhor coisa a fazer é queimar logo essa joça, porque enquanto funcionar direito, ninguém vai fazer nada para mudar uma vírgula. Então, é melhor queimar logo tudo e, finalmente, quando forem comprar alguma coisa, comprar algo CERTO.

Isso. A vontade que se tem às vezes é essa mesmo. Mas e quando a tristeza é dupla (fazem besteira e esse "quando" acima ñ chega nunca)??
Hehehehe!! Só rindo p/ ñ chorar... :D
(Me dói lembrar que minha igreja já teve equip. bonzinho - nunca foi grande coisa, mas melhor que o atual - e não cuidaram...)


Abraço.

Tailan
 
Back
Topo