Ligação entre Caixas Ativas

camiloasc

Member
Salve, salve rapaziada. Procurei no site algo parecido e não achei.

Tenho duas caixas ativas RCF - ART 310-A MK III e pretendo usá-las como retorno. Vou fazer a seguinte ligação.
Da mesa de som (Yamaha MGC166CX-USB) vai sair um cabo P10-P10 da entrada AUX 1 (send +4db) e vou liga-la direto em uma caixa ativa ART310. Gostaria de saber se posso ligar da saída da caixa ART310 na entrada de outra caixa ART310 para que ambas possam ser reguladas apenas pelo AUX 1?

Manual da mesa de som: http://download.yamaha.com/search/product/?language=pt&site=br.yamaha.com&category_id=16255&product_id=651564

Manual da caixa de som: http://www.rcf.it/en_US/c/document_library/get_file?uuid=efcb9b42-3eb3-4b5d-9c51-e524172c5586&groupId=216492

Agradeço desde já a ajuda.
Que a paz do senhor esteja convosco.
 
sim amigo, mandando da saida de uma caixa ativa pra entrada de outra ambas vão reproduzir o mesmo sinal e serão controladas pelo mesmo canal aux da mesa.
 
Legal, valeu mesmo rapaziada, aqui só tem gente fina!!!

Mas uma duvida. Como saber se eu posso ligar uma caixa ativa numa passiva? Ouvir dizer que a impedância cai pela metade. De acordo com a formula.
1/Rfinal = 1/R1 + 1/R2. Se isto é verdade, como a redução da impedância pode danificar o canal AUX1 (send +4db) ou o canal Stereo (send +4db)? Seria através do aumento de corrente? A saída da caixa ativa para enviar o sinal para a caixa passiva já teria que vir amplificado, como saber se a caixa ativa manda esse sinal amplificado?

Desculpe pelas perguntas básicas, porém baixei o manual de instalação sonora pratica em igrejas e fiquei meio atordoado com a quantidade de informações.

Abraços e fiquem na paz do Senhor....
 
Ai teve algumas confusões. Para ligar uma caixa passiva numa ativa, as caixas devem ter sido projetadas para tal, como a JBL/Selenium SPM (1202a ativa e 1202 sem o "a" mostrando que é passiva). Não tem nenhuma interferência com a saída da mesa.
 
Para ligar uma caixa ativa numa passiva você primeiro deve saber se a caixa tem uma saída amplificada que alimente a passiva.
No seu caso você já disse que ambas as caixas são ativas, então não se preocupe com isso.
Pode ligar como estava pensando.
 
Existem ativas que não alimenta passiva. ex: RCF310, linha StudioR Sky, etc
Nesse caso quando você vai ligando uma na outra, você esta trabalhando com sinal de audio sem amplificação (sinal que vem da mesa). 1 caixa recebe o sinal e "clona" para a próxima caixa sem amplificar nada. (seu caso com as 310A)
Cada caixa tem o amplificador dedicado somente para ela. Se 1cx parar, a outra continua a tocar normalmente.

Existem ativas que alimentam passivas. ex: Selenium SP...
O sinal vai da mesa sem amplificação ate a cx ativa. (cabo microfone)
Nesse caso, como vc já percebeu, o amplificador da mesma é projetado para aceitar esse queda de impedância e alimentar 1 cx passiva escrava. Nesse caso a ativa vai enviar o sinal já amplificado (geralmente um conector speakon, cabo mais grosso) para a cx passiva. Se parar a ativa, para tudo.

Geralmente só de olhar o painel de conexoes voce consegue identificar os 2 tipos
 
camiloasc disse:
Legal, valeu mesmo rapaziada, aqui só tem gente fina!!!

Mas uma duvida. Como saber se eu posso ligar uma caixa ativa numa passiva? Ouvir dizer que a impedância cai pela metade. De acordo com a formula.
1/Rfinal = 1/R1 + 1/R2. Se isto é verdade, como a redução da impedância pode danificar o canal AUX1 (send +4db) ou o canal Stereo (send +4db)? Seria através do aumento de corrente? A saída da caixa ativa para enviar o sinal para a caixa passiva já teria que vir amplificado, como saber se a caixa ativa manda esse sinal amplificado?

Desculpe pelas perguntas básicas, porém baixei o manual de instalação sonora pratica em igrejas e fiquei meio atordoado com a quantidade de informações.

Abraços e fiquem na paz do Senhor..
isso mesmo. quando se liga uma ativa numa passiva a impedancia cai
 
Back
Topo