Ligação potência

Bom dia.
Estou montando um pequeno Som, tenho uma potência beringher ep2500, Mesa de som passiva de 12 canais 01 subwoofer de 18 polegadas 3.0 jbl vulcano 1.500watts 8 ohmes e 2 cxs tree wey 3 vias falante de 12" twitter e drive 150watts cada também 8 ohmes, que adquirir na internet e estou aguardando chegar. O que eu gostaria de saber é se posso ligar a caixa de subwoofer em 01 canal do amplificador e as médio grave no outro canal ? e como seria essa ligação , tree wey em paralelo em um canal e o subwoofer no outro? Imagino que drva ser uma pergunta ingênua para os entendidos de som mas sou leigo no assunto, Obrigado .
 
Olá, bom dia.
Bem vindo ao Som ao Vivo.

Sim você pode ligar o Sub em um canal e as demais caixas no outro canal.

Ligando as duas caixas no mesmo canal, em paralelo, você vai abaixar a impedância para 4 ohms, o que vai deixar seu sistema trabalhando nesse canal com folga (750 Wats RMS)

Porém sua potencia em 8 ohms empurra apenas 500 Watts RMS, o que não vai te dar todo o rendimento e clareza no som, e isso não fará bem ao seu sub. Estará faltando 1000 Watts RMS , além do que, provavelmente o seu sub não deve ter um divisor de frequência interno, sendo necessário o um processador de áudio para fazer os devidos cortes, tanto para passagem baixas quanto para as altas, acoplando de forma correta o sistema.

Outro ponto, você não mencionou qual os Woofer que vai usar, não ficou claro se são eles que tem 150 Watss RMS, qual a faixa de resposta de frequência. Fique atendo, pois seu Sub é de 18" e com uma boa potencia, ele pode sobressair em cima do woofer.

Também faltou informar, onde, como e qual e quantidade do publico alvo do som.

Lembre-se de usar o cabeamento e conectores corretos e de qualidade.

Há muito conteúdo aqui no fórum onde você pode estudar melhor sobre impedância, corte de frequência, potência, e etc...

Espero ter ajudado!
 
Valeu Rubem!
Realmente esqueci de mencionar a potência dos woofer , são de 400watts, drive e twitter 150 watts casa. Se eu entendi não terei q usar apenas uma cx de tree wey em um canal e o subwoofer no outro canal quê daria melhor rendimento e potência, correto? Vc mencionou que devo usar um processador , pois meu sub não tem divisor . Qual processador usar ou é melhor colocar divisor no subwoofer? Quanto ao público seria entre 200 á 300 pessoas no máximo.
 
Bom dia.
Estou montando um pequeno Som, tenho uma potência beringher ep2500, Mesa de som passiva de 12 canais 01 subwoofer de 18 polegadas 3.0 jbl vulcano 1.500watts 8 ohmes e 2 cxs tree wey 3 vias falante de 12" twitter e drive 150watts cada também 8 ohmes, que adquirir na internet e estou aguardando chegar. O que eu gostaria de saber é se posso ligar a caixa de subwoofer em 01 canal do amplificador e as médio grave no outro canal ? e como seria essa ligação , tree wey em paralelo em um canal e o subwoofer no outro? Imagino que drva ser uma pergunta ingênua para os entendidos de som mas sou leigo no assunto, Obrigado .

https://www.somaovivo.org/artigos/a...-acusticas-e-uma-tal-de-impedancia-–-parte-1/

Este link esta ensinando tudo direitinho, impedância, potencia e muito mais.
Normalmente é indicado o amplificador ter o dobro de potencia do que teria as caixas, isso pq os amplificadores classe AB (que é seu caso) enviam apenas 60% de som limpo, assim vc consegue tirar o máximo de rendimento dos falantes e ainda ter som limpo. O som com ruído envia muitas ondas quadradas, o que estraga, queima, torra muitos falantes. Ou seja, é "arricado" essa ligação, não estou afirmando que vai queimar seus falantes, até pq isso tbm depende do uso, mas eu considero uma ligação arriscada para quem não conhece os riscos que esta correndo.
Leia esse material e entenda como ligar cada falante para tirar um rendimento melhor, seu amplificador é de 2 ohm, vc pode fazer algumas ligações interessantes nele.
 
Back
Topo