Ligação sub ativo e caixa rcf art710

maicon dos anjos

New Member
Screenshot_2016-02-29-09-15-08_1.jpg Screenshot_2016-02-29-09-27-22_1.jpg Bom dia galera. procurei em vários lugares aki no sav mas não consegui sanar minha duvida. Fiz a ligação do sub e as caixas rcf até que está funcionando mas esta batendo muito grave, não sei se foi a ligação ou se o sub não esta com Corte correto.
A ligação foi feita assim:
Mesa. Sub. Rcf vou postar a foto de onde coloquei os cabos. Saindo da mesa e entrando no sub onde coloquei a seta e saindo do sub na parte que esta sem a seta e entrando na caixa onde esta com a seta.
Por favor me Corrigan se estiver errado. O sub e um sub da soundcast 15" fabricação da grupo Ninja.
 
Pelo que vi, seu sub não tem corte para a caixa alta. Parece que está havendo uma sobreposição de frequencia (não sei se esse é o nome certo). A frequencia do sub está sendo somada com a frequencia da caixa alta.

Creio que nesse caso, vai ter que usar um processador de sinal, caso esteja usando uma mesa analógica, e dividir o sinal para o sub e para a caixa alta, fazendo o corte na região máxima do sub (no seu caso parece 120Hz).
 
Essa foto mostra melhor aparte traseira do sub da esquerda para direita o 1° no tal é 10db o 2° é normal ou inverted o 3° é só para apagar a luz do led da frente da caixa. Screenshot_2016-03-01-10-06-03_1.jpg
 
Olá. A ligação está correta, porém u sub não corta a frequencia a ser enviada para a caixa de cima, nem a caixa de cima tem a opção de corte. Então está havendo uma soma de frequencia do sub+caixa.

Quais equipamentos você tem em mãos (mesa, equalizador...)?
 
A ligação esta correta mas infelizmente não funciona. Você precisará de um crossover ou processador para fazer os cortes.
 
@Ronaldo1, o sistema é ativo, não se faz necessário os cortes, o sub já trabalha de acordo com o que precisa.

Logicamente que, se tiver um processador, consegue fazer alguns ajustes melhores.... mas da pra trabalhar sem problemas.
 
o sistema é ativo, não se faz necessário os cortes, o sub já trabalha de acordo com o que precisa.

Creio que nesse caso, o sub faz o corte que precisa, mas somente para o sub, e envia o sinal sem processamento para a caixa de cima. Então, se a caixa começa a responder, por exemplo, em 60Hz, essa frequencia se soma com a do sub e o som não fica legal.
 
Uma "solução" para não utilizar utilizar um processador seria a seguinte forma.

1º - Ligue as caixas de alta na saída MAIN da mesa.
2º - Ligue o SUBWOOFER em uma saida SUB-OUTPUT da mesa (ou auxiliar Post Fader, mas perderia um auxiliar)
3º - Use o HPF/PAD da mesa cortando acima de 100~120hz (por exemplo) todos os canais que não tem necessitam de "passar" pelo SUBWOOFER.
4º - Direcione para SUB-OUTPUT ou Auxiliar Post Fader (O que tiver optado) os canais que precisam "falar" no SUB aproveitando o corte do próprio subwoofer.

As altas vão continuar falando as frequências abaixo de 100~120hz dos inputs que não foram cortados pelo HPF/PAD, mas desta forma vai dar um "limpada" no som.

Poderia ainda "sofisticar a gambiarra" fazendo um um cabo Y e utilizando dois canais da mesa (no caso de analógicas) para utilizar um com HPF e outro sem filtro somente direcionado para o SUB OUTPUT / Aux Post Fader ou se a mesa for uma 01V por exemplo, rotear o input fisico para dois canais distintos com os cortes mencionados.
 
O driverack px e sim uma das melhores opções nesse caso. Além do crossover ainda tem um monte de outras funções.
 
Algumas opções mais "em conta":

http://produto.mercadolivre.com.br/...dor-profissional-ep-220-mark-audio-2-vias-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/...epw-2000-2-vias-corte-fixo-alta-qualidade-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707195901-crossover-voxstorm-2-vias-_JM

OBS: Os links do Mercado Livre não são indicações pessoais, somente para ter ideia dos modelos existentes. Não conheço os vendedores e recomendo que perguntem e tirem suas dúvidas com os vendedores, pesquisando também em outras lojas on line e também lojas físicas.

OBS 2: Com certeza existem outros modelos. Os exemplos são somente meras referências do equipamento que vai precisar.
 
Pela foto é um sub SoundCast da Ninja.
Na descrição diz sim ter saidas full e tambem corte highpass. (olhei de um modo geral, pois não sei o seu modelo em especifico)
Geralmente apertando ou soltando vc define se quer a saída em full ou highpass.
Tem certeza que esse primeiro botão não faz isso? (ate a serigrafia parece indicar essa ação)
 
Esse Equalizador não vai lhe ajudar nesse caso! Você não precisa de uma saída com o corte de sub pois seu sub já é processado ... Você precisa é cortar para as altas.
Mas se tivesse um bom equalizador na via de PA, já dava para fazer um roll-off nessas frequências e já seria de grande valia.
E não, não considero o 6200 bom.

O Driverack PX é a melhor opção.
 
Back
Topo