Ligar saída L/R do teclado em um cubo com uma entrada

gaara2005

Member
Olá pessoal,

Fiquei muito feliz com a reabertura do fórum, que em minha opinião é o mais completo e sério aqui no brasil em relação a música em geral.

Minha dúvida: Tenho um Roland Juno Di e um Prokeys 88sx, ambos com duas saídas L/R para conexão em mesa de som, cubos etc. Estou pensando em adquirir um cubo Meteoro Wector 50 que tem apenas uma entrada em linha. Como sabemos, albuns timbres, principalmente do Juno Di tem sua qualidade total demonstrada quando o teclado é ligado em L/R. Será que isso funciona de eu usar um PLUG ADAPTADOR 2 JACK P10 e ligar os dois cabos do teclado desta forma no cubo? Lembrando que usarei dois Direct box, pois quero mandar o sinal balanceado para a mesa e um link para o cubo, servindo de retorno.

plug_adaptador_2_4fd0e4cf152a0.jpg


topo_97.jpg
 
Isto pode gerar cancelamentos, o L/R foi feito para ser usado em dois canais separados.
Use a saída mono do teclado, ele não perde em qualidade só perde alguns efeitos que são exclusivos par aum L/R como por exemplo delay ping-pong, tremolo, phaser stereo, etc...

Reiterando, não perderá qualidade usar em mono, só alguns efeitos que não serão sentidos em sua totalidade.
 
Geralmente ao plugar o cabo apenas na saída L o equipamento entende que a conexão será mono e manda as duas saídas misturadas. Não há necessidade de um adaptador.
 
o Cubo seria para retorno seu certo?

Bom ja que ele utiliza 2 DIs, sera que da para ele utilizar uma saida link do DI L para o cubo? creio que como foi citado a diferença nao é muito de mono para L/R.
Estou certo?
 
Olhei rápido e entendi errado a pergunta. Você precisa de um cubo com mais entradas. Se os teclados tem duas saídas independentes, por que usar o link do DI?
 
Acho que a ultima ideia do Romulo é a melhor, mandar um auxiliar voltando e ja mixado, porem precisa ver qual mesa ele tem.

medrmf disse:
Eu acho que se você sair estéreo para a mesa e colocar apenas mono vindo do L para o cubo, talvez, dependendo do timbre utilizado, você perca alguma informação, talvez até algumas notas. Porém ao usar esses adaptadores como você mostrou, duas coisas acontecem, primeiro que você deixará de ter estéreo também na mesa de som, porque o fluxo de sinal que vai de um cabo acaba indo para o outro e no final você vai ter o mesmo sinal duplicado nos dois cabos que vão para a mesa, então vai dar em nada.

Murilo ele cita o adaptador somente para utilizar no cubo. O que entendi é que ele vai ligar o teclado via L/R e ele utiliza 2 DIs certo? com isso ele vai utilizar a saida link para ligar no cubo, ai sim entra o adaptador porque o cubo so tem uma entrada.
Nao sei se da certo, mas acho que se ele liga somente o p10 do DI, L da certo?

Acho que a melhor soluçao para nao ter perda de nada seria mesmo tirar o som do auxiliar como voce falou murilo.
 
Desculpa Romulo nao sei porque escrevi Murilo kkkkkkkkkkkkkkkk.....

Entao a melhor saida ai seria mixa e mandar de volta via auxiliar, ai nao perderia nada certo?
 
Pessoal, muito obrigado por tantas informações valiosas! Enfim, este é realmente o melhor fórum do gênero!

Vamos lá: Eu faço uso de dois DI's para ter um sinal de mais qualidade sendo enviado para a mesa. Uso na maioria das vezes um Juno DI, que tem um sinal relativamente baixo, então o DI, além de evitar ruídos, mandar um sinal balanceado, também me resulta em um considerável ganho de sinal.
Sempre sofri com a questão do retorno na igreja e por isso a solução do cubo é a melhor para mim, pois enviando o sinal via link para o cubo, posso ter um retorno independente (volume e Mixer ao meu gosto) virado pra mim rs (evitando reclamações dos outros músicos). Como não abro mão de um sinal estéreo e gosto de mandar as duas saídas para a mesa, podendo desta forma fazer o efeito estéreo correto pelo PAN, preciso enviar o mesmo sinal para o cubo, afinal quero ouvir um som de qualidade.
Obrigado pela dica do adaptador (já descartei rs). O vendedor deste cubo me afirmou que funcionaria perfeitamente com adaptador (papo de vendedor). Pra minha sorte, hoje pela manhã quando ia fechar negócio com o cubo, o vendedor que ta,bem repara instrumentos, ligou uma sanfona para testar o cubo e a entrada da sanfona estava com defeito, enviando corrente elétrica. Resultado, queimou o prézinho do cubo rsrs. Então desisti do negócio. Vou comprar um cubo que tenha duas entradas, que é o mais sensato.
Aproveitando: para usar como retorno individual, um Peavey Kb1 de 20W resolve o meu problema. Obs.: Sempre vejo críticas de cubos menos potentes pelo fato de não servir para um público de muitas pessoas, mas no meu caso é só de retorno mesmo.
 
pTjz disse:
gaara2005 disse:
E ae?
Alguem?
Não entendi... você fez mais algum questionamento?
Ficou alguma duvida após as opiniões aqui expostas?

Fiz esta pergunta e ninguém me respondeu:

"Aproveitando: para usar como retorno individual, um Peavey Kb1 de 20W resolve o meu problema? Obs.: Sempre vejo críticas de cubos menos potentes pelo fato de não servir para um público de muitas pessoas, mas no meu caso é só de retorno mesmo."
 
gaara2005 disse:
"Aproveitando: para usar como retorno individual, um Peavey Kb1 de 20W resolve o meu problema? Obs.: Sempre vejo críticas de cubos menos potentes pelo fato de não servir para um público de muitas pessoas, mas no meu caso é só de retorno mesmo."
Bem como retorno serve sim.
Agora se tem a potência necessária só testando para ver, pois não conheço seu palco.
Quanto a qualidade, ao menos na marca é um excelente cubo para teclados.
 
Pessoal, resolvi o meu problema.

Acabei adquirindo um cubo da Staner, o Shout 215k, que possui quatro entradas individuais. Breve farei um vídeo fazendo uma review do equipamento e como ligo ele na igreja. Abraços!
 
Back
Topo